Categorias

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ponto final: A conturbada história da publicação de "Preacher" no Brasil finalmente chega ao fim

O Vol. 4 foi lançado este mês
Ao que tudo indica, em breve, finalmente teremos a saga de Preacher completa, publicada por uma única editora e no mesmo formato por aqui. Nem bem começou a chegar às livrarias e comic shops o volume 4 da coleção e já encontram-se nos próximos lançamentos no hotsite Vertigo/Panini os volumes 5: Rumo ao Sul e 6: Guerra ao Sol, marcando a publicação completa pela editora de todos os nove encadernados da série. 

Você, que não conhece a história da publicação da série no Brasil deve tá achando estranho a publicação se encerrar no volume 6, quando são nove volumes. A explicação remete à complicada publicação da série no país ao longo dos anos, já tendo passado por algumas editoras pequenas sendo publicadas como minisséries que completavam-se em cada arco, quando finalmente chegou em 2006 nas mãos da Devir, que apesar de praticar preços extorsivos e usar o formato apelidado de “paraguaio” (um meio termo entre o "formatinho" brasileiro: 13 x 21 cm e o americano: 17 x 26 cm, medindo 16,5 x 24 cm), possuía um ótimo acabamento (capa cartão e papel couché), conseguindo publicar os três primeiros arcos da série, respectivamente: A Caminho do Texas (01-07 de Preacher), Até o Fim do Mundo (08-17 de Preacher) e Orgulho Americano (18-26 de Preacher).

Em 2007 foi a vez da Pixel Media, que, em uma decisão editorial sábia, ao invés de reiniciar a coleção, continuou de onde a editora anterior tinha parado, com o quinto encadernado: Rumo ao Sul (27-33 de Preacher) e o sexto: Guerra ao Sol (edições de 34 a 40 da mensal), publicado no início de 2008. Nesse meio tempo a editora ainda lançou os especiais: Guerra de um Homem Só, Cassidy: Sangue e Wisky e A História de Você Sabe Quem, juntamente com O Cavaleiro Altivo, posteriormente transformadas em um "encalhernado" (quando se unia o encalhe de edições isoladas como encadernado) intitulado Memórias, que não há correspondente lançado nos Estados Unidos.

Pouco tempo depois a editora perdeu os direitos de publicação da linha Vertigo/DC aqui no Brasil, que passaram para a toda-poderosa Panini Comics, que, também sabiamente, não reiniciou a publicação do volume 1, mas continuou a partir do volume 7: Salvação (41-50 de Preacher) em 2009, com formato americano, papel couché e capa dura, seguida pelo volume 8: Às portas do Inferno (de 51 a 58 de Preacher, mais o especial Preacher: O Cavaleiro Altivo) em 2010 e Álamo (59-66 de Preacher), em 2011, teoricamente, concluindo (apesar das muitas editoras e variados formatos) a publicação da série no Brasil.


Primeiros volumes lançados pela Panini foram os três últimos da série. Clique nas imagens pra ampliar.

Outra dúvida deve ter surgido nessa leitura: porque usei a palavra “teoricamente” quando falei sobre a conclusão da série no Brasil? Você, leitor mais atento deve ter percebido a ausência do volume 4 dos encadernados da série que foram publicados por aqui, né? (se não percebeu, procure, que com certeza você não vai achar). Pois é, esse volume, que corresponde à compilação dos especiais O Santo dos Assassinos (minissérie protagonizada por um dos principais antagonistas da trama principal), Os Bons Companheiros (protagonizada pelos loucos familiares de Jesse) e A História de Você Sabe Quem (protagonizada pelo Cara de Cu) nunca saiu como encadernado e volume da série. O lance é que todos esses especiais foram publicados por aqui, sendo O Santo dos Assassinos em formato de minissérie mesmo, pela Abril lá em 1997, A História de Você Sabe Quem, pela Tudo em Quadrinhos, em 1999, sendo posteriormente republicada pela Pixel, em 2007 (juntamente com O Cavaleiro Altivo, como já foi dito aqui) e Os Bons Companheiros, em 2002, pela Brainstore.

Posteriormente recomeçaram a série do início, no mesmo formato luxuoso. 



Pois bem. O último movimento da Panini foi reiniciar a publicação dos encadernados retroativamente, a partir do primeiro volume, chegando recentemente (este mês) no aguardadíssimo volume 4, sendo que o 5 e 6 (últimos que faltam ser publicados pela editora) já estão prometidos, com a data improvável de novembro deste ano. Digo improvável porque, apesar de no site constar como este mês, as edições não entraram no checklist do mês. A dúvida que fica é se foi um erro ou se não entrou apenas por não haver ainda a confirmação da informação.  A boa notícia é que, caso não saiam este mês (tô apostando que não!) pelo menos devem sair em breve, já que na esmagadora maioria das vezes, a editora tem cumprido o que promete aos seus leitores (com reiterados atrasos, impossível não lembrar), fazendo um bom trabalho de publicação da Vertigo/DC no Brasil. Ouso dizer, sem margem de dúvida, que o melhor em toda a história do selo no Brasil. que finalmente conseguiu de uma vez por todas pôr um ponto final do que ficou conhecido como a Maldição de Preacher no Brasil que, apesar de se tratar de uma das melhores (considerando público leitor e crítica) séries publicadas pelo selo de todos os tempos e não ser tão grande (66 edições mensais mais 6  especiais), nunca teve uma publicação coesa por aqui.

Abaixo os dois encadernados restantes, já prometidos pela editora:


Clique aqui e saiba um pouco mais sobre a HQ Preacher.
Clique aqui e aqui leia sobre a adaptação pra tevê.
Clique aqui pra comprar os volumes de Preacher em HQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.