Um tipo de publicação de banca que vem saindo há algum tempo com variados personagens e que tem chamando a atenção dos fãs de quadrinhos no Brasil são as coleções "Sagas", que apresentam um bom custo/benefício, balanceado com boas histórias publicadas em sequência, apresentando muitos materiais inéditos por aqui (pelo menos no formato de publicação original) Ah. E não podemos esquecer de falar que são publicações mensais, compilando em encadernados normalmente seis ou mais edições mensais originais em sequência, ou seja, cerca de um ano de publicações mensais com apenas 30 dias de diferença entre elas (isso quando sai na data prevista, claro).
As Sagas da DC
Os primeiros contemplados com suas coleções foram os "medalhões" da DC Comics, com "A Saga do Batman" (março/21), apresentando histórias localizadas cronologicamente na segunda metade dos anos 80, originalmente publicadas nas mensais "Batman" e "Detective Comics", em sequência produzidas por autores como Max Allan Collins, Jim Starlin (Thanos, Desafio Infinito)e Alan Davis (Excalibur, Liga da Justiça: O Prego). Em seguida veio "A Saga do Superman" (Março/21), compilando histórias produzidas por ninguém menos que John Byrne (X-Men, Quarteto Fantástico), localizadas cronologicamente imediatamente após a saga Crise nas Infinitas Terras, saga que redefiniu toda a mitologia dos personagens e acabou possibilitando maior liberdade criativa ao autor, que recontou sua origem sob uma nova perspectiva.
Depois vieram "A Saga da Liga da Justiça" (agosto/22) com histórias de Mark Waid (Flash, O Reino do Amanhã) e Grant Morrison (Superman: Grandes Astros, Os Invisíveis, Patrulha do Destino), seguida de "A Saga do Flash" (Abril/23), também com histórias de Mark Waid , "A Saga dos Novos Titãs", de Geoff Johns (Julho/23) e "A Saga da Mulher-Maravilha" (Março/24) por John Byrne e, mais recentemente, "A Saga do Lanterna Verde" (Janeiro/25), Geoff Johns e Ivan Reis.
As Sagas da Marvel
"As Sagas" da Marvel começaram a ser publicadas exatamente um ano depois das dedicadas à DC, com "A Saga do Demolidor" (Março/22), apresentando uma fase do personagem dos anos 80, que contava com roteiros de Ann Nocenti, incialmente com artistas alternados, mas que posteriomente acabou tendo John Romita Jr., que produziu juntamente com a roteirista histórias bastante lembradas pelos leitores que não eram publicadas no Brasil desde quando saíram pela primeira vez nas bancas pela saudosa Abril Jovem, em "formatinhos", nos anos 80. Essas histórias apresentaram personagens como Mary Tifóide e interessantes confrontos do demônio da Cozinha do Inferno contra seres poderosíssimos da Marvel, como Mefisto e Coração Negro.
Depois foi a vez de "A Saga dos X-Men" (junho/22), com ótimas fases dos mutantes escritas por Chris Claremont acompanhado incialmente por desenhistas como Paul Smith e John Romita Jr. e posteriormente por Marc Silvestri (Wolverine) e Jim Lee (Batman: Silêncio, Superman: Pelo Amanhã) em fases celebradas dos mutantes, que também há muitos anos não vinham sendo publicadas por aqui remontando as mensais antigas Superaventuras Marvel e X-Men, em "formatinhos", que já está chegando em seu 30º volume, sem interrupções.
O mais interessante desta coleção é que, além das mensais, se dedica também a apresentar as edições anuais dos mutantes, bem como minisseries especiais importantes publicadas à época dentro do mesmo contexto, como a minisséries Wolverine & Kitty Pride (Vol.5), Noturno (Vol.10), e Longshot (Vol.14), entre outras histórias que foram publicadas no Brasil há mais de 30 anos.
"A Saga do Homem-Aranha" (abril/23) foi a seguinte, também se dedicando a contar histórias dos anos 80 do personagem, escrita por autores como Roger Stern (Superman, Capitão América) com artistas como Mike Zeck (Justiceiro, Guerras Secretas, A Última Caçada de Kraven), John Byrne, entre outros.
O último lançamento da Marvel foi "A Saga do Wolverine" (maio/24), com a celebrada fase do personagem escrita por Larry Hama com arte de Marc Silvestri, contemplando uma fase complicada do personagem, que sofria com seu passado devido a implantes de memória que sofreu durante pelo Projeto Arma X.
Veredito sobre as "Sagas"
Tanto as publicações da Marvel, quanto da DC são ótimas pedidas, pois apresentam histórias boas, a grande maioria delas há muito tempo sem publicação no Brasil, que estavam merecendo ser conhecidas pelos novos leitores e os antigos tinham grande saudosismo e queriam reler esse material, que, ccaso fossem publicadas em edições mais caras, como o formato "Omnibus", corriam grande risco de não serem publicadas completas, como já aconteceu no passado. Pra se ter uma ideia do sucesso, a fase de John Byrne no Super já saiu completa e posteriormente, a série ganhou uma "segunda temporada". O mesmo também aconteceu com "A Saga do Batman", que também teve sua numeração "zerada" para contar "A Queda do Morcego" em uma numeração mais baixa.
Estas coleções de mostraram uma grande aposta da Panini, que vem obtendo sucessos, dada a longevidade da maioria das publicações. Que venham mais...
Facebook: http://facebook.com/taverna.pop.3
Instagram: instagram.com/tavernapop/
Confira nossas sugestões de leitura disponíveis na Amazon com descontos.
Clique nas imagens abaixo e acima ou nos links espalhados por todo o texto pra comprar e ajudar no trabalho da Taverna aproveitando os melhores preços, sem qualquer custo adicional. Contamos com seu apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.