Categorias

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Trailer estendido de Vingadores 2: A Era de Ultron

Esta é a semana dos trailers e teaser. Correndo atrás do prejuízo após o o recente vazamento do primeiro trailer de Vingadores 2: A Era de Ultron, a Marvel Studios acabou divulgando-o oficialmente no dia seguinte e essa semana foi a vez da versão que intitulou como estendida, mas que, pessoalmente, acho mais conveniente considerar como "alternativa", visto que exclui alguns detalhes (como toda a brincadeira em volta das infrutíferas tentativas de mover o Mjolnir) e inclui outros (como o ataque das cópias de Ultron após a triunfal e dramática entrada do vilão.

Confira, que vale muito a pena:  


Clique aqui e veja a primeira versão do trailer.

Fox divulga novo teaser de "Êxodo: Deuses e Reis"

A Fox divulgou esta semana o mais recente teaser do  novo filme do diretor Ridley Scott (O Gladiador), Êxodo: Deuses e Reis, estrelado por Christian Bale (trilogia O Cavaleiro das Trevas), no papel de Moisés, um protegido de Javé (Deus dos hebreus) que foi criado pela família de um faraó e recebeu à contragosto a missão divina de unir seu povo contra a tirania do novo faraó Ramsés, interpretado por Joel Edgerton (O Grande Gatsby), que fora criado como seu irmão.

O novo vídeo é um vislumbre das batalhas épicas que veremos na película dirigida por um dos maiores diretores de filmes do gênero, que este ano deve competir com ninguém menos que Peter Jackson (trilogia O Senhor dos Anéis) e seu O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, que encerra a trilogia iniciada no final de 2012.

A estreia está prevista pra 25 de dezembro, duas semanas após o terceiro O Hobbit.

Espelho Retrovisor: Nova coletânea convida artistas da nova geração a revisitar clássicos dos Engenheiros do Hawaii

Linda capa do álbum, remetendo ao
amarelo do  LPA Revolta dos Dândis
Outro dia comentei aqui na taverna sobre o lançamento de um álbum-tributo especial promovido pelo site de Scream & Yell  chamado Ainda Somos os Mesmos, releitura dos clássicos de Belchior lançados originalmente em seu álbum Alucinação, de 1976. Não leu ainda? Clique aqui pra conferir.

Pois é. A novidade é que agora o mesmo site lançou uma nova coletânea homenageando os Engenheiros do Hawaii, banda gaúcha (ou portoalegrense, como eles preferem) que completa três décadas no ano que vem e é uma das mais representativas do Rock nacional, com seu estilo tão peculiar e poética complexa e engajada. O novo projeto chama-se Espelho Retrovisor, em referência à letra da canção Quartos de Hotel, presente na coletânea e também o ato de olhar pra estrada que ficou pra trás (que é a função do retrovisor), e, no caso, a possibilidade de sempre de revisitá-la.

Novamente temos vários bandas e artistas solo da nova geração homenageando a obra dos artistas nacionais ao tempo em que dão sua contribuição às canções, rearranjadas e trabalhadas no sentido de ser Engenheiros e ao mesmo tempo ter a cara de cada artista que a defende. 

Clique na imagem pra conferir as faixas e os artistas 
Diferente da proposição de Ainda Somos os Mesmos, este álbum busca representar toda a trajetória da banda, desde Toda Forma de Poder (lançada no LP Longe Demais das Capitais em 1986) até Eu Não Consigo Odiar Ninguém (do álbum Novos Horizontes Ao Vivo, último lançado pela banda, lançado em 2007), tendo os álbuns como uma grande auto-estrada (ou Highway), selecionando várias canções pelo caminho, seguido de forma crescente, mostrando a evolução da banda em música, letras e temáticas desde suas primeiras canções até as últimas. Assim como Ainda Somos os Mesmos o Espelho Retrovisor também encontra-se disponível pra audição e também pra download gratuito, bastando clicar aqui pra conferir na íntegra ou faixa a faixa.

Clique aqui pra baixar o álbum gratuitamente.
Clique aqui pra ler a resenha de Longe Demais das Capitais.
Clique aqui pra ler a resenha de A Revolta dos Dândis.
Clique aqui pra ler a resenha do show Insular, de Humberton Gessinger em Teresina.
Clique aqui pra ler mais sobre o álbum Ainda Somos os Mesmos.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ponto final: A conturbada história da publicação de "Preacher" no Brasil finalmente chega ao fim

O Vol. 4 foi lançado este mês
Ao que tudo indica, em breve, finalmente teremos a saga de Preacher completa, publicada por uma única editora e no mesmo formato por aqui. Nem bem começou a chegar às livrarias e comic shops o volume 4 da coleção e já encontram-se nos próximos lançamentos no hotsite Vertigo/Panini os volumes 5: Rumo ao Sul e 6: Guerra ao Sol, marcando a publicação completa pela editora de todos os nove encadernados da série. 

Você, que não conhece a história da publicação da série no Brasil deve tá achando estranho a publicação se encerrar no volume 6, quando são nove volumes. A explicação remete à complicada publicação da série no país ao longo dos anos, já tendo passado por algumas editoras pequenas sendo publicadas como minisséries que completavam-se em cada arco, quando finalmente chegou em 2006 nas mãos da Devir, que apesar de praticar preços extorsivos e usar o formato apelidado de “paraguaio” (um meio termo entre o "formatinho" brasileiro: 13 x 21 cm e o americano: 17 x 26 cm, medindo 16,5 x 24 cm), possuía um ótimo acabamento (capa cartão e papel couché), conseguindo publicar os três primeiros arcos da série, respectivamente: A Caminho do Texas (01-07 de Preacher), Até o Fim do Mundo (08-17 de Preacher) e Orgulho Americano (18-26 de Preacher).

Em 2007 foi a vez da Pixel Media, que, em uma decisão editorial sábia, ao invés de reiniciar a coleção, continuou de onde a editora anterior tinha parado, com o quinto encadernado: Rumo ao Sul (27-33 de Preacher) e o sexto: Guerra ao Sol (edições de 34 a 40 da mensal), publicado no início de 2008. Nesse meio tempo a editora ainda lançou os especiais: Guerra de um Homem Só, Cassidy: Sangue e Wisky e A História de Você Sabe Quem, juntamente com O Cavaleiro Altivo, posteriormente transformadas em um "encalhernado" (quando se unia o encalhe de edições isoladas como encadernado) intitulado Memórias, que não há correspondente lançado nos Estados Unidos.

Pouco tempo depois a editora perdeu os direitos de publicação da linha Vertigo/DC aqui no Brasil, que passaram para a toda-poderosa Panini Comics, que, também sabiamente, não reiniciou a publicação do volume 1, mas continuou a partir do volume 7: Salvação (41-50 de Preacher) em 2009, com formato americano, papel couché e capa dura, seguida pelo volume 8: Às portas do Inferno (de 51 a 58 de Preacher, mais o especial Preacher: O Cavaleiro Altivo) em 2010 e Álamo (59-66 de Preacher), em 2011, teoricamente, concluindo (apesar das muitas editoras e variados formatos) a publicação da série no Brasil.


Primeiros volumes lançados pela Panini foram os três últimos da série. Clique nas imagens pra ampliar.

Outra dúvida deve ter surgido nessa leitura: porque usei a palavra “teoricamente” quando falei sobre a conclusão da série no Brasil? Você, leitor mais atento deve ter percebido a ausência do volume 4 dos encadernados da série que foram publicados por aqui, né? (se não percebeu, procure, que com certeza você não vai achar). Pois é, esse volume, que corresponde à compilação dos especiais O Santo dos Assassinos (minissérie protagonizada por um dos principais antagonistas da trama principal), Os Bons Companheiros (protagonizada pelos loucos familiares de Jesse) e A História de Você Sabe Quem (protagonizada pelo Cara de Cu) nunca saiu como encadernado e volume da série. O lance é que todos esses especiais foram publicados por aqui, sendo O Santo dos Assassinos em formato de minissérie mesmo, pela Abril lá em 1997, A História de Você Sabe Quem, pela Tudo em Quadrinhos, em 1999, sendo posteriormente republicada pela Pixel, em 2007 (juntamente com O Cavaleiro Altivo, como já foi dito aqui) e Os Bons Companheiros, em 2002, pela Brainstore.

Posteriormente recomeçaram a série do início, no mesmo formato luxuoso. 



Pois bem. O último movimento da Panini foi reiniciar a publicação dos encadernados retroativamente, a partir do primeiro volume, chegando recentemente (este mês) no aguardadíssimo volume 4, sendo que o 5 e 6 (últimos que faltam ser publicados pela editora) já estão prometidos, com a data improvável de novembro deste ano. Digo improvável porque, apesar de no site constar como este mês, as edições não entraram no checklist do mês. A dúvida que fica é se foi um erro ou se não entrou apenas por não haver ainda a confirmação da informação.  A boa notícia é que, caso não saiam este mês (tô apostando que não!) pelo menos devem sair em breve, já que na esmagadora maioria das vezes, a editora tem cumprido o que promete aos seus leitores (com reiterados atrasos, impossível não lembrar), fazendo um bom trabalho de publicação da Vertigo/DC no Brasil. Ouso dizer, sem margem de dúvida, que o melhor em toda a história do selo no Brasil. que finalmente conseguiu de uma vez por todas pôr um ponto final do que ficou conhecido como a Maldição de Preacher no Brasil que, apesar de se tratar de uma das melhores (considerando público leitor e crítica) séries publicadas pelo selo de todos os tempos e não ser tão grande (66 edições mensais mais 6  especiais), nunca teve uma publicação coesa por aqui.

Abaixo os dois encadernados restantes, já prometidos pela editora:


Clique aqui e saiba um pouco mais sobre a HQ Preacher.
Clique aqui e aqui leia sobre a adaptação pra tevê.
Clique aqui pra comprar os volumes de Preacher em HQ.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Novo trailer do terceiro "O Hobbit": Muita ação no final da saga épica

Está rolando na web o novo trailer de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, terceiro longa baseado no livro de J.R.R Tolkien (O Senhor dos Anéis, Silmarillion), finalmente encerrando a adaptação cinematográfica da saga do pequeno Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e seus aliados contra as forças obscuras da Terra Média.

Este novo trailer dá o clima de aventura e ação épica da nova película, que conta ainda com uma trilha sonora pra lá grandiosa pra ambientar ainda mais os fãs, aumentando a expectativa pra ver o na tela grande o epílogo da saga orquestrada por Tolkien há muitos anos quando escreveu o livro intitulado simplesmente O Hobbit.

Além de Bilbo, que é mais um fio condutor da trama, atuando nos bastidores, que um protagonista em si, vários outros personagens ganham destaque nas cenas selecionadas pra ilustrar o vídeo, como Gandalf (Ian Mckellen), a bela Tauriel (Evangeline Lilly), o Rei-Élfico Thranduil (Lee Pace), Thurin (Richard Crispin Armitage), entre vários outros.

O filme estreia por aqui dia 11 de dezembro deste ano.

Clique e confira:




Atualizado (18/11): Confira abaixo o trailer com legendas em português: