Categorias

domingo, 1 de fevereiro de 2015

review: "A Ascensão de Thanos" - Apesar das controvérsias, um ótimo custo x benefício

A Ascensão de Thanos
capa da edição nacional

Um lançamento em HQ que tem sofrido muitas críticas dos fãs é A Ascensão de Thanos, edição de luxo lançada recentemente pela Panini no mercado brasileiro dentro de uma coleção especial dedicada aos grandes vilões da Marvel, que já agraciou, entre outros, o Dr. Destino (Livros do Destino) e o Mercenário (Mercenário – Anatomia de um Assassino). Pra começar, devo dizer/escrever que discordo da maioria dessa galera que não gostou do lançamento. Explico: realmente não é a melhor história do mundo feita para o personagem, porém, é uma interessante diversão, explorando o passado nebuloso desse, que é um dos maiores vilões (se não o maior) da Casa das Ideias.

A história escrita por Jason Aaron (Escalpo) pode não chegar nem perto da complexidade que ele apresentou em Escalpo, definitivamente sua obra-prima, mas consegue nos deixar curiosos sobre qual será o próximo passo da jornada do grande vilão. E olhe que são muitos passos. A história começa com o nascimento de Thanos e o medo que desde este momento causou nas pessoas, inclusive sua própria mãe, que já via a morte em seus olhos desde a primeira vez que o viu. Interessante a jornada dele, inicialmente como um príncipe e gênio, depois um assassino e ladrão, até se tornar um conquistador apaixonado pela Morte. Outros detalhes que chamam atenção é o do autor nos deixar na dúvida se a entidade realmente existe ou se trata-se apenas da alucinação de uma mente doente e as conexões que faz com o passado do Universo Marvel, inserindo Titã (uma das luas de Saturno e também terra natal do protagonista), como antiga morada das divindades denominadas Eternos.

A arte de Simone Bianchi (Thor: Por Asgard, Surpreendentes X-Men: A Caixa Fantasma) pode não estar em seus melhores dias, mas, ainda assim, continua bem acima do que o mercado norte-americano costuma apresentar aos leitores, sempre bem detalhista e expressiva. Uma crítica: o uniforme que ele criou pra Thanos parece muito alegórico e nada prático, cheio de luzes estranhas e detalhes que além de aparentemente deixa-lo pesado, poderiam ficar enganchando o tempo todo no meio das andanças do titã.

Se você me perguntar se é o melhor lançamento do ano, responderei: Nem de longe! Agora se me perguntar se é um bom lançamento ou se vale a pena gastar seu suado dinheiro com ele, responderei que sim, pois é uma história legal, com bom acabamento e bom preço (aliás, é sempre possível encontra-lo com descontos, inclusive em um de nossos parceiros. Clique aqui e confira um deles), apresentando um  ótimo custo benefício ao leitor.

Dados sobre a edição:
A Ascensão de Thanos
Formato: 17 x 26 cm
Capa dura
Miolo: couché
120 páginas
Preço sugerido R$ 24, 90

Clique aqui pra comprar essa edição com um desconto especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.