Categorias

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Review: "Antologia Vampiro Americano"

Um lançamento que adquiri em meados de 2014 e nunca dei muita atenção foi Antologia Vampiro Americano (Panini Comics/Vertigo). Explico o motivo de minha apatia pela leitura imediata do material: acompanhava a série de Scott Snyder (Batman dos Novos 52) e do desenhista gaúcho Rafael Albuquerque (Superman/Batman) na extinta Vertigo mensal e, depois de um primeiro arco realmente impolgante, que contou com uma mãozinha de ninguém menos que o escritor Stephen King (O Iluminado, Carrie, a Estranha) nos roteiros foi, aos poucos se tornando meio que uma história sem grande brilho ao longo das edições, se desgastando ao ponto de ir me olvidando de acompanha-la adequadamente.

Acontece que meses depois entre várias outras leituras variadas comecei, como quem não espera muita coisa, a tal Antologia. Fiquei surpreso com a proposta da edição e quão bem executada ela foi. Nela temos os autores da série emprestando, de coração, seus "brinquedos" pra que outros autores, como os brasileiros Fábio Moon e  Gabriel Bá (Daytripper, 10 Pãezinhos), Jason Aaron (Escalpo), Jeff Lemire (Sweet Tooth), entre muitos outros pudessem brincar também, apresentando pequenos contos ambientados no mundo de Vampiro Americano, porém, sem pra isso perder o foco de suas visões artísticas únicas pra isso. Interessante a liberdade criativa dada a eles pra compor suas histórias e personagens que conseguem cativar o leitor em poucas páginas. Lemire, por exemplo, deixa de lado o Vampiro Americano e seu conto e fala de um Vampiro Canadense, puxando a brasa pra sua sardinha, os irmãos Moon e nos apresentam um conto policial, que sabem contar tão bem e Aaron, claro, fala sobre um dos primeiros contatos entre os vampiros (ainda europeus) e os nativos americanos e como eles lideram com o assunto. E olha que citei apenas algumas das histórias da edição.


O acabamento foi um ponto muito interessante do volume, atraindo tanto os leitores de longa data da série quanto ocasionais, conseguindo apresentar por um preço convidativo ótimas histórias fechadas que conseguem dar um ótimo parâmetro do que a ela tem de melhor, sendo uma ótima porta de entrada pra quem não conhece. Pode parecer viagem minha, mas me lembrou um pouco a liberdade criativa dada aos autores na série Graphic MSP pela Panini/Maurício de Souza Produções, oferecendo aos autores a oportunidade de realmente dar a sua visão específica sobre os personagens e o contexto em que estão inseridos.

Por ser um lançamento de bancas não deve ser tão fácil de encontrar como os muitos lançamentos exclusivos para livrarias e comic shops  da editora (como os próprios encadernados de Vampiro Americano, que atualmente está em seu terceiro volume), mas vale muito a pena um pouco de esforço pra adquiri-la, pois além de apresentar vários ótimos contos vampirescos produzidos por grandes talentos da indústria, tem um ótimo acabamento. Custo benefício excelente.

Informações sobre a edição:
Linha editorial: Vertigo/DC 
Formato: 17 x 26 cm 
Capa: Couché
Miolo: LWC 
Lombada: Canoa (Grampeada)  
76 Páginas 
Preço: R$7,50 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.