Após algum tempo sem entrevistas por aqui, TavernaPOP! retorna com um recente bate-papo com o quadrinhista Máslow Barroso, jovem artista que faz tirinhas de seu personagem "Rafael", criado em homenagem a um sobrinho e que está iniciando sua jornada na internet com o blog Ilha Comics, dedicado a apresentar gratuitamente suas histórias pro público. O blog já pode ser acessado no endereço: https://ilhacomics.blogspot.com/ e terá suas primeiras publicações a partir de hoje (13/11/24),
Confira:
TP - Conte-nos um pouco sobre você. Quem é Máslow Barroso?
MB - Sou maranhense nascido e criado no interior do Maranhão, caçula de cinco filhos e por mais que minha família fosse bastante influente na história da cidade isso não livrou a nossa família de alguns apertos financeiros.
TP - E seu gosto por quadrinhos, como tudo começou?
MB - Sempre fui fissurado em quadrinhos, igualmente a maioria dos brasileiros comecei pela Turma da Mônica, mas foi "Tex", apresentado pelo meu pai, que me prendeu neste universo. Desde criança desenhei e criei minhas estórias, muito se perdeu mas esses dias na casa de meus pais encontrei um acervo que fiz dos 12 aos 15 anos, inclusive lá havia o prelúdio do que viria a ser RAFAEL.
TP - TEX tem alguma influência no seu trabalho com tirinhas?
MB - Nesse atual projeto não, mas um dos objetivos pessoais é o trabalho futuro no mercado do personagem "Tex"!
TP - E a escolha sobre o blog como plataforma pra lançar seu trabalho? Como isso aconteceu?
MB - O blog transmite liberdade e comprometimento, pelo simples ato de upar e receber os feedbacks, o que me convenceu a realizar a criação do blog.
Um grande exemplo é o blog "Tiras Não!" De Thales Gaspari, no qual a publicação das tiras era cotidianas e com o tempo gerou uma coletânea, sendo produzida e editada pela Editora CRÁS, logo tornou-se um comércio para o autor.
TP - Você se dedica exclusivamente ao trabalho artístico ou também trabalha em algo diferente?
MB - Sempre me prende a um sonho paralelo, o militarismo, com 18 (dezoito) anos vim me aventurar na grande São Luís pelo alistamento e em 1° de Março de 2023 incorporei nas fileiras do 24° BIS sendo SD Recruta na 2° CIA fuzileiros de Selva, 2024 fui transferido para o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva sendo SD Auxiliar do efetivo profissional, pode-se dizer que é o lugar mais bizurado (bizu: Algo bom) para trabalhar no 24° BIS.
No local de trabalho um subtenente coleciona “formatinhos” da Abril e em um dia conversando mencionei que também colecionava, o que gerou um desejo de voltar a desenhar e acompanhar novamente este mercado.
TP - E sua tirinha "Rafael"? fala pra gente um pouco sobre ela:
MB - "Rafael" é uma tirinha na qual surgiu enquanto eu observava o comportamento do meu sobrinho, é uma tirinha que tirei da gaveta e reformulei, hoje estou trabalhando avidamente e tenho boas expectativas quanto a ela. O tema é bastante simples, é o cotidiano de uma criança e por mais que seja simples, este tema abre muitas portas para a criatividade, sinto que estou voltando a minha juventude hehehe.
TP - Valeu, Máslow... Muito obrigado pela entrevista. Te desejamos muita sorte e oportunidades nesse novo trabalho.
MB - Gostaria de agradecer a oportunidade que a mim foi dada, desejo tudo de bom a equipe da Taverna e todos os leitores, e gostaria de encerrar com o pedido de atenção para a leitura de "Rafael", é de suma importância o apoio aos artistas independentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.