Categorias

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

The Walking Dead: Uma série sobre seres humanos, com zumbis (como mera desculpa!)

Aproveitando a recente volta da série de TV mais comentada e assistida da atualidade, abro um espaço na Taverna para tecer alguns comentários sobre essa, que é uma das séries mais interessantes em exibição. A principio, um leitor (ou leitora, principalmente) mais incauto(a) pode pensar: The Walking Dead? Aquela série de zumbis? Deve ser HOR-RÍ-VEL!!!! Garanto que basta uma chance e ter um pouquinho de paciência, que é bem possível que você mudar de ideia.

O interessante na série não são os zumbis em si. Eles não passam de meros coadjuvantes na trama, ou melhor, uma espécie de força da natureza, como um furacão ou um terremoto, ou mesmo animais em busca de comida e que, por acaso, nos consideram um prato apetitoso. Eles são apenas a desculpa para colocar os personagens em situações mais extremas a cada episódio que vai ao ar, levando-os de volta ao básico, literalmente. Uma vida onde tudo que importa é a sobrevivência a qualquer custo (qualquer um mesmo!).

Um estado de guerra de todos contra todos, como teorizou o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu Leviatã. Aí é que está a grande cartada da história. Como seria nossa vida se a cada instante tivéssemos que tomar decisões de vida ou morte? Será que o conceito de bem e mal seria tão preto no branco como acreditamos? Será que qualquer crença religiosa realmente valeria alguma coisa quando para você viver mais alguns minutos, você tem que correr feito um louco sem olhar pra trás? Será que alguém se arriscaria a acreditar em alguém desconhecido? Será que alguém realmente daria a outra face? Até que ponto cada um de nós pode acreditar em seus amigos quando a vida dos dois está em risco iminente? Quando seu melhor amigo pode se tornar seu pior inimigo em um instante, uma multidão de zumbis te perseguindo pode ser o menor de seus problemas. Não se pode confiar em ninguém. Como uma pessoa pode viver em grupo e ao mesmo tempo sozinho?

Esses são só alguns dos questionamentos levantados no decorrer dos episódios dessa série, que tem sua origem nos quadrinhos de mesmo título criados por Robert Kirkman (O Invencível) e Tony Moore e lançados pela editora estadunidense Image que, por acaso, recentemente completaram dez anos do lançamento de seu primeiro número e o desenrolar de sua trama e até mesmo a personalidade de alguns personagens importantes sofre importantes alterações na adaptação para a tv. Nada que tire o brilho de nenhuma das obras que, por si só já são ótimas.

Isso foi um pequeno aperitivo sem grandes spoilers da impressionante trajetória do xerife Rick Grimes e sua equipe de sobreviventes do holocausto zumbi que tomou conta do mundo na trama dessa série que se tornou uma mania em todo o mundo. Se você não conhece deveria agora mesmo correr atrás, pois está perdendo tempo. 

Em breve teremos mais textos tanto sobre a série quanto sobre os quadrinhos que também são publicados no Brasil em dois formatos: o encadernado, compilando algumas edições da HQ publicada pela image, que hoje já está em seu 12º volume e as edições avulsas publicadas mensalmente e rumando para se tornar quinzenal. Ambas as publicações são de responsabilidade da HQM, que devagarzinho está se tornando uma grande e profissional editora trazendo para nosso país títulos de qualidade.