Categorias

sexta-feira, 14 de março de 2014

Vertigo Rises: Panini lança revistas seminais do selo inseridas nos "Novos 52"

A editora Panini Comics lançou no final do mês passado a primeira edição de “Constantine” (Capa couchê. lombada canoa, miolo Pisa-britte. 92 pág. R$ 7,80), nova revista"mix" mensal protagonizada pelo astro de “Hellblazer” (Vertigo/DC), cancelada pela editora no ano passado após 300 edições (fora minissérie, edições especiais e participações em outros títulos) ao longo de vinte e cinco anos de trajetória da publicação. Final que, na verdade, foi um novo começo para o personagem, pois a poderosa DC Comics (dona de personagens icônicos como Superman, Batman e Mulher Maravilha) passou por reformulações nos últimos anos, praticamente zerando suas histórias (exceto as do “Batman” e do “Lanterna Verde”) e vem relançando aos poucos todos os personagens por meio uma iniciativa intitulada "Novos 52".

Seguindo essa nova diretriz, a editora optou por inserir o personagem da revista mais longeva do selo “Vertigo” (para leitores adultos) em seu universo tradicional (o dos super-heróis). Para tanto, o protagonista foi rejuvenescido e algumas de suas características (como o uso regular de palavrões, ser um fumante inveterado, entre outras detalhes ) foi adaptada para o público juvenil, o que acabou gerando controvérsia entre os leitores “das antigas”.

O personagem já vinha participando regularmente do universo DC tradicional na recém-cancelada revista "Dark" (que reunia temáticas mais “mágicas” e “sobrenaturais”), onde sua nova encarnação foi apresentada antes mesmo do cancelamento de “Hellblazer” e nesta primeira edição da mensal que leva seu nome terá os dois primeiros números de sua mensal original ao lado das edições 19 e 20 de Justice Dark.

O "Monstro do Pântano" foi outro que deu as caras voltou a dar as caras nas bancas e Comic Shops recentemente, porém em de formato um pouco diferente da escolhida pra “Constantine”. A Panini, vacinada pela experiência adquirida ao longo dos anos, optou lançá-lo em um formato que tem se mostrado de alta viabilidade no mercado brasileiro, sobretudo nos títulos da “Vertigo” e relacionados (o personagem também foi "importado" do selo para os Novos 52): Encadernado, contendo arcos fechados de histórias de um mesmo título, como aconteceu com as encerradas "100 Balas" (Brian Azarello e Eduardo Risso), "Y: O Último Homem" (Brian K. Vaugan e Pia Guerra)  e as novas e caminhando para sua conclusão "Planetary" (Warren Ellis e John Cassaday) e "O Inescrito" (Mike Carey e Peter Gross).

Diferentemente de “Constantine”, a publicação a publicação terá lombada quadrada, capa cartão, miolo em papel LWC custa R$ 19,90, reunindo os números 19 a 23 e 23.1 da mensal norte-americana (os anteriores saíram na "Dark") em 132 páginas, apresentando histórias do personagem inserido no novo universo DC.



Led Zeppelin lança coletânea com canções inéditas em junho

A banda no auge dos anos 70
O guitarrista, líder e produtor do "Led Zeppelin", Jimmy Page, anunciou ontem no site da banda que estão sendo preparadas novas versões remasterizadas dos três primeiros álbuns da clássica banda de rock, juntamente com um novo álbum com músicas inéditas e esquecidas há tempos em seus arquivos.

De acordo com o guitarrista, que também é responsável pela produção e mixagem do material deve ser lançado no início de junho e“é uma seleção de trabalhos inacabados, com mixagens originais, versões alternativas e material novo inédito gravado na época”. Constam no material inédito um show de 1969 em Paris, uma versão de 15 minutos de “Dazed and Confused” e várias outras pérolas perdidas da banda, como “La La”, canção desconhecida do grande público.

Jimmy Page durante divulgação
de DVD comemorativo em 2008
A banda era formada por Robert Plant (voz,  gaita, entre outros instrumentos), Jimmy Page (guitarra e violão), John Paul Jones (baixo) e o já falecido John Bonham (baterista) e esteve em atividade entre 1968 e 1980 e reinou durante os anos 70, sendo considerada por muitos uma das mais lendárias e inovadoras de todos os tempos. O Led Zeppelin já se reuniu em ocasiões especiais, como a gravação do DVD "Celebration Day", em 2008.

Confira abaixo "Stairway to Heaven" ao vivo, uma das mais conhecidas canções da banda.


Com informações do site Exame/Abril.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Atualização: Primeira imagem oficial de "Constantine"

Após a divulgação da primeira imagem de bastidores da série "Constantine" mais cedo, surgiu na web a primeira imagem oficial da série, emulando as famosas capas da HQ"Hellblazer" (Vertigo/DC Comics) protagonizadas pelo personagem ilustradas pelo capista estadunidense Tim Bradstreet. A série está sendo desenvolvida pelo canal estadunidense NBC, com produção executiva de David S. Goyer e Daniel Cerone e o piloto está sendo dirigido por Neil Marshall. Clique na imagem pra ampliar:


Review: "Longe demais das capitais" (1986), dos Engenheiros do Hawaii

Arte de capa do LP original na época do lançamento...
O contexto é o ano de 1986, obviamente antes da Constituição de 1988 e o Brasil ainda engatinhava pra chegar à Democracia, que na verdade nunca foi plenamente alcançada. Após o primeiro “Rock in Rio”, que consolidou de vez o gênero no país, porém com o som de outras bandas nacionais, como “Os Paralamas do Sucesso” e “Barão Vermelho”, que passavam por ótimas fases musicais e poéticas. Eis que, meio que de forma apressada e gravada nas pausas entre ensaios e gravações de outras bandas maiores (hoje totalmente desconhecidas), foi concebido o LP “Longe Demais das Capitais”, primeiro dos “Engenheiros do Hawaii”, com uma sonoridade ainda em formação, indecisa, flertando com vários ritmos como o Roquenrol, Ska, Reggae, entre outros. O álbum marca a juventude da banda, quando todos sonhamos, criticamos tudo e todos e, tantas vezes, parecemos ingênuos e outras vezes até somos mesmo.

... e arte em PB utilizada em posterior
relançamento em CD
A banda gaúcha (ou portoalegrense, como quiser) foi formada pra uma única apresentação na Faculdade de Arquitetura da UFRGS e o nome é uma brincadeira (maldosa, pois existia uma certa rixa entre eles) com os estudantes de Engenharia daquela faculdade na época, que gostavam de usar calção no estilo havaiano. Inicialmente integrada por Humberto Gessinger (guitarra e voz), Carlos Maltz (bateria), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Stein (guitarra), na época a banda já apresentava letras ácidas e, muitas vezes pessimistas, utilizando-se de temas e frases filosóficas e sociológicas, verdadeiras análises sociais e psicanalíticas das pessoas e da própria nação. Apenas o som ainda não está definido, mas as temáticas já fincavam suas raízes fortemente nas canções da banda e são sentidas até hoje em todos os trabalhos da banda e até mesmo projetos paralelos, como o recém-lançado primeiro álbum solo de Gessinger, "Insular" ou no"Pouca Vogal", ao lado de Duca Leindecker, do "Cidadão Quem".

Um tanto quanto irregular em sua sonoridade, são destaques desse primeiro disco “Toda Forma de Poder” (politicamente pessimista), “Segurança” (irônica e ponderada entre o ter e o ser), “Todo Mundo é uma Ilha” (filosófica ao extremo) e “Crônica” (o que realmente é importante pra você?). Entendo o álbum como uma pequena mostra, na verdade, uma verdadeira promessa, cumprida com louvor a partir de “Revolta dos Dândis”, lançado no ano seguinte (que será tema de novo review aqui na Taverna), onde a banda começa a definir uma sonoridade singular no Rock Brasil que perdurou por muito tempo.

Uma das raras imagens de arquivo da época
Tracklist:
1. Toda A Forma De Poder
2. Segurança
3. Eu Ligo Pra Você
4. Nossas Vidas
5. Fé Nenhuma
6. Beijos Pra Torcida
7. Todo Mundo É Uma Ilha
8. Longe Demais Das Capitais
9. Sweet Begônia
10. Nada A Ver
11. Crônica
12. Sopa De Letrinhas



Primeira imagem de Matt Ryan como John Constantine

Foi divulgada recentemente a primeira imagem de Matt Ryan caracterizado como John Constantine para a série “Constantine”, adaptação para a tevê da HQ da Vertigo/DC Comics. O programa deve retratar o personagem de forma mais parecida com o que vimos nos quadrinhos criado por Alan Moore, Steve Bissette e Jamie Delano nos anos 80 e trabalhado por tantos outros autores ao longo dos anos, com um protagonista loiro londrino, sacana, altamente contraditório em suas ações, misterioso e com histórias recheadas de ocultismo, anjos e demônios, entre outras entidades tenebrosas. 

A proposta apresentada é uma visão bem diferente da dirigida por Francis Lawrence, em seu “Constantine” (2005), filme que retratava o personagem como uma espécie de super-herói, norte-americano e de cabeleira negra, representado pro Keanu Reeves ( trilogia "Matrix").

Na foto o ator aparece ao lado da equipe de produção e já é possível perceber a intenção de realmente aproximar visualmente do personagem da HQ. Clique na imagem pra ampliar:




quarta-feira, 12 de março de 2014

Atualizado: Fotos no set de filmagens do "Flash"

Após a divulgação da imagem oficial do Flash com seu uniforme, saíram as imagens do ator em Grant Gustin (que encarnará o personagem nas telinhas) em ação, deixando à mostra ainda mais detalhes de sua vestimenta. Agora podemos perceber que o material tem uma textura semelhante ao couro em algumas partes do uniforme, como o peitoral e a calça. Confira abaixo.

Clique nas imagens pra ampliar:





Mudanças nos lançamentos das "Graphic MSP" em 2014

Foram divulgados ontem os lançamentos deste ano da série “Graphic MSP” (Panini Comics/Estúdios Maurício de Sousa): “Bidu”, de Eduardo Damasceno e “O Astronauta 2”, novamente por Danilo Beiruth com cores de Cris Peter. O cronograma inicial de lançamentos da coleção divulgado em janeiro previa mais alguns volumes em 2014 (Turma da Mata, por Greg Tocchini, Davi Calil e Artur Fujita e Penadinho, por Paulo Crubim e Cristina Eiko e Turma da Mônica 2, por Lu e Vitor Cafaggi), mas, de acordo com o que o editor do projeto Sidney Gusman divulgou nas redes sociais, o prazo foi adiado devido à escolha de impressão fora do país na intenção de manter os preços das edições anteriores (Capa Cartão - R$ 19,90 e Capa Dura R$ 29,90).

A escolha das datas de lançamento foram escolhidas à dedo, em grandes eventos brasileiros de quadrinhos: a Bienal do Livro de São Paulo, em agosto (Bidu) e a Comic-Con Experiece, também em São Paulo, em dezembro (O Astronauta 2). A intenção do projeto é fazer uma releitura dos personagens de Maurício de Sousa tão conhecidos do grande público pelas mãos de promissores quadrinhistas brasileiros, mostrando os antigos personagens sob um novo prisma pra antigas e novas gerações de amantes da nona arte.

Confira abaixo as capas dos novos volumes:




“The CW” divulga primeira imagem do uniforme completo do Flash

Após a divulgação da primeira imagem do personagem na semana passada, o canal de tevê "The CW" lançou oficialmente esta semana o uniforme completo que será usado pelo "Flash" (Grant Gustin) em sua nova série. O uniforme parece seguir a tendência adotada em "O Homem de Aço", com um tecido similar a escamas, também muito parecido com o usado nos filmes do "Homem-Aranha".

A estreia do piloto da série nos Estados Unidos está prevista pro dia 15 de maio deste ano. Ainda não foi divulgado quando vem para o Brasil.



terça-feira, 11 de março de 2014

Novo pôster do filme dos Cavaleiros do Zodíaco

Depois de um bom tempo sem novidade, recentemente começaram a pipocar imagens de divulgação do novo filme dos Cavaleiros do Zodíaco (“Saint Seiya: A Lenda do Santuário”), dirigido por Keiichi Sato e com supervisão criativa do próprio criador do mangá que deu origem a todo esse universo mitológico, Masami Kurumada.

A novidade da vez é o pôster ao lado (clique na imagem pra ampliar), apresentando o visual final dos personagens e suas armaduras, por sinal, muito diferentes das que estávamos acostumados. O filme chega ao Japão no segundo semestre deste ano, mas não há previsão de sua vinda pra terras tupiniquins.

A nova animação em computação gráfica adapta novamente a conhecida saga das 12 casas, dessa vez apropriando-se de avanços tecnológicos e novos efeitos especiais. É esperar pra conferir.

Finalmente: Divulgado trailer da 4ª temporada de Falling Skies

O canal de tevê estadunidense TNT divulgou essa semana o novo trailer da quarta temporada de "Falling Skies", série de ficção científica que mostra a vida de um grupo de pessoas após uma invasão alienígena, onde esses invasores usam os jovens humanos como mão de obra escrava para a realização de seus planos de dominação.

A série tem produção executiva de um nome de peso (Steven Spielberg) e é estrelada por Noah Wyle ("Plantão Médico"), que interpreta Tom Mason, um ex-professor de história apaixonado pela profissão e pai viúvo de três filhos, tentando viver nesse mundo pós-apocalíptico e Moon Bloodgood ("Exterminador do Futuro - Salvação"), Anne Glass, médica pediatra que teve seu filho sequestrado pelos invasores e vive angustiada sem saber se ele ainda está vivo ou não.

A série é uma das grandes da atualidade, conciliandobom roteiro, com boa direção e efeitos especiais eficientes pra contar a história proposta. Ainda não foi divulgado o dia exato da estreia da nova temporada no Brasil (onde é exibido pelo Space) ou nos EUA, apenas que deve acontecer no segundo semestre desse ano.

Clique aqui ou na imagem acima e confira o trailer.

segunda-feira, 10 de março de 2014

O que está acontecendo na série de tevê The Walking Dead?

É certo que “The Walking Dead” (assim como “Game of Thrones”) não é apenas uma série de tevê, mas um “Evento”, com toda a acepção da palavra, pois consegue ser ao mesmo tempo violento e filosófico (na maioria da vezes), conter terror e ponderações interessantes sobre a condição humana. O problema é que algumas vezes o programa acaba se perdendo em alguns contos que apresentam apenas poucos personagens, esquecendo dos demais, praticamente emperrando a história.

Não quero aqui dizer que a ausência de “ação” seja um grande problema. Não é esse o ponto. O problema é que, principalmente depois da volta pra segunda parte da 4ª temporada os episódios, além de isolados, não estão avançando a história. É como se mesmo com todo o material já publicado na HQ que serviu como base pra série e todas as pontas soltas deixadas no decorrer da própria adaptação não estivessem sendo suficientes pra história avançar e os personagens evoluírem.

Cartaz de lançamento da atual temporada
Outro dia li em outro site que a série seria uma "novela mexicana com zumbis". De cara, rejeitei a ideia, considerando-a absurda pela disparidade entre as temáticas, mas agora estou começando a concordar com meu colega. É muito melodrama, deixando de lado tantos bons personagens e suas histórias interessantes, se perdendo em pequenos contos dispensáveis. E olha que na temporada passada teve um 12º episódio contendo um pequeno conto isolado ("Clear") que, na minha opinião (que isso fique bem claro) foi um dos melhores, pois apesar de "pouca ação", fez com que os personagens avançassem, sobretudo nosso entendimento sobre a evolução de Rick (Andrew Lincoln) ao longo da trama, que deixou de ser um líder de família com tendências a achar que tudo voltaria a ser como antes e preocupado em ajudar seus semelhantes, e se tornou um cara frio, cuja única missão é manter o grupo vivo e unido. O final desse episódio foi um tapa na cara!!!

Faltam episódios como esse. A verdade é que a trama parece ficar enrolando cinco, seis, sete episódios pra explodir com tudo no final, o que acabou nem acontecendo a contento na última temporada, mas como eu disse aqui anteriormente, essa quarta temporada teve um final de "midseason" muito foda, depois de uma temporada um tanto “enrolativa” (se é que a palavra existe). 

A série pode até deixar um pouco os zumbis de lado (afinal, eles nunca foram o foco principal), mas deixar a trama e evolução de seus próprios personagens, aí é outra história. Espero que repensem a respeito disso porque se as coisas continuarem assim, o megassucesso pode começar a decair, pois as pessoas podem começar a cansar de todo esse melodrama. O final da temporada se aproxima. Vamos ver o que ele pode nos revelar...     





HBO lança novo (e melhor até agora) trailer de "Game of Thrones"

Aquecendo os motores pra estreia da quarta temporada de "Game of Thrones" a HBO lançou este final de semana o novo trailer da série repleto de cenas de ação e momentos dramáticos. O melhor até o momento, mostrando pra quem curte o programa que esta temporada promete... O programa (um dos melhores da atualidade) tem sua volta simultânea no Brasil e Estados Unidos no dia 06/03.

Acabando com a enrolação, clique e confira: