Categorias

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

"Lagoarte": evento artístico comemora aniversário de Teresina

Neste domingo (24) o Parque Lagoas do Norte (Zona Norte e Teresina-PI) será palco do Lagoarte, evento que reúne representantes de mescla várias formas de artes visuais com música de boa qualidade produzida por artistas da capital do Piauí, como a galera da, já reconhecida nacionalmente, Validuaté, Eufrásia, André de Sousa, The Mojo Band e o DJ Zan Viana.

O evento tem entrada franca e faz parte da comemoração do aniversário de Teresina e a programação se inicia a partir das 14h com oficinas artísticas, exposição, feirinha de artesanato local e um campeonato de skate (modalidade esportiva que tem crescido na cidade nos últimos anos) e prática de esportes radicais, como tirolesa e escalada.

Banda "Validuaté": principal atração musical sobe no palco a partir das 22h

A História em Quadrinhos e suas grandes parcerias (Parte 1)

Algumas parcerias artísticas podem ser consideradas praticamente uma “simbiose criativa”, onde os dois ou mais parceiros trabalham de tal forma que praticamente parece que os dois pensam num mesmo sentido, resultando num trabalho diferenciado. Foi assim com os Beatles em escala global, Os Mutantes, Secos e Molhados e a Legião Urbana por aqui, só pra ficar no mundo da música. O que quero dizer é que em algumas situações, a soma das partes resulta em algo muito superior a cada um poderia fazer individualmente, ou seja, assim surgem os verdadeiros fenômenos algo totalmente diferente do que já tínhamos visto antes e.

Indo direto ao ponto, quero falar mesmo é de parcerias das HQs que fizeram história. Não é uma lista definitiva (elas nunca são mesmo!), nem mesmo em ordem de importância ou merecimento. Apenas alguns casos de parceria que renderam ótimas histórias e personagens que até hoje são referência pra quem curte a chamada “Nona Arte”, muitas delas, conseguiram inclusive elevar o gênero a um novo patamar, hoje servindo, inclusive como base pra várias adaptações cinematográficas que vêm surgindo e ganhando o grande público.

Confira a lista abaixo (totalmente parcial, por se tratar de escolhas pessoais, vale lembrar):

1.    John Byrne/Chris Claremont (1977-1981)
Os caras foram responsáveis simplesmente pela fase mais lendária do título dos X-Men, quando conseguiram com suas ótimas histórias, que deram sequencia à também, hoje milotógica, “Giant Size X-Men nº 01” (1975), que apresentou os novos e multinacionais protagonistas da série. Com Claremont nos roteiros e Byrne cuidando da arte (e posteriormente contribuindo na concepção das histórias), com seu estilo ágil e visualmente incrível, o grupo saiu de uma situação de quase cancelamento chegando a ótimas histórias à frente do título, como “A Saga da Fênix Negra” ou “Dias de um Futuro Esquecido”, essa última, considerada simplesmente uma das melhores de todos os tempos e também uma das pioneiras com o tema viagens no tempo, considerando as várias implicações que isso poderia causar. Muitos acreditam que sem ela, O Exterminador do Futuro nunca teria existido, fora, que foi usada também como base pro último filme da franquia dos mutantes.

Essa fase não é tão fácil de se encontrar (pelo menos não completa), pois foi publicada de forma coerente por aqui na década de 90 por aqui na saudosa Superaventuras Marvel, ganhando algumas poucas republicações desde então, com destaque pra da Mythos, que, salvo engano, publicou em três encadernados toda a passagem da dupla pela mensal dos X-Men, porém em uma edição porca, com papel jornal e arte em preto e branco. Fora isso, a Panini lançou há alguns anos A Saga da Fênix Negra no volume 4 de Os Maiores Clássicos dos X-Men (2006), que também saiu recentemente em um dos volumes da coleção Marvel Salvat. A Panini Lançou também Dias de um Futuro Esquecido dentro da coletânea Marvel 40 Anos no Brasil (2007), que foi republicada recentemente em edição de luxo (capa dura e formato maior), apesar de ter perdido a ótima oportunidade de lançar no período em que o filme homônimo estava em cartaz (aproveitando o merchandising gratuito que isso traria). É torcer pra que um dia (espero que logo!) seja tudo republicado em ordem e de forma organizada pela toda-poderosa por aqui.

Observações 2024: Esta fase foi relançada recentemente na coleção Os Fabulosos X-Men: Edição Definitiva e, apesar dessa fase atualmente estar fora de catálogo, várias outras opções de quadrinhos dos mutantes podem ser adquiridas clicando aqui.


2.    Garth Ennis/Steve Dillon (mais de um trabalho, a partir de 1995)
A dupla presenteou os leitores com nada menos que "Preacher", uma história muito louca que narra as desventuras de Jesse Custer, um pastor do Oeste americano desacreditado de seu Deus, que ganha, de repente, e não sem um monte de mortes, o Dom da Palavra, que o torna capaz de obrigar que (quase) qualquer pessoa faça o que ele mandar, exatamente da forma que ele mandou, rendendo algumas cenas inesquecíveis.

Alguns podem dizer que a arte de Dillon não é lá essas coisas ou que o roteiro de Ennis pode soar muitas vezes apelativo pro lado do bizarro ou ultraviolênto, ou um monte de outras críticas (válidas, ressalto), mas que em nada diminuem a grande obra dessa dupla que mostrou até que ponto um homem temente a Deus pode ir quando descobre que foi abandonado pelo mesmo Deus que prometeu amar e defender. Importante salientar que se trata de uma obra de conteúdo adulto, portanto, altamente não recomendável pra menores.

A dupla concebeu juntos também na Marvel algumas das melhores fase do Justiceiro em linhas diferenciadas, como a Max e a Marvel Knigths,  que davam maior (e necessária, no caso desses dois) liberdade criativa aos autores, desvencilhando-os da intrincada cronologia a que os personagens estavam presos pra que pudessem criar sua própria história independente dentro de uma grande editora, com personagens conhecidos.

A série teve uma vida editorial problemática no Brasil por muitos anos, o que vem sendo corrigido pela Panini, como você pode conferir clicando aqui. Atualmente a editora vem realizando um excelente trabalho com o título publicando as edições inéditas e republicando aos poucos as que, ocasionalmente vão se esgotando nas livrarias. Esse é um ótimo momento pra quem deseja adquirir a série completa e em um mesmo formato e em língua portuguesa.

Observações 2024: Esta coleção vem sendo relançada pela Panini em formato Omnibus, contendo várias edições originais por volume quee podem ser adquiridos clicando aqui.

3.    Stan Lee/Jack Kirby (mais de um trabalho, a partir de 1961 até 1970)
Essa dupla simplesmente criou os maiores ícones do panteão da Marvel Comics. São frutos de suas mentes os X-Men, Hulk, Vingadores, o Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, entre muitos outros. Os caras revolucionaram os Comics (HQs americanas), colocando em histórias simples, curtas e descompromissadas problemas comuns a todos nós na vida de dos coloridos super-heróis, como desemprego, preconceitos, problemas de relacionamentos, entre vários outros pontos de intercessão com a vida os reles mortais levamos. Com eles, as HQs deixaram de ser exclusivamente "coisa de criança", atingindo também o público adolescente e, sem essa dupla, com certeza, tudo teria sido bem diferente e não teríamos chegado à outras ótimas temáticas mais adultas que veremos mais abaixo. Os caras foram importantíssimos pra evolução dessa mídia.

Os trabalhos dessa dupla foram muitos e atualmente é muito difícil de se adquirir toda sua produção, principalmente se você não souber ler em inglês. Por aqui as mais viáveis seriam as Bibliotecas Históricas dos X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico, Hulk, entre outros, porém os preços não são nada atrativos, visto que já foram lançados em formato luxuoso (capa dura e miolo em couché) e, portanto, caras, e a grande maioria ainda encontra-se esgotada. Outra opção seria os volumes da Coleção Histórica (Vingadores, X-Men,...) também pela Panini,  porém, a desvantagem é que várias edições são saltadas e não se sabe ao certo qual o critério utilizado para que uma edição específica entre ou não na tal coleção.

Observações 2024: Esta coleção foi descontinuada pela Panini há muitos anos, mas várias opções de histórias da Primeira Família da Marvel podem ser adquiridas clicando aqui.


4.    Warren Ellis/John Cassaday (1998-2009)
"Planetary": esse título em 27 edições mais um número zero e três crossovers especiais pode ser considerado um divisor de águas na história das HQs, levando os personagens principais, Elijah Snow, Jakita Wagner e Baterista (ou, simplesmente, "Batera") a um passeio pela história pop oculta do século XX a fim de descobrir e preservar todos os seus segredos, tudo isso recheado com muita ficção científica, personagens Noir Pulp (livros e HQs das décadas de 20 e 30)Monstros Gigantes, naves espaciais, fantasmas, viagens no tempo e mais uma pá de coisas legais que nos arrastam juntos à uma inusitada aventura a fim de vencer o desafio final contra “Os Quatro”, personagens superpoderosos e supostamente baseados no Quarteto Fantástico da Marvel. Um mix de cultura pop e ficção que ultrapassa as barreiras da ciência e dos sentidos humanos pra nos contar uma ótima história com ótimas ilustrações e uma coloração de tirar o fôlego da, também parceira dessa dupla, Laura Depuy.

Atualmente é um bom momento para quem tiver interesse em adquirir Planetary completa, pois foi recentemente publicada na íntegra pela Panini em uma coleção de quatro encadernados com acabamento interessante (capa cartão, miolo LWC),o que proporcionou um ótimo custo/benefício aos leitores. Há ainda três edições especiais com encontros entre os Arqueólogos do Impossível e a Liga da Justiça, The Authority e Batman estão em processo de publicação, sendo os dois primeiros sido lançados juntos em uma única edição em formato maior recentemente e o último prometido para breve pela editora, em formato diferenciado e recheado de extras.

Observações 2024: Esta coleção foi recentemente publicada em uma edição Omnibus, contendo todos os números da revista em um só volume e pode ser adquirido clicando aqui.



5.    Grant Morrison/Frank Quitely (mais de um trabalho, a partir de 1996)
Essa dupla representa uma parceria de sucesso que já passou  por vários títulos, como, "WE3 - Instinto de Sobrevivência", "Grandes Astros: Superman", "Flex Mentallo", "Batman e Robin" e "Novos X-Men". O texto psicodélico de Morrison mesclado aos desenhos ora belos ora bizarros, mas sempre detalhistas, de Quitely formam uma mistura que muito tem agradado os fãs, como prova sua parceria antiga e constante, em várias obras com editoras e temáticas diferentes. Basta lembrar da angústia e sentimento de carinho que a dupla conseguiu passar em WE3, obra polêmica que nos leva a questionar até que ponto a humanidade pode ir com suas guerras e experiências científicas, quando leva três animais "fofinhos' (um coelho, um gato e um cachorro) a se tornarem verdadeiras armas de destruição em massa. Quem é realmente o animal, no final das contas? Essa é só uma das muitas perguntas que podemos fazer quando nos debruçamos sobre qualquer uma das obras desses caras.

Morrison tem uma carreira bastante prolífica ao lado de Quitely (que, acredito, seja, ao menos, um de seus desenhistas prediletos) já há uns bons anos, com algumas edições difíceis de encontrar, como a própria WE3, que já foi lançada pela Panini em duas ocasiões: a primeira em 2005 (em formato americano, capa cartão e miolo LWC) e a segunda em 2012 num formato mais luxuoso (capa dura e miolo em couché), ambas esgotadas, infelizmente. Porém ainda é bem fácil de se encontra parcerias da dupla em obras como Flex Mentallo, lançada em 2013 pela Panini ou ainda na recentemente lançada Batman e Robin, mais nova parceria dos caras. Novos X-Men também foi publicada pela editora em duas ocasiões, a primeira na mensal dos mutantes e a segunda em encadernados, cujos primeiros são bem raros de se encontrar, infelizmente.

Observações 2024: Este livro atualmente encontra-se fora de catálogo, mas várias histórias de Grant Morrison podem ser adquiridas clicando neste link , inclusive algumas da fase do autor nos Novos X-Men, também citada no texto acima.

Em breve continuaremos essa lista com mais cinco duplas inesquecíveis...

Aproveite pra deixar suas críticas, dicas e sugestões abaixo, nos comentários ou em redes sociais. É só escolher...

Obs. Texto reeditado em 12/09/2024 e as informações abaixo e ofertas estão atualizadas até esta data.

Clique aqui pra ler a segunda e última parte deste artigo.
Clique aqui e confira várias quadrinhos em oferta na Amazon, inclusive em novas edições com boa parte das histórias produzidas pelas parcerias aqui citadas ou também clicar nos links espalhados no decorrer do texto acima e conferir as ofertas destes e outros quadrinhos de sua preferência ou quaisquer outros itens que desejar e, o melhor: sem qualquer custo adicional, ajudar na manutenção do nosso trabalho aqui na Web. 
Se preferir, você também pode clicar no nosso aqui, no nosso link do Mercado Livre pra fazer suas compras.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Nova megassaga da Marvel tem "Thanos" como grande protagonista

Está pra começar Infinito a mais nova megassaga da “Casa da Ideias” que que coloca os Vingadores e vários outros superseres da Marvel em uma aventura espacial em pleno campo de batalha entre os Skrulls e Krees, raças alienígenas conquistadoras que cobiçam o domínio do universo. O confronto na verdade faz parte de um plano de Thanos, um dos maiores vilões da editora que volta com tudo nesse evento divido em seis volumes, com roteiro de Jonathan Hickman ("Os Vingadores", "Quarteto Fantástico") e desenhos de Jim Cheung ("Vingadores: A Cruzada das Crianças", "Guerreiros Secretos").

O gigante púrpura volta pra novamente causar discórdia entre os heróis e tentar dominar o universo

A história invadirá ainda os títulos mensais (como toda megassaga, o que é um saco!), contando o porque da volta do Titã, que deve passar por vários locais importantes do Universo Marvel, como Attilan (defendida pelos Inumanos), Wakanda (país do Pantera Negra), Atlântida (Reino de Namor), o que deve esquentar muito os ânimos desses “pesos pesados” da editora.

A primeira edição terá duas versões, sendo uma em capa “normal” (em papel couché),  e a outra com capa metalizada em mais cara (os anos 90 estão de volta!), ambas com miolo no eficiente papel LWC. Só nos resta esperar pra ver no que vai dar mais esse megaevento que promete mudar tudo, retomando as infinitas Sagas do Infinito que dominaram as bancas nos anos 90 (de novo eles. Tá merecendo um artigo).

Segundo volume de "Astronauta" tem título de data de lançamento divulgados

Primeira imagem do novo
novo volume divulgada
O editor Sidney Gusman, responsável pela linha Graphic MSP, que apresenta releituras dos personagens de Maurício de Sousa ("Turma da Mônica", "Astronauta") em uma reinterpretação de quadrinhistas da nova geração divulgou essa semana nas redes sociais algumas informações interessantíssimas pra quem curte a coleção. O volume conta novamente com roteiro e arte de Danilo Beyruth (“Bando de Dois”, “Necronauta”) e chega às bancas e livrarias brasileiras em dezembro deste ano com o título “Astronauta – Singularidade”.

De acordo com o editor, diferente do que aconteceu em "Magnetar" (sua primeira aventura), que foi praticamente uma ode à solidão, desta vez o Astronauta não estará sozinho em sua nave e terá que enfrentar a perigosa missão é investigar um buraco negro. 

"Bidu: Caminhos" é o volume mais recente dessa linha de Graphic Novels que tem feito sucesso no Brasil e também no exterior e está chegando ainda este mês nas bancas e livrarias de todo o pais, novamente em dois formatos, com acabamento em brochura ou capa dura, ambas com papel couchê de ótima qualidade.

À medida que forem surgindo novas informações, divulgaremos na Taverna.

A Marvel apresentou recentemente duas gratas surpresas em suas HQs. A primeira: O lançamento de uma nova revista mensal da "Mulher-Aranha", personagem que NADA tem a ver com o “cabeça de teia”, possuindo uniforme, origem, história e poderes bem diferentes de seu "quase xará". A outra novidade é uma capa assinada pelo quadrinhista italiano Milo Manara, mestre das histórias eróticas o cara escreveu e desenhou obras como a trilogia "O Clic", "O Perfume Invisível" e produziu em parceria com Alejandro Jodorowsky (“Incal”) a crua, pervertida e violenta tetralogia “Bórgia”. 

Acontece que por se tratar de um desenhista que tem um estilo bem diferente do comic americano tradicional, às vezes, é recebido com protestos ou outras bobeiras por uma parcela dos "fanboys", como aconteceu com "Garotas em Fuga", Graphic Novel com uma inusitada história da ala feminina dos X-Men que produziu em parceria com o roteirista Chris Claremont (X-Men). O fato mesmo é que o cara desenha demais, sobretudo mulheres, que, apesar de, às vezes, parecerem ser bem parecidas umas com as outras, são, definitivamente, lindíssimas. 




A personagem surgiu nos quadrinhos como Jessica Drew na oitava edição de Marvel Spotlight (1977), de Archie Goodwin (roteiro) e Marie Severin (arte), sendo mais como uma estratégia da Marvel pra proteger uma marca registrada, impedindo assim que existisse uma Mulher-Aranha na concorrência. Desde então seu o título e uniforme já foram usados por várias personagens, sendo heroína em algumas ocasiões e vilã em outras. Com o tempo suas aparições foram ficando cada vez mais escassas e sem importância dentro da cronologia da editora, até que chegou um certo jovem e visionário roteirista chamado Brian Michael Bendis assumiu o título dos Vingadores lá no inicio dos anos 2000, inserindo a personagem na equipe e desenvolvendo-a de forma que acabou culminando nessa primeira edição, que deve chegar às no mercado estadunidense em novembro deste ano. Aqui, deve chegar lá pela metade do ano que vem, muito provavelmente sem essa capa. Quem sabe a Panini não lança um pôster promocional (sonhar não custa nada).

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Novo livro apresenta biografia da cantora "Pitty"

Pouco tempo após encerrar as atividades seu projeto e voltar à sua banda com tudo lançando novo álbum e turnê, a cantora baiana Pitty, vocalista da banda que leva seu nome, presenteia seus fãs com o livro “Cronografia: uma trajetória em fotos”.

A obra, com textos da própria artista, conta sua biografia utilizando-se de imagens que partem de sua infância em Salvador, passando por suas influências, primeiros passos no mundo da música, quando integrou as bandas "Inkoma" (vocalista) e "Shes" (baterista), sua consagração nacional na primeira metade dos anos 2000 (com o lançamento de “Admirável Chip Novo”), passando ainda pelo “Agridoce”, seu recém-encerrado projeto paralelo ao lado do guitarrista Martin Mendonça, que também integra sua banda.

A obra é recheada com fotos de bastidores, apresentando ao grande público o outro lado da carreira dessa artista ousada que mexeu e ainda mexe com o status quo do mercado brasileiro, com músicas pesadas e letras carregadas de um espírito rebelde, sentimental e autêntico.

Fotógrafos de renome como Sora Maia, Jorge Bispo, Caroline Bittencourt e Rui Mendes são alguns dos responsáveis pelos cliques do livro que tem 160 páginas e chega às lojas dia 02 de Setembro, inclusive, já pode ser encontrado em pré-venda em alguns sites.

Clique aqui e confira o clipe de "Sete Vidas", do novo álbum de Pitty.
Clique aqui e leia mais sobre o Agridoce.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

4º volume de "Valente", de Vitor Cafaggi será lançado pela Panini

Exibindo ValenteParaDereVier.jpgOutro dia comentei aqui o ótimo caminho que a Panini abriu pros quadrinhistas nacionais com a coleção Graphic MSP e isso tem continuado de forma bastante animadora, como o prova a publicação das tirinhas "Valente", produzidas por Vitor Cafaggi ("Turma da Mônica - Laços"), que já teve três volumes publicados (simultaneamente) pela própria editora no ano passado e, em breve deve ganhar mais um.

A informação foi repassada pelo próprio autor via Twitter, confirmando, inclusive o título do próximo volume: "Valente para o que Der e Vier", dando continuidade às aventuras e desventuras amorosas do cãozinho nerd, tímido e sonhador (muito parecido com cada um de nós) que conquistou e continua conquistando vários leitores pelo país nas edições do Jornal O Globo, onde é publicado originalmente, no blog do autor e agora em lindas edições com material de excelente qualidade publicadas pela Panini.

As coletâneas das tirinhas começaram a ser publicadas de foma independente pelo próprio autor, que publicou os dois primeiros volumes, que no ano passado ganharam republicação pela nova editora, que ainda publicou "Valente por Opção", terceiro, e inédito, volume da série, cujas tirinhas, apesar de poderem ser lidas de forma isolada (como as tirinhas "tradicionais") quando postas em sequencia podemos perceber que se tratam de capítulos (ou episódios), que, de forma linear, narram a trajetória de nosso querido (e fofinho) pastor alemão apaixonado.

Infelizmente não foi confirmada a data de lançamento. Quando surgirem novas informações, informamos por aqui.



Clique aqui pra conferir o blog de Vitor.
Para ler mais sobre Valente, clique aqui.