Categorias

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O inverno finalmente está chegando!... HBO divulga data de estreia da 5º temporada de "Game of Thrones"

Como ocorre geralmente (e esse ano não foi diferente) o canal pago HBO que produz a série de tevê Game of Thrones tem que esperar iniciar o ano pra divulgar a data de estreia da nova temporada da série, que normalmente se inicia entre o final de março e o início de abril. Esse ano a espera será um pouco maior, já se aproximando da metade do mês e a estreia ficou pra 12 de abril. O canal tem mantido sigilo praticamente absoluto sobre o que podemos esperar pra vindoura temporada, sem fotos, vídeos ou detalhes do enredo, que se distancia cada vez mais do escrito por George R.R. Martin em suas Crônicas de Gelo e Fogo, coleção de livros ainda em produção que deu origem à série de tevê.
A notícia é tão boa que nem os mais sisudos do elenco conseguiram conter sua alegria
A adaptação pra tevê conta com David Benioff e D. B. Weiss como produtores executivos e a cada nova temporada tem conseguido superar a anterior em audiência (às vezes, até dobrar, como aconteceu entre o primeiro da 3ª e o da 4ª), com sua história que mistura elementos épicos de uma guerra pelo poder (sobretudo os bastidores de cada movimento) à fantasia, como dragões, magia e seres exóticos e poderosos, com roteiros densos, acabamento primoroso e efeitos especiais arrasadores, dignos de blockbusters cinematográficos, representando um grande avanço na qualidade final de produções televisivas.

Que venha logo o dia 12 de abril, quando a nova temporada estreia simultaneamente na HBOs estaduinidense e brasileira.

"Ghost in the Shell" também ganhará novo longa em Anime

Depois da recente confirmação de Scarlett Johansson (Vingadores, Lucy) na adaptação hollywoodiana em live-action de Ghost in the Shell, surgem ótimas novidades oriundas do berço da série original: a Terra do Sol Nascente, ou Japão, se preferir. Estou falando de um teaser da nova animação baseada na obra de Masamune Shirou, em comemoração aos 25 anos da franquia.

O curto vídeo ainda não mostra muita coisa e nem foram dadas informações precisas sobre a trama do novo longa, mas a confirmação em si, já e uma ótima notícia. Na real, parece que se trata apenas de algumas artes conceituais. O certo é que a estreia está prevista pra meados deste ano nos cinemas japoneses. Por aqui, nada de confirmações ainda. À medida que forem surgindo novidades, você ficará sabendo aqui.

Aperte o play e tire suas próprias conclusões:


Clique aqui pra ler sobre a adaptação ollywoodiana de Ghost in the Shell.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Review: "Antologia Vampiro Americano"

Um lançamento que adquiri em meados de 2014 e nunca dei muita atenção foi Antologia Vampiro Americano (Panini Comics/Vertigo). Explico o motivo de minha apatia pela leitura imediata do material: acompanhava a série de Scott Snyder (Batman dos Novos 52) e do desenhista gaúcho Rafael Albuquerque (Superman/Batman) na extinta Vertigo mensal e, depois de um primeiro arco realmente impolgante, que contou com uma mãozinha de ninguém menos que o escritor Stephen King (O Iluminado, Carrie, a Estranha) nos roteiros foi, aos poucos se tornando meio que uma história sem grande brilho ao longo das edições, se desgastando ao ponto de ir me olvidando de acompanha-la adequadamente.

Acontece que meses depois entre várias outras leituras variadas comecei, como quem não espera muita coisa, a tal Antologia. Fiquei surpreso com a proposta da edição e quão bem executada ela foi. Nela temos os autores da série emprestando, de coração, seus "brinquedos" pra que outros autores, como os brasileiros Fábio Moon e  Gabriel Bá (Daytripper, 10 Pãezinhos), Jason Aaron (Escalpo), Jeff Lemire (Sweet Tooth), entre muitos outros pudessem brincar também, apresentando pequenos contos ambientados no mundo de Vampiro Americano, porém, sem pra isso perder o foco de suas visões artísticas únicas pra isso. Interessante a liberdade criativa dada a eles pra compor suas histórias e personagens que conseguem cativar o leitor em poucas páginas. Lemire, por exemplo, deixa de lado o Vampiro Americano e seu conto e fala de um Vampiro Canadense, puxando a brasa pra sua sardinha, os irmãos Moon e nos apresentam um conto policial, que sabem contar tão bem e Aaron, claro, fala sobre um dos primeiros contatos entre os vampiros (ainda europeus) e os nativos americanos e como eles lideram com o assunto. E olha que citei apenas algumas das histórias da edição.


O acabamento foi um ponto muito interessante do volume, atraindo tanto os leitores de longa data da série quanto ocasionais, conseguindo apresentar por um preço convidativo ótimas histórias fechadas que conseguem dar um ótimo parâmetro do que a ela tem de melhor, sendo uma ótima porta de entrada pra quem não conhece. Pode parecer viagem minha, mas me lembrou um pouco a liberdade criativa dada aos autores na série Graphic MSP pela Panini/Maurício de Souza Produções, oferecendo aos autores a oportunidade de realmente dar a sua visão específica sobre os personagens e o contexto em que estão inseridos.

Por ser um lançamento de bancas não deve ser tão fácil de encontrar como os muitos lançamentos exclusivos para livrarias e comic shops  da editora (como os próprios encadernados de Vampiro Americano, que atualmente está em seu terceiro volume), mas vale muito a pena um pouco de esforço pra adquiri-la, pois além de apresentar vários ótimos contos vampirescos produzidos por grandes talentos da indústria, tem um ótimo acabamento. Custo benefício excelente.

Informações sobre a edição:
Linha editorial: Vertigo/DC 
Formato: 17 x 26 cm 
Capa: Couché
Miolo: LWC 
Lombada: Canoa (Grampeada)  
76 Páginas 
Preço: R$7,50 

"Whiplash – Em Busca da Perfeição": Drama de um músico pra atingir a perfeição estreia hoje nos cinemas

A galera que gosta de música ou mesmo de um bom drama ou histórias de superação não pode deixar de assistir Whiplash – Em Busca da Perfeição nova produção da Blumhouse Productions/Sony que estreia hoje em cinemas de todo o país (menos aqui em Teresina-PI, o que, infelizmente, é comum de se acontecer). O filme conta a história de Andrew Neiman (Miles Teller) um jovem e talentoso baterista que acredita que entrar pra um dos maiores conservatórios de música dos Estados Unidos seria o ápice de sua carreira como músico. Ledo engano, pois quando finalmente consegue atingir esse objetivo se depara com Terence Fletcher, um professor carrasco interpretado por um inspiradíssimo J.K. Simmons (O.Z.) que utiliza métodos terríveis (incluindo aí terrorismo e tortura psicológica e até física!) pra que seus alunos se figurem entre os melhores músicos de todos os tempos.

Identificando o talento do rapaz com as baquetas, Fletcher o transfere para sua orquestra de Jazz, incitando-o até tornar sua paixão pela música e vontade de se igualar a seus ídolos uma obsessão, beirando as fronteiras da sanidade. Só pelo trailer (que você pode conferir abaixo) já podemos ver que se trata de uma bela história, recheada de pedras pelo caminho e escolhas difíceis a se fazer pra se alcançar um difícil objetivo. 

Só pra se ter uma ideia do que podemos esperar desse filme dirigido por Damien Chazelle (Toque de Mestre, O Último Exorcismo - Parte II), basta saber que ele estreia hoje e já coleciona prêmios do júri e da audiência do Festival de Sundance 2014

Confira o trailer legendado abaixo e saiba porque se trata de um lançamento imperdível:

Finalmente: saiu o primeiro cartaz da segunda metade da temporada de "The Walking Dead"

Depois de algum tempo sem grandes novidades, finalmente a segunda metade da 5ª temporada da adaptação televisiva de The Walking Dead ganhou sua primeira arte promocional. Na verdade, não se trata de algo extraordinário (nem mesmo é uma grande novidade, já que trata sobre o que já foi mostrado na primeira metade da temporada). Temos uma imagem com a equipe de sobreviventes do apocalipse zumbi partindo, com apenas Rick (Andrew Lincoln) olhando pra trás pra um bilhete deixado por Abraham (Michael Cudlitz) quando ele e sua equipe partiram em direção a Washington que dizia: “O novo mundo vai precisar de Rick Grimmes”, convidando-o a acompanha-lo em sua jornada, que *spoiler (selecione o restante do parágrafo pra ler): já sabemos ser infrutífera.


A série adapta as HQs homônimas criadas em 2003 por Robert Kirkman (Invencível, Zumbis Marvel) ainda em publicação até hoje pela Image e  retorna nos Estados Unidos pela AMC no dia 8 de fevereiro e por aqui no dia seguinte pela Fox, alterando o dia de exibição de terça pra segunda com o intuito de reduzir o alcance da pirataria.

Clique aqui ou aqui pra ler mais sobre essa temporada da série.
Clique aqui pra ler a resenha da 1ª temporada.
Clique aqui pra ler a resenha da 1ª temporada.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Scarlett Johansson aceita estrelar adaptação cinematográfica em live-action do anime/mangá Ghost in The Shell

De acordo com informações recentes do Variety a atriz Scarlett Johansson (Lucy, Vingadores), que já vinha sendo sondada há algum tempo pela Dreamworks pra estrelar a adaptação hollywoodiana em live-action do anime/mangá Ghost in the Shell parece finalmente ter aceitado o desafio de encarar a produção que deve ser dirigida por Rupert Sanders (Branca de Neve e o Caçador) e conta com produção de pessoas do gabarito de Avi Arad (trilogia do Homem-Aranha e também os dois recentes O Espetacular Homem-Aranha) e Steven Paul (os dois Motoqueiro Fantasma, Tekken). Desde 2008 o estúdio tem interesse Ghost in the Shell, quando, capitaneada por ninguém menos que Steven Spielberg (E.T., Jurassic Park, Cavalo de Guerra), que é fã da série, adquiriu os direitos para produzir um filme.
Linda e ótima atriz tanto em dramas quanto em filmes de ação, ela já provou que é...
e o collant ela pode pegar emprestado da produção dos Vingadores, que já tá valendo
 Ghost in the Sheell é um mangá de 1989 em 8 volumes de Masamune Shirow com trama ambientada na metade do século XXI e caracterização cyberpunk pra contar a história da agente ciborgue Motoko Kusanagi e dos demais membros da equipe de operações especiais de alta tecnologia Public Security Section 9, que recebe a difícil missão de encontrar um hacker (ou o mais correto seria cracker?) misterioso conhecido por Puppet Master. Na trama, que em vários momentos lembra o que vimos em Matrix (sendo considerada uma de suas "fontes de inspiração" por muitos) temos uma sociedade tecnológica, onde é possível a fusão entre cérebro humano e computadores/internet. Lembra alguma coisa?

Em 95 a série ganhou uma ótima adaptação em anime que rendeu 52 episódios, chegando por aqui em 96 com o título questionável O fantasma do futuro. O triste é que parece que os norte-americanos, na maioria das vezes não têm conseguido pegar a "essência" de obras-de-arte nipônicas como esta, rendendo (sob raras exceções) adaptações aquém do material original, portanto, desnecessárias. Pessoalmente, faço parte do time que torce pra que dessa vez dê certo. Vamos ver no que isso vai dar.

Infelizmente, por enquanto ainda não foi divulgado o calendário da produção ou datas de lançamento. Tão logo tenhamos maiores informações você fica sabendo acompanhando a Taverna.     

Com informações do Variety.

Saiu o primeiro teaser completo de "Homem-Formiga"

Após o recente lançamento do “teaser do teaser a Marvel Studios finalmente lançou o primeiro teaser completo de Homem-Formiga, que mostra pouco, mas já dá pra se ter uma ideia sobre a "jornada de redenção heróica" que podemos esperar para a produção além das já características tiradas sarcásticas das produções da Marvel nos cinemas. No vídeo somos apresentados ao protagonista Scott Lang (Paul Rudd), o cientista que lhe confere os poderes e sua missao, Henry Pym (Michael Douglas), e à bela Hope Van Dyne (Evangeline Lily), que mostra que não tem medo de enfrentar ninguém.

Pela primeira vez vemos o protagonista usando seu uniforme e seus poderes, cavalgando um inseto e sair voando por aí. Sobre a trama ou quem ele vai ter que enfrentar, praticamente nada é revelado. Nos resta esperar pelos próximos vídeos pra maiores novidades. Assim como Os Guardiões da Galáxia, esta nova produção representa um avanço ainda maior nos personagens da editora nas telonas, pois aos poucos personagens menos conhecidos ou populares estão ganhando destaque nos filmes e, consequentemente, ganhando importância nas HQs, rendendo lucros à editora em vários fronts devido à pegada familiar e vitoriosa que os filmes do estúdio vêm levando.

A direção do longa é de Peyton Reed (Separados pelo Casamento, Sim, Senhor) e a estreia está prevista pra julho.


Clique aqui pra ver o "mini-teaser" do filme.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Astronauta - Singuralidade: Novo volume da coleção Graphic MSP também já está nas bancas

Arte de capa da edição
Outro lançamento aguardadíssimo que chegou às bancas recentemente (pelo menos aqui em Teresina-PI, pois sei que já estava disponível na web e em outras praças) é Astronauta – Singularidade, novo volume da coleção Graphic MSP (que apresenta releituras dos personagens clássicos de Maurício de Sousa por artistas da nova geração) que também chegou no apagar das luzes de 2014.

Essa nova aventura do Astronauta é continuação direta dos eventos ocorridos em Astronauta – Magnetar, edição de estreia do selo lançada no final de 2012, que assim como esta, contava com roteiro e arte de Danilo Beiruth (Bando de Dois, São Jorge) e cores de Cris Peter (O Uso das Cores). Dessa vez, o protagonista sai de sua jornada solitária do volume anterior e volta pra terra, onde recebe a missão de investigar um buraco negro com uma novidade inesperada: Uma equipe pra ajuda-lo. Vamos ver como o cara vai sair dessa.

Assim como os demais lançamento desse selo que tem rendido ótimos histórias, esse volume vem com interessante material extra, como o prefácio do próprio Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica, Astronauta, entre vários outros), esboços com o processo de criação da obra, biografia do autor e texto na quarta capa de ninguém menos que o ilustrador argentino Eduardo Risso (100 Balas). Astronauta - Singularidade está disponível em duas versões: capa dura (com distribuição em bancas, por R$ 19,90) ou capa cartão (com distribuição em livrarias e bancas selecionadas, ao preço sugerido de R$ 29,90).

Informações sobre o lançamento:
Título: Astronauta - Singuralidade
opções de capa dura ou cartão
miolo em couché
80 páginas.
preços sugeridos: 
R$ 29,90 (capa dura)
R$ 19,90 (capa cartão)

Clique aqui pra mais informações sobre o lançamento.
clique aqui pra saber mais sobre essa coleção.




segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Veja o primeiro mini-teaser de "Homem-Formiga"

Finalmente saiu o primeiro mini-teaser (ou teaser do teaser?) legendado do Homem-Formiga, produção cinematográfica do Marvel Studios que põe um ponto final à fase 2 do avanço dos personagens da Casa das Ideias nos cinemas.

Como se pode deduzir muito pouco é mostrado sobre a produção, apenas alguns vislumbres dos personagens, com Paul Rudd (Friends)interpretando Scott Lang, um vigarista que acaba se tornando um herói e a linda Evangeline Lilly (Lost, O Hobbit), como Hope Van Dyne com letras garrafais anunciando que algo grandioso está prestes a ocorrer. O filme estreia 16 de julho, algumas semanas após os Vingadores 2 –A Era de Ultron.

Aperte o play e confira:


Finalmente: Miracleman chega às bancas brasileiras

Arte da versão com capa "metalizada"
Como você ficou sabendo aqui pela Taverna, a Panini prometeu lançar ainda no final de 2014 a primeira edição de Miracleman, que deve ser uma revista mensal do personagem. Se você conhece a editora e é leitor de HQs de longa data, como este editor/redator que vos escreve, deve ter ficado com os dois pés atrás sobre esse lançamento, pelo menos quanto à data de lançamento, visto que a Panini tem o feio costume de anunciar lançamentos no Checklist de um mês e só lançá-lo efetivamente dois, três (às vezes até mais) meses depois. Dito isto, você já deve imaginar qual foi a minha surpresa quando, no apagar das luzes do ano cheguei à uma banca de revistas aqui de Teresina-PI (QG da TavernaPOP!)  e vi exposta à venda (ainda em 2014, como prometido) a primeira edição de Miracleman, infelizmente, só a versão mais cara, em capa “metalizada”. 

A editora, infelizmente, não tinha dado maiores detalhes sobre esse lançamento, sobretudo com relação ao papel utilizado no miolo. A única informação que tínhamos era sobre o número de páginas, preços das duas versões (capa normal e capa “metalizada”) e possível mês de lançamento (que se confirmou!), além do fato (recebido à contragosto por grande parte dos leitores) de que teria periodicidade mensal.

Se você não conhece o personagem é compreensível, pois, apesar de representar um grande avanço na narrativa gráfica das HQs, com histórias mais complexas, conectadas, de alguma forma à realidade, pelas mãos do roteirista Alan Moore, que posteriormente nos presenteou com obras como V de Vingança, Watchmen, Batman: A Piada Mortal, A Liga Extraordinária, entre tantas outras, que acabaram sedimentando o quadrinho "adulto" no mercado estadunidense, com as sementes do selo Vertigo, nunca foi publicado decentemente por aqui, representando um lançamento histórico, que preenche essa lacuna vazia por tanto tempo por aqui.

Novas informações
Com ela em mãos posso ampliar as informações sobre o lançamento deste primeiro número, que vem recheado de material extra, compilando as duas primeiras edições da revista Warrior, que apresentou o personagem criado por Mick Anglo em 1953 pra uma nova geração (em 1983) pelas mãos do, então iniciante, roteirista Alan Moore (descrito na edição como Escritor Original).

O material extra que comentei consiste em entrevistas com os criadores, três histórias curtas antigas do personagem pelo seu criador, sendo uma da década de 50, em preto e branco e um prólogo produzido em 1985, também com roteiros de Anglo.

A dúvida sobre o papel do miolo foi sanada com o lançamento. É em off-set (parecido com o sulfite, que utilizamos no dia-a-dia pra impressões comuns), o mesmo utilizado pela própria Panini nas Coleções Históricas Marvel.

Informações sobre a edição:
Marvelman: Livro I
Capa couché
miolo em off-set
64 páginas
preços: 
R$ 8,90 (capa simples)
R$ 13,90 (capa "metalizada")

Clique aqui pra saber mais sobre Miracleman.




Feliz 2015 e vamos em frente!


Olá, leitor da TavernaPOP!

Em primeiro lugar, gostaria de te desejar um ano novo repleto de realizações e, claro, muita TavernaPOP! pra você e segundo, mas não menos importante, pedir desculpas pela ausência nos últimos dias. Sei que todos merecem um descanso depois de um ano inteiro de trabalho e tal. O problema é que não pretendia parar com as informações por tantos dias, apenas diminuir o ritmo e, como tive que dar uma parada por alguns dias, deveria ao menos ter avisado aqui. Por isso, mais uma vez peço desculpas e agradeço pela compreensão e apoio.

De qualquer forma, aproveito pra avisar que 2015 está começando com tudo pra gente. Estamos firmando algumas parcerias pra melhorar e ampliar nossa rede de informações sobre música, filmes, quadrinhos, animações e tudo mais que você procura por aqui, viabilizando a continuidade e melhorias em nosso blog. Esse ano promete. 

Continue com a gente que você não vai se arrepender.

Daqui a pouco, teremos as primeiras informações do ano.
Você não perde por esperar...

Tarcisio Braga,
Editor e redator da TavernaPOP!