O primeiro volume da “Coleção Marvel Salvat”, já comentado aqui além de um precinho especial (R$ 10), dado o acabamento dedicado ao material (capa dura, papel couché de ótima qualidade) trouxe “De Volta ao Lar” (originalmente publicado pela Marvel em 2001 em "The Amazing Spider-Man" vol.2, 30 a 35 um arco de histórias completo do Homem-Aranha (o maior queridinho da “Casa das Ideias”, como a editora é conhecida pelos fãs) que além de muito interessante, marcou época por ser a estreia do roteirista de séries de tevê J. Michael Straczynski (JMS, para os fãs) nas histórias do personagem. Não bastasse isso, a parceria com o veterano John Romita Jr. lendário desenhista que já passou por grandes medalhões da editora, como "X-Men", o próprio "Aranha", "Wolverine", entre tantos outros.
Além de inserir um novo e interessante vilão e um possível aliado que tem muito em comum com Peter, o escritor criou toda uma história de fundo que acabou expandindo a já rica mitologia do herói escalador de paredes, a ponto de gerar a uma reflexão se ele seria realmente fruto da ciência ou de algo muito maior, representando algo como a alma de um Deus Aranha ancestral, um símbolo sagrado, um totem. Outra novidade é que é estabelecido um novo status quo na vida do protagonista, com um Peter Parker separado de sua amada Mary Jane e voltando às origens, foi parar em sua velha escola secundária, onde sofria bulling quando adolescente e viu que muita coisa mudou, mas pra pior. Acaba decidindo se tornar professor substituto no intuito de contribuir pra evitar que outros passassem pelas mesmas injustiças que sofreu quando não passava de um garoto tímido e estudioso.
Dentro desse contexto surge o tal vilão Morlun, que nada mais é que um caçador supremo especializado em Totens, de quem suga a energia vital pra sobreviver, como um perfeito predador. Eis que ele acaba por encontrar o Homem-Aranha como uma presa perfeita, uma refeição que há anos não tinha o prazer de degustar. A partir de então segue-se uma perseguição frenética, com o simpático aracnídeo machucado e acuado, se vendo cada vez mais perto do seu fim. Até que se chega a uma conclusão, no mínimo, interessante que, novamente bagunça toda a vida do cara. O tal possível aliado a que me referi é o megaempresário Ezekiel Sims, com poderes bem similares aos de nosso protagonista que dedicou anos de sua vida a evitar que o predador encontrasse Peter, construindo até mesmo uma sala secreta pra escondê-lo do vilão.
![]() |
Morlun é altamente "poser" e antenado com a moda... |
![]() |
...mas também muito poderoso e dá trabalho pro teioso |
O mais legal é que não precisa conhecer toda a intrincada cronologia do personagem, que já passou por diversas fases diferentes ("Saga do Clone", "Uniforme Negro", entre muitas outras), pois trata-se de uma história mais preocupada em inserir vários novos elementos, deixando um pouco de lado o que já se tinha pra dar alguns passos a diante. Outra coisa interessante, que demonstra o carinho com que o projeto foi posto em prática é o tratamento editorial dado, com uma página inteira contando sobre o que ocorrera pouco antes daquele momento específico em que se inicia a história, situando o leitor que possa se sentir um pouco perdido, além de alguns extras recheados de informações sobre a famigerada cronologia do personagem e também sobre os autores do volume.
Vale muito a pena conferir, nem que seja só pra aproveitar uma ótima oportunidade, dado o custo/benefício desse primeiro volume. Aproveito pra elogiar a Salvat também pelo fato de trazer nesta coleção várias histórias inéditas nesse formato, como a que aqui resenhei, como também outras já publicadas por outras editoras, mas praticamente impossíveis de se achar atualmente, como "A Última Caçada de Kraven" (aventura clássica do Homem-Aranha, há muitos anos publicada pela Panini e nunca reimpressa), entre outros tantos exemplos. Oportunidade única pros fãs de HQs de longa data quanto pra quem está adentrando agora nesse rico universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.