Categorias

sábado, 27 de maio de 2017

DECEPÇÃO GALÁTICA: Review especial da HQ "Guardiões da Galáxia Vol. 1: Vingadores Cósmicos"


capa do primeiro volume dos Guardiões
escrito por Bendis pra Nova Marvel
Texto produzido especialmente pelo parceiro e também "quadrinhófilo" Thiago Ribeiro, a quem a Taverna faz novamente agradecimentos especiais.


Após ter assisto, e me decepcionado (não me odeiem, mas o volume 01 é muito melhor e mais coeso), com GUARDIÕES DA GALÁXIA VOLUME 02, mesmo após ter visto o filme na sala MARCRO 3D, com direito a som de filme de tão boa qualidade que até o momento eu não tinha vivenciado, me veio uma vontade absurda de reler o arco inicial do autor Brian Michael Bendis à frente dos guardiões. E, novamente, que decepção estrondosa. 

Os dois volumes da coleção NOVA MARVEL dos Guardiões da Galáxia são achados de forma relativamente fácil ainda, pois os volumes VINGADORES CÓSMICOS e ÂNGELA saíram pela Panini recentemente, tendo até bons descontos em sites de venda. As histórias foram anteriormente publicadas em UNIVERSO MARVEL, revista mensal, até ganharam revista própria em março de 2015. Porém, os dois volumes são decepcionantes, principalmente por que o autor veio de uma fase muito elogiada à frente do título de VINGADORES, franquia que ele renovou e transformou em uma franquia digna dos filmes que geram milhões para a Marvel. 

A primeira edição abre muito bem ao mostrar a história dos pais de Peter Quill, sendo os diálogos bens escritos e ágeis, marca de Brian Michael Bendis (Demolidor, Homem-Aranha Ultimate), porém, o final da primeira parte é feito de forma apressada, não explicando como Peter veio a se denominar como Senhor das Estrelas, diminuindo assim o impacto do começo. E isso é uma constante do primeiro volume.

Os personagens, agora famosos, na época não eram tão conhecidos do grande público, e, apesar de terem passado por uma excelente fase com os escritores Dan Abnett (Juiz Dredd) e Andy Lanning (Justiceiro: Ano Um), os leitores de quadrinhos não tinham os Guardiões como classe A das equipes da "Casa da Idéias". Bendis não faz questão de apresentar os personagens ou desenvolver a personalidade do Senhor das Estrelas, Rocket Racum, Groot, Gamora e Drax. A participação do Homem de Ferro no primeiro volume só serve como um figurante de luxo, pois não acrescenta nada à história, a não ser o humor ácido característico do personagem pós-Robert Downey Jr.


O mote de Guardiões da Galáxia volume 01 – VINGADORES CÓSMICOS não alcança o seu objetivo ao desenvolver a trama de que, devido a decisão do recém-formado Conselho Galáctico, a terra era território intocável por todas as raças espaciais. Bendis escreve a trama tentando desenvolver o caráter maquiavélico do rei de Spartx, o pai do Senhor das Estrelas, mas não consegue criar tensão ou suspense nas atitudes dos personagens, deixando o resto da história apenas para cenas de ação e diálogos ágeis, sem aprofundamento.

O que se destaca no livro 01 é a arte da história. Steven McNiven (Guerra Civil, Thor) e Sara Pichelli (Ultimate Homem-Aranha) se superam em cenas de ação limpa e rápidas, não deixando o leitor se perder nas diversas páginas. Destaque para as expressões faciais que os dois desenhistas imprimem nos personagens. Se há um motivo para o leitor investir seu dinheiro nessa primeira parte, é a arte incrível. O resto do volume são histórias curtas, tendo o restante dos guardiões como pano de fundo, não acrescentando nada aos personagens, com exceção da história do Rocket.

Infelizmente, para um autor tão celebrado no começo dos anos 2000, a história do volume 01 de guardiões da galáxia de Brian Michael Bendis não empolga, desperdiça personagens e desenhistas de primeiras, tendo vilões genéricos que nem de longe ameaçam os heróis e, tristemente, me lembra de todos os defeitos que Guardiões da Galáxia Vol. 02 do cinema também demonstraram. E isso é triste para os fãs da Marvel que gosta de tramas boas, em vez de diálogos bobinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.