Categorias

quarta-feira, 25 de março de 2015

Publicações do "Universo Valiant" passam por mudanças no Brasil

A HQM, editora que assumiu em 2013 a publicação dos personagens da Valiant por aqui, divulgou esta semana via fanpage no Facebook o anúncio oficial abaixo transcrito, informando que as dois mixes mensais da linha (X-O Manowar e Universo Valiant) serão cancelados, passando a ser publicados em encadernados a partir de agora, continuando X-O Manowar (que já ganhou seu primeiro encadernado no ano passado), com X-O Manowar - Vol.2: Entra em Cena: Ninjak e iniciando Harbinger, com Harbinger - Vol.1: O Despertar do Ômega. A editora prometeu ainda o lançamento de encadernados de  Bloodshot e Quantum & Woody para breve.

Leia abaixo o comunicado oficial na íntegra:
"Caros amigos e leitores. É com grande tristeza que anunciamos o cancelamento das revistas mensais da Valiant aqui no Brasil. A boa notícia é que as séries continuarão em encadernados, com o lançamento de X-O Manowar volume 2 e Harbinger volume 1 no início do mês que vem (chegam esta semana na Comix), com Bloodshot volume 1 e Quantum & Woody volume 1 no mês que vem.

O motivo é simples. Nossas vendas não são satisfatórias, gerando um grande prejuízo para a editora. A conta era muito simples, mas não batia. Se as mais de 2.300 pessoas que curtem esta página de fato comprassem as HQs, era possível continuar publicando as séries, ainda que tendo lucro zero. Nunca foi nossa intenção ganhar dinheiro com a Valiant, mas sim fornecer boas histórias a um custo e qualidades honestos. No entanto, o prejuízo estava grande demais para conseguir manejar a situação.

Não vamos utilizar este espaço para reclamar das mazelas do mercado nacional de quadrinhos. Diferente disso, vamos tentar oferecer uma solução viável. Para os compradores das revistas mensais da Valiant, daremos desconto de 40% no preço de capa dos encadernados para a compra de todos os volumes que já foram publicados nas revistas nacionais, e também em Quantum & Woody volume 1.

Para tal, só é preciso enviar uma foto com sua coleção Valiant completa mais um documento de identidade para o e-mail valiant@hqmaniacs.com com o seu pedido. Isso significa que os volumes 1, 2 e 3 de X-O Manowar, Harbinger, Bloodshot, além dos encadernados de As Guerras Harbinger e Quantum & Woody volume 1 terão desconto de 40% cada para quem já colecionava a linha Valiant.
Agradecemos a compreensão e fidelidade de todos vocês, leitores, que continuam nessa empreitada conosco.

Um forte abraço".

Ainda sobre o assunto, os editores da HQM sugeriram hoje mesmo pelo mesmo canal a publicação de mais duas edições dos mixes (uma de cada título) pra fechar os arcos que ficaram em aberto, consultando o público leitor a fim de avaliar o interesse e viabilidade desse "projeto".

Confira abaixo o post da editora:
"Pessoal, se fizermos mais duas edições para fecharmos os arcos em aberto (uma de X-O Manowar e outra de Universo Valiant), quantos comprariam? Poderíamos fazer a tiragem do número exato, para não haver sobras, e cobraríamos o preço justo, talvez os mesmos R$ 12,90 (talvez mais, talvez menos), pois não teríamos o custo de distribuição - somente dos Correios. O que acham da ideia de fazermos um orçamento? Para isso, precisaríamos do número exato de pessoas que querem completar sua coleção. Assim fecharíamos Planeta Morte e Harbinger Wars, pelo menos. Portanto, essas edições não iriam para bancas. Aguardamos seus comentários".

O que nós achamos de tudo isso
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a editora pela transparência com que tratou seus leitores e também pelas soluções sugeridas, que, de uma forma ou de outra tentando agradar "gregos e troianos", ou seja, tanto os leitores que colecionavam as mensais e não teriam continuidade de suas séries no formato (que podem comprar as edições encadernadas com 40% de desconto), quanto aqueles que possam querer continuar com as primeiras edições no mesmo formato que saiu originalmente e podem ou não dar continuidade às suas coleções (com a consulta sobre a viabilidade de mais uma edição de cada mix. Caso ela role, claro). 

A única ressalva é sobre a forma que optaram por dar continuidade às coleções, pois, na nossa opinião seria mais interessante continuar de onde haviam parado as mensais pra, posteriormente relançar o material em encadernados. Por quê? Manteria o público interessado, pois se sentiria menos lesado por sere obrigado a comprar material repetido com tão pouco tempo de diferença entre uma versão e outra. Um clássico exemplo é o que aconteceu com Preacher no Brasil, que após algumas tentativas frustradas por editoras pequenas passou pras mãos da Devir, que a iniciou em encadernados (em formato "paraguaio", menor que o americano, com capa cartão e miolo em papel de qualidade), chegando até o terceiro encadernado, posteriormente a Pixel Media lançou mais dois no mesmo formato. Então a Vertigo passou pras mãos da Panini, que numa sábia decisão, deu continuidade ao que vinha sendo publicado em um formato mais luxuoso (formato americano, capa dura e miolo em couché) até concluir a série, posteriormente relançando os primeiros números. Reiniciando a coleção, as vendas dos primeiros volumes, provavelmente não serão muito boas, pois o público-alvo é o mesmo e, provavelmente já possui o material, podendo não ter interesse em comprá-lo (pelo menos, não agora).

No mais, o saldo é extremamente positivo. A editora vem prestando um ótimo trabalho (salvo alguns problemas contornáveis, como a periodicidade incerta), trazendo aos leitores brasileiros essas histórias de qualidade fora do eixo Marvel-DC, produzidas por bons roteiristas e artistas, com visões diferenciadas sobre o "super-heroísmo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.