Categorias

quinta-feira, 6 de março de 2014

Confirmado: Panini vai cancelar o mix mensal Vertigo

Capa da histórica  no Brasil (e
penúltima) no edição de número 50
Após uma chuva de especulações nos últimos meses, iniciadas com o fim das assinaturas da revista "Vertigo" em junho do ano passado e seguido pela grande correria pra encerrar as séries em andamento no mix mensal como “Casa dos Mistérios” e “Escalpo”, foi confirmado no editorial da edição n° 50 o cancelamento da revista em sua próxima edição, que deve chegar às bancas em abril. A publicação foi a mensal mais longeva do selo no Brasil, que sempre foi problemático por aqui, com passagem por várias editoras, como "Pixel Media", "Metal Pesado", entre tantas outras.

Apesar de, num primeiro momento, ser um fim, a notícia não deve ser vista com pesar pelos leitores, pois observando-se sob um prisma "macro", mais parece uma adaptação ao mercado. Nos últimos anos a editora tem lançado muito material de banca em encadernados com arcos de história completos, na esmagadora maioria das vezes, de forma bem sucedida, como o comprovam a publicação completa e em curto espaço de tempo de séries longas, como “100 Balas” (100 edições), “Y - O Último Homem” (60 edições) e “Ex-Machina” (50 edições) e o ritmo de publicação da recente encarnação de "Planetary" no Brasil, que em pouco mais de três meses já está em seu terceiro (e penúltimo!) encadernado. 

Novas e excelentes expe-
riências :"Planetary"...
Apesar de não ter sido confirmada há mais tempo, ao que tudo indica, houve um planejamento antecipado do cancelamento do título mensal, que não vai deixar os fãs na mão, pois encerrará a grande (e melhor do mix, com certeza) saga de "Escalpo"(60 edições)já encerrou "A Casa dos Mistérios" (42 edições) na edição passada na própria mensal e deve encerrar o arco de "Hellblazer" em andamento, amarrando todas as pontas soltas que poderia deixar para ser completada no futuro, mostrando respeito por parte da editora a seu público.

...e "Sweet Tooth: De-
pois do Apocalipse".
Talvez a decisão seja na verdade a mais acertada até mesmo para os leitores, que terão seus títulos favoritos em arcos completos, não mais sendo obrigados a comprar outras várias histórias (muitas vezes bem mais fracas) num mesmo "mix" para acompanhar a(s) que realmente gosta e como saem cinco, seis edições mensais em cada encadernado (geralmente trimestral), as séries tendem a ser concluídas em espaço de tempo até menor que o de sua publicação original no mercado estadunidense, vide as recentes “Sweet Tooth: Depois do Apocalipse” e “O Inescrito”. O problema é que com certeza devem sair menos títulos, mas provavelmente, os melhores serão escolhidos, pois já estão prometidos, por exemplo, os ótimos (e esperadíssimos): “Os Invisíveis” (Grant Morrison) e a fase de Alan Moore à frente de "A Saga do Monstro do Pântano”. Nos resta roer as unhas e esperar pra ver o que a editora está preparando para os próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.