Categorias

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Enxurrada de lançamentos da Vertigo/Panini previstos pra breve

Em vídeo recente publicado no hotsite Vertigo da Panini o editor Daniel Lopes divulgou algumas novidades previstas pros próximos meses de materiais do selo adulto da DC Comics. Entre os materiais inéditos o destaque ficou pra FBP – Departamento de Polícia da Física: Mudança de Paradigma, primeiro volume deste material recente que deve ganhar continuações em breve, previsto pra sair ainda este mês. Outra inédita é John Constantine – Hellblazer: O capote do Diabo, penúltimo volume desta série, que é a mais longeva do selo. Lopes comentou ainda a intenção de publicação de tudo que saiu do personagem pelo selo, ou seja: todas as 300 edições. Boa parte dessa promessa já vem sendo cumprida. Bola dentro da Panini.

Entre os materiais clássicos tem mais John Constantine Hellblazer, com Um Sacana no Inferno, sétimo volume da fase Infernal, escrita por Garth Ennis (Preacher, The Boys). O editor informou que este é o penúltimo volume desta coleção, que deve compilar todo o material produzido pelo escocês para o título. Outro clássico que recentemente teve início e já deve ganhar continuação em breve é a aguardadíssima Patrulha do Destino de Grant Morrison (WE3, Superman: Grandes Astros), cujo primeiro volume Rastejando dos Escombros ainda nem pode ser encontrado nas bancas e Comic Shops e o segundo já foi anunciado. Origem das Espécies, o segundo volume de Homem-Animal, também escrito por Grant Morrison também já está anunciado. 


Outro clássico que deve finalmente voltar ao Brasil pela Panini é Shade: O Homem Mutável, de Peter Milligan (Hellblazer). Outro anúncio há o aguardado é o segundo volume de Monstro do Pântano: Raízes, que compila as primeiras histórias do personagem escritas por seu criado Len Wein que também já foi divulgado pelo editor Levi Trindade. V deVingança ganha uma versão em capa dura com o mesmo material que já vem sendo reimpresso há anos pela editora. Ou seja, por enquanto, nada da Edição Definitiva.

Entre os clássicos mais modernos o que foi divulgado foi o quinto volume de Vampiro Americano de Scott Snyder (Batman novos 52)e Rafael Albuquerque e Astro City: Anjo Imaculado, o quarto volume da excelente série de Alex Ross e Kurt Busiek (responsáveis pela genial Marvels) dedicada a apresentar o dia-a-dia de heróis, como se realmente existissem em nosso mundo. Outro aguardado lançamento é o quinto e último volume de Transmetropolitan, de Warren Ellis, cuja data exata infelizmente não foi confirmada por nenhum dos editores.

Uma coisa bem legal que tinha no blog dos caras e andava meio esquecida eram os previews, que finalmente foram lembrados junto com estes excelentes lançamentos. Pelo visto o ano de 2016 já tá começando bem e prometendo melhorar...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A Saga do Monstro do Pântano - Livro Um

Pra começar, o que tenho a dizer é que a fase de Alan Moore à frente de A Saga do Monstro do Pântano é tudo isso que dizem mesmo: Ótima e complexa!  Já neste primeiro volume que reúne as edições 20 a 27 de A Saga do Monstro do Pântano) é possível perceber a que ele e os ótimos artistas que o acompanham (Stephen Bissete e John Totleben) vieram. Os caras começam logo mudando em 180 graus o status quo do personagem que, logo em sua primeira edição intitulada Pontas Soltas é fuzilado e acaba "morrendo". O título desta primeira edição é realmente sua intenção: não deixar nenhuma ponta relacionada às fases anteriores do personagem. 

Durante todo o arco que se inicia em seguida com Lição de Anatomia, o que temos é a tal mudança que comentei acima, com um protagonista que, do nada deixa de ser Alec Holland, um homem que virou um monstro e se torna uma planta que pensa que é um homem. Pode parecer pouco a principio, mas garanto que muda tudo mesmo. Só pra se ter um ideia, no primeiro momento, após fazer coisas até então inimagináveis, o Monstro do Pântano entra em algo parecido com o que conhecemos por depressão e isso ocorre de forma bem interessante, levando-se em consideração o fato de se tratar realmente de uma planta.

A história consegue transcender as HQs, os super-heróis (há referências à contemporânea Crise nas Infinitas Terras), conseguindo arranhar conceitos psicológicos e filosóficos, colocando frente-a-frente o homem com a natureza, que cobra o preço de seu uso desregrado e mostrando a necessidade recíproca entre os dois por meio do confronto inusitado entre o Monstro do Pântano e o Homem Florônico (Jason Woodrue), antigo inimigo do Eléktron aqui utilizado de forma sublime, com um desenlace interessantíssimo pra o primeiro dos dois arcos de histórias presentes neste encadernado.

O terror psicológico também está presente no livro, principalmente no segundo arco com a sobrinha de seu arqui-inimigo, Abigail Arcane (uma das melhores coadjuvantes que já tive o prazer de conhecer) iniciando num novo emprego em uma clínica que trata de crianças com autismo e se vê envolvida em uma trama que coloca o demônio versejador Etrigan e uma caçada alucinante a um demônio em forma de macaco branco capaz de elouquecer as pessoas. Assim como o primeiro arco, a conclusão deste também evita os chavões e segue por uma trilha completamente diferente, encerrado de forma apoteótica.

Se você é acostumado com histórias em quadrinhos do Mainstream, no geral medianas em seu conteúdo e também na arte, precisa experimentar outras frequências. Começar pelo Monstro do Pântano produzido por Moore é uma excelente porta de entrada pra sair do lugar comum e perceber que quadrinhos podem ser muito mais que mero pueril entretenimento sem reflexão. A arte é um show à parte, com o traço realista da dupla responsável e cores de Tatjana Wood que remetem aos pântanos da Lousiana de forma que realmente é o leitor é capaz de sentir a umidade e o cheiro de mofo tão comuns a ambientes como este.

A controvérsia ficou por parte do acabamento escolhido pela Panini, que, inclusive já foi até comentado aqui: capa cartão e miolo em pisa brite, bem mais frágil e de qualidade bem inferior a opções como couché ou lwc, constantemente utilizado em publicações de conteúdo bem inferior publicado pela mesma editora a preços bem próximos do que vimos nesta coleção.

Informações da edição:
Volume encadernado
Formato: 17 x 26 cm
Capa cartão
Lombada quadrada
miolo: Pisa brite
 212 págs
Preço de capa: R$23,90
lançamento: Outubro de 2014

Taverna iniciando os trabalho de 2016!

Depois de umas férias pra lá de forçadas a TavernaPOP! Inicia o ano de 2016 com tudo, na medida do possível, claro! O que posso prometer é que farei tudo ao meu alcance pra manter o blog ao menos minimamente e eficientemente atualizado. Pra começar tenho os reviews de alguns ótimos materiais pra ir aquecendo os motores deste novo ano com coisas boas... 

Este ano está prometendo muita atividade no mundo do entretenimento, com ótimos lançamentos em HQs, cinemas, séries e música. enfim, devemos ter muito o que mostrar por aqui.


Se esta é sua primeira visita aqui, seja bem-vindo. Se já conhece nosso trabalho, peço desculpas pela recente omissão novamente e reforço novamente a promessa de continuar trazendo coisas legais pra vocês.