Categorias

sábado, 16 de julho de 2016

"Guerra Secretas" ganha reedição pela Panini na "Coleção Histórica Marvel"

Dentro das várias Coleções Históricas da Marvel que vêm sendo publicadas nos últimos anos a Panini dedicou um de seus boxes a um grande clássico da editora: Guerras Secretas. A história, publicada pela primeira vez entre 1984 e 85 é uma espécie de protótipo do que posteriormente ficou conhecido como Megassaga, uma grande história interferindo com vários personagens de uma editora, inclusive em suas publicações de linha.

A saga apresentou um novo personagem conhecido como Beyonder, que colocou vários heróis e vilões da editora frente a frente pra se enfrentarem até a morte no Mundo Bélico, espécie de planeta campo de batalha. Além de interferir em toda a Marvel durante os 12 meses de sua publicação, Guerras Secretas deixou algumas consequências que foram sentidas por muito tempo em alguns personagens, como o uniforme negro do Homem-Aranha, simbionte que, por sua vez, gerou ninguém menos que Venom, um dos maiores vilões do personagem até os dias de hoje.

Com roteiro de Jim Shooter (Legião dos Super-Heróis) e arte de Mike Zack (Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven) e Bob Layton (Homem de Ferro), Guerras Secretas mantém o padrão das Coleções Históricas publicadas pela Panini, com lombada quadrada, capa cartão, miolo em off-set e acabamento retrô, emulando capas de gibis antigos (e surradas pelo tempo) e um box especial pra guardar sua coleção com estilo na estante. Cada volume custa R$ 23,90.


Guerras Secretas já ganhou no Brasil duas publicações em formatinho pela Abril Jovem (uma nos anos 80, cheia de cortes, e outra nos anos 90, dentro da mensal A Teia do Aranha). A própria Panini também já publicou, em formato americano e capa cartão, mas faz muitos anos. Recentemente foi a vez da Salvat lançar a megassaga compilada em dois volumes com acabamento especial (capa dura e miolo em couché).