Categorias

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Caio Oliveira: TavernaPOP! entrevista o quadrinhista piauiense que chegou ao mercado norte-americano com obra autoral

O quadrinhista piauiense Caio Oliveira (Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo) lançou recentemente "Super-Ego" (infelizmente, por ora, disponível apenas em inglês), uma Graphic Novel autoral que conta com sua arte e roteiro ambientada no mundo dos super-heróis. A trama apresenta as “neuras” desses seres poderosíssimos que, como nós, reles mortais, às vezes precisam da ajuda de um profissional pra enfrentar seus dilemas.
ntemente

A Taverna entrevistou o cara sobre sua carreira, sua nova obra, os mercados nacional e internacional das HQs sua parceria com o irmão e sócio na livraria Quinta Capa Quadrinhos, Bernardo Aurélio , também quadrinhista, autor de Por Dentro do Máscara de Ferro e parceiro de Caio em Foices e Facões - A Batalha do Jenipapo, obra que trata de um importante episódio pouco comentado nacionalmente da história do Brasil.

Confira a entrevista abaixo:

TP!- Como e com que idade você começou a ler HQs?
Caio - Meu pai já nos dava gibis (a mim e meus dois irmãos) antes mesmo da gente aprender a ler. Lembro de acordar e encontrar na cabeceira da cama um monte de gibis variados, de Turma da Mônica a X-Men, gibis dos Trapalhões, do Zé Colmeia, Manda Chuva, Heróis da TV, enfim, gibi de todo tipo! A maioria se perdeu, a gente não sabia ler, então pintava ou recortava pra brincar com os "bonequinhos de papel". Meu "bonequinho" favorito era um Tocha Humana voando, pelo John Byrne (X-Men, Quarteto Fantástico). 

TP!- E a produzi-las?
Caio -Também muito cedo. Eu desenhava meus próprios gibis em cadernos de pauta. Sempre histórias de super-heróis, que eram meus favoritos. Eram muito tosquinhos, claro, mas foi muito importante no processo de aprendizado, que apliquei depois nos fanzines.

TP!- Como tem sido a experiência de produzir HQs aqui no Piauí?
Caio - Hoje em dia, com a internet, o lugar onde se produz é quase irrelevante. Viver nos grandes centros é uma experiência bacana pelo contato pessoal com outros artistas, editores, eventos especializados, enfim, pessoas do meio editorial, mas a parte braçal da coisa pode ser feita em qualquer lugar.

TP!- Você tem algum tipo de trabalho paralelo?
Caio - Junto com meu irmão montamos uma loja especializada em quadrinhos em Teresina, a "Quinta Capa". Não vai nos deixar ricos, mas paga as despesas básicas. Além disso, aqui e acolá aparece um serviço de ilustração pra tirar um extra.

TP!- E sua parceria com o Bernardo? Como ficou dividida a produção?
Caio - Eu e o Bernardo (meu irmão) temos vários projetos próprios que vamos tocando em paralelo com a loja sempre que podemos. Juntos fizemos apenas "Foices e Facões" (onde fiz os esboços que foram finalizados por ele, que também ficou responsável pelo roteiro), uma história curta do Máscara de Ferro, e temos planos de uma adaptação de Noite na Taverna (um dia!).

TP!- É possível viver desse tipo de arte no Piauí?
Caio - Se você conseguir um contrato com alguma editora gringa das grandes (Marvel ou DC) sim. Não é meu caso, até agora só peguei trabalhos independentes.

TP!- Como você vê avalia a qualidade das HQs atuais no mercado internacional? O que tem se destacado na sua opinião?
Caio -Tenho lido pouco do material que fez minha cabeça quando moleque... das grandonas, só tenho lido Homem-Aranha, e mesmo assim sem muita empolgação. Tem material bacana saindo, como "Thor" do (JasonAaron, "Gavião Arqueiro" do (Matt) Fraction, e "Demolidor" do (Mark) Waid (e, se garimpar bem, dá pra encontrar mais), mas perdi o pique de acompanhar as mensais. Mas tenho acompanhado  avidamente o trabalho do (Robert) Kirkman em "The Walking Dead" e "Invincible", dois materiais sensacionais.

TP!- E a produção nacional? Como você a vê atualmente?
Caio - Os mais otimistas apontam o atual momento como o revival da produção nacional, por conta do gás que o Catarse injetou no mercado. Não sei se é pra tanto, mas tem muita coisa bacana saindo sim. Espero que o Catarse seja uma ferramenta que tenha vindo pra ficar, e não seja apenas uma bolha.
Ilustração (autorretrato) de Caio Oliveira utilizada atualmente na capa de sua página no Facebook
TP!- Fale um pouco sobre Super-Ego, seu último trabalho.
Caio - "Super-Ego" foi um projeto que comecei a trabalhar em 2006, quando planejei umas tiras cômicas com um psicólogo conversando com super heróis como o "Batman", "Homem-Aranha", "Hulk", etc. Percebi que poderia fazer algo maior com esse conceito e criei a história em 4 partes. O conceito permaneceu o mesmo, "tratar" os super heróis de seus traumas.

TP!- Como surgiu a oportunidade de publicar no mercado norte-americano?
Caio - Assim que terminei o gibi, em meados de 2008, tentei vender o projeto pra várias editoras grandes (nacionais e gringas), mas sem sucesso. Então engavetei o projeto e ficou por isso até que Mike Kennedy, um americano dono do site sequentialink perguntou se eu tinha interesse em publicar a história no site dele. Aceitei e um dia ele resolveu publicar impresso, por uma editora que estava montando, a Magnetic Press

TP!- Como adquirir um exemplar?
Caio - Está a venda no site amazon.com, ou através do site da editora. Também ainda possuo as últimas edições que me foram cedidas pela editora à venda na Quinta Capa Quadrinhos.

TP!- Como o leitor pode acompanhar sua produção atualmente? 
Caio - Tenho produzido muitas tiras e ilustrações que tenho publicado na minha página do Facebook Cantinho do Caio. Procurem lá que tem muito material bacana!

TP! - Que recado você deixa pra quem, assim como você e seu irmão, pretende se tornar um quadrinhista?
Caio - Muito treino e muita persistência. Eu tenho feito o primeiro desde sempre, e o segundo desde 2006, quando preparei meu primeiro teste. Perdi as contas de quantos "nãos" já ouvi e quantos ainda ouvirei. Faz parte.


Confira abaixo o interessantíssimo e muito bem produzido trailer da Graphic Novel "Super-Ego" (em inglês, com legendas em português):


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Finalmente: Panini vai publicar "Miracleman" no Brasil

A editora Panini Comics anunciou recentemente que publicará por aqui em breve (nunca se sabe de quanto tempo ela está falando, infelizmente) a cultuada (e controversa) série Miracleman, personagem criado em 1953 por Mick Anglo para a editora inglesa Len Miller & Son (onde ainda se chamava Marvelman), como substituto do norte-americano Capitão Marvel, que teve ótimas fases, inclusive contando com autores hoje conceituadíssimos, como Alan Moore (Monstro do Pântano, Liga Extraordinária) e Neil Gaiman (Sandman, Os Livros da Magia). A editora não deu maiores detalhes sobre a publicação, apenas que a primeira edição terá duas opções de capa: metalizada, por R$ 13,90 e capa simples, por R$ 8,90. 

Arte de Joe Quesada pra uma das capas
da primeira edição americana da Marvel
Ao que tudo indica, a publicação será mensal, diferentemente do que se esperava pra materiais de qualidade e antigos desse tipo, normalmente publicadas em encadernados, com arcos completos (quase sempre em capa dura e miolo em papel de qualidade). Não foram dados detalhes sobre que fase específica será publicada nessas primeiras edições, apesar de estar rolando o boato de que será a de Moore, que acabou reinventando o personagem no começo da década de 80, tirando a aura de ingenuidade e oferecendo aos leitores um tom sombrio às suas aventuras, que o levou ao auge de popularidade, redefinindo todo seu conceito e influenciando nas histórias que foram produzidas dali em diante.

Motivo da demora da publicação por aqui
A publicação por aqui demorou tanto a chegar ao Brasil devido à reiterados problemas judiciais envolvendo os direitos do personagem, que já passou por várias editoras, entre as quais a Quality Communications (que o publicou na antologia Warrior), o quadrinhista Tood McFarlane (Spawn, Homem-Aranha), que acabou não publicando nada do personagem e, após uma longa batalha judicial passou para Neil Gaiman, que, por sua vez, acabou vendendo à Marvel, parceira da Panini no Brasil, hoje detentora dos direitos de publicação do personagem. 

A nova “casa” do personagem tem feito um bom trabalho editorial, publicando tanto as fases mais clássicas, como a de Moore, quanto novas aventuras produzidas atualmente. A promessa é que a primeira edição sairia ainda esse mês, o que é praticamente impossível, dada a data que já estamos (e os antecedentes da editora, que tradicionalmente atrasa suas publicações por aqui).

Clique aquiaqui, aqui, aqui e aqui pra ler sobre Alan Moore.
Clique aqui, aqui e aqui pra ler sobre Neil Gaiman.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Saiu o primeiro trailer completo de "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros"

Depois de informar que o primeiro trailer completo de Jurassic Word: O Mundo dos Dinossauros só seria divulgado na próxima sexta-feira (28/11), parece que a Universal Studios resolveu voltar atrás e decidiu divulgá-lo ontem à noite mesmo. A nova produção dá continuidade à franquia  ambientada num parque temático com dinossauros de verdade iniciada por Steven Spielberg (E.T, Cavalo de Guerra),  que também participa desta como produtor, há mais de 20 anos.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros estreia 11 de junho de 2015.

Aperte o play e confira o primeiro trailer completo:





terça-feira, 25 de novembro de 2014

Edição especial da Rolling Stones revisita trajetória do Led Zeppelin

A Rolling Stone Brasil em mais um acerto daqueles está lançando este mês Led Zeppelin – Edição de Colecionador, volume especial da revista que resgata toda a trajetória da banda, ainda hoje considerada por muitos headbangers do mundo todo como uma das maiores de todos os tempos, desde seu início no final dos anos 60, atingindo seu apogeu e decadência na década posterior e se extinguindo em 1980 e seu breve retorno de apenas uma noite em 2007.

A edição especial busca dar vazão não apenas ao som pesadíssimo e muito bem trabalhado da banda, mas a toda a mística que envolve sua história, inclusive algumas confusões. Muitas entrevistas recheiam o volume de 90 páginas em papel especial que, entre outras coisas, ajudam a esclarecer alguns mal-entendidos e mitos que envolvem a banda.

Não bastasse tudo isso, a edição especial conta ainda com a discografia comentada dos caras e um guia definitivo desse gigantesco quarteto formado por Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (voz), John Bonham (bateria) e John Paul Jones (baixo) dona de clássicos eternos como Stairway to Heaven, Immigrant Songs, Black Dog, Moby Dick, entre vários outros.

Vale muito a pena adquirir essa edição. Imperdível pra quem gosta de roquenrol de qualidade e quer saber um pouco mais sobre essa banda que revolucionou pra sempre a história do rock, mesclando vários estilos e linguagens pra chegar a um som tão inovador, que até hoje colhe frutos.

Com informações da Rolling Stones Brasil.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

"Better Call Saul": Spin-Off de Breaking Bad ganha seu primeiro teaser

Se você ainda não sabe o que é Breaking Bad (por qualquer motivo que seja), não perca seu tempo e clique aqui pra saber. Pois é. O lance é que a série, que foi um dos maiores sucesso de público e crítica recente, rendeu cinco ótimas temporadas, acumulando vários prêmios e chegou ao fim no ano passado com um episódio que, diferente de muitas outras ótimas séries que acabaram mal, manteve o ótimo nível da trama até o último segundo. Pois é. A AMC (Breaking Bad, The Walking Dead) está produzindo um spin-off (série derivada) protagonizada pelo advogado picareta do protagonista Saul Goodman magistralmente interpretado em Breaking Bad (e agora revisitado) por Bob Odenkirk (Um Novato na Prisão).

A princípio pode parecer um caça-niqueis daqueles, mas, se você parar pra pensar: uma história protagonizada por esse tipo de advogado que vive à margem da lei e tem vários clientes pra lá de suspeitos pode render um bocado de confusões, tendendo ainda mais pro humor e situações bizarras, com várias reviravoltas interessantes. Claro que são meras especulações deste escrevinhador. Enfim, acho que merece uma chance, principalmente pelo fato dos criadores da série original, Vince Gillian e Peter Gould estarem envolvidos no desenvolvimento dessa nova série que, nem estreou e já foi renovada pra 2ª temporada com 13 episódios.

Nos resta esperar e torcer pra vir coisa boa. Por enquanto, fique com o primeiro teaser que já dá uma ideia do que podemos esperar de Better Call Saul, que deve ser passar alguns anos antes do novo protagonista conhecer Walter White (Bryan Cranson) e Jesse Pinkman (Aaron Paul) e defendê-los em seus negócios escusos de metanfetamina. O saudoso e durão Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) deve retornar como capanga de Saul e o elenco conta ainda com o reforço de Michael McKean (Isto É Spinal Tap) como  Chuck (irmão de Saul); Rhea Seehorn (Whitney), Patrick Fabian (O Último Exorcismo), entre outros. A série estreia 8 de fevereiro nos Estados Unidos e por aqui deve chegar direto pela Nelflix em dada ainda não divulgada. 

Aperte o play e confira:


Clique aqui pra ler o review da primeira temporada de Breaking Bad.

"Jurassic Word - O Mundo dos Dinossauros" lança segundo teaser

Depois de um teaser que deixou muita gente com água na boca (e muitos revoltados, por não terem visto nenhum dinossauro) a Universal lançou mais um teaser de Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros, no aquecimento pro primeiro trailer, que chega na net nessa sexta-feira. Curtíssimo, mas já com um certo vislumbre visual do filme.

A produção contou com locações no Havaí e na Louisiana e se passara na fictícia Ilha de Nublar nos dias atuais, mesmo local onde o Parque dos Dinossauros original foi inaugurado no primeiro filme da franquia. O local é um parque temático onde o público têm a oportunidade de ver dinossauros de verdade clonados a partir de células recuperadas de fósseis desses animais pré-históricos.  

Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Idris Elba (Os Perdedores) e Vincet D'Onofrio (Guardiões da Galáxia) estão no elenco da película dirigida por Colin Trevorrow (Sem Segurança Nenhuma, Gary: Under Crisis) e estreia 12 de junho do ano que vem.



Ah. E não esqueça: O trailer completo estreia sexta-feira agora (28/11). Você vai poder conferir por aqui também.