![]() |
Arte de capa do LP original na época do lançamento... |
O contexto é o ano de 1986, obviamente antes da Constituição de 1988 e o Brasil ainda engatinhava pra chegar à Democracia, que na verdade nunca foi plenamente alcançada. Após o primeiro “Rock in Rio”, que consolidou de vez o gênero no país, porém com o som de outras bandas nacionais, como “Os Paralamas do Sucesso” e “Barão Vermelho”, que passavam por ótimas fases musicais e poéticas. Eis que, meio que de forma apressada e gravada nas pausas entre ensaios e gravações de outras bandas maiores (hoje totalmente desconhecidas), foi concebido o LP “Longe Demais das Capitais”, primeiro dos “Engenheiros do Hawaii”, com uma sonoridade ainda em formação, indecisa, flertando com vários ritmos como o Roquenrol, Ska, Reggae, entre outros. O álbum marca a juventude da banda, quando todos sonhamos, criticamos tudo e todos e, tantas vezes, parecemos ingênuos e outras vezes até somos mesmo.
![]() |
... e arte em PB utilizada em posterior relançamento em CD |
Um tanto quanto irregular em sua sonoridade, são destaques desse primeiro disco “Toda Forma de Poder” (politicamente pessimista), “Segurança” (irônica e ponderada entre o ter e o ser), “Todo Mundo é uma Ilha” (filosófica ao extremo) e “Crônica” (o que realmente é importante pra você?). Entendo o álbum como uma pequena mostra, na verdade, uma verdadeira promessa, cumprida com louvor a partir de “Revolta dos Dândis”, lançado no ano seguinte (que será tema de novo review aqui na Taverna), onde a banda começa a definir uma sonoridade singular no Rock Brasil que perdurou por muito tempo.
![]() |
Uma das raras imagens de arquivo da época |
1. Toda A Forma De Poder
2. Segurança
3. Eu Ligo Pra Você
4. Nossas Vidas
5. Fé Nenhuma
6. Beijos Pra Torcida
7. Todo Mundo É Uma Ilha
8. Longe Demais Das Capitais
9. Sweet Begônia
10. Nada A Ver
11. Crônica
12. Sopa De Letrinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.