Já faz um tempo que a Taverna tá devendo um review das temporadas Vikings, ótima produção do irlando-canadense do History Channel criada por Michael Hirst (The Tudors), cuja primeira temporada, sobre a qual nos debruçaremos agora, estreou em 03 de março de 2013 simultaneamente nos Estados Unidos e Canadá. A, cuja trama é centrada na baixa Idade Média, é filmada na Irlanda, narrando a história do guerreiro Ragnar Lothbrok (em excelente e cínica atuação de Travis Fimmel), que inicia a série como um fazendeiro que ocasionalmente saqueia cidades vizinhas em nome de seu earl (espécie de senhor feudal nórdico) Haraldson (Gabriel Byrne), líder de sua região, porém com a visão estreita quanto à expansão de suas conquistas. Ele acaba sendo desafiado pelo visionário Ragnar, rendendo várias reviravoltas interessantes.
Nesta primeira temporada já é bem perceptível o clima de conspiração e conflitos internos e externos (nem sempre armados) que deve permear toda a série, com cada personagem tendo sua própria história e motivações, muitas vezes, bem pouco honrosas. Ninguém está lá à toa e o elenco, muito bem selecionado, inclui Clive Standen, como Rollo, irmão e eterno rival de Ragnar, inicialmente pelo amor de sua linda e guerreira esposa Lagherta (Katheryn Winnick), posteriormente em busca de sair de sua sombra. O veterano Gabriel Byrne dispensa apresentações, representando magistralmente o suserano de Kattegat, região onde este grupo de nórdicos vive e se passa a maior parte da história. Destaque também pras ótimas atuações de Gustaf Skarsgård como Floki, um construtor de barcos e fiel amigo de Ragnar, Jessalyn Gilsig, como Siggy, esposa do Earl Harldson, que passa por uma interessante reviravolta ao longo dessa primeira temporada e George Blagden, que vive Athelstan, um monge católico anglo-saxão do mosteiro de Lindisfarne, capturado por Ragnar em sua primeira incursão a terras britânicas.

Confesso que após os 9 episódios desta temporada, devido ao clima dado em seu último episódio, fiquei um pouco desanimado pra assistir a segunda temporada, mas não me arrependi nem um pouco de dar uma nova chance à série, pois se tratava apenas a calmaria antes da tempestade, que é toda a vindoura temporada, onde ganham destaque o rei Horik (Donal Logue) e a princesa Aslaug (Alyssa Sutherland), por quem Ragnar se encanta, quando a conhece em uma de suas viagens.
![]() |
Rollo, Ragnar e Lagertha |
No Brasil as duas primeiras temporadas da série estão disponíveis pelo serviço de streaming da Netflix, infelizmente ainda sem previsão de estreia da terceira, que já estreou, inclusive, que inclusive ganhou sua conclusão lá fora.
Em breve teremos novos reviews. Você não perde por esperar.