Categorias

terça-feira, 20 de maio de 2025

Vamos falar sobre "A Saga dos X-Men" (Parte 01)

"A Saga dos X-Men" é uma coleção de banca que vem sendo lançada pela Panini Comics desde Julho de 2022 e já está prestes a chegar em sua 36ª edição, encerrando sua "1ª Temporada" aqui no Brasil (a ser lançada ainda este mês de Maio/25). A coleção teve como ponto de partida um "ponto cego" interessante: um material que foi publicado há mais de 30 anos por no Brasil em "formatinho" pela Abril, sem republicação há muitos anos por aqui (sob raras exceções). Entre os destaques das primeiras edições da coleção tivemos a saga que apresentou os Morlocks, Kitty Pryde Ninja, Tempestade com jaqueta preta e cabelo "moicano" e as sagas  "Massacre de Mutantes", "Inferno", "Saga da Ilha Moir", entre várias outras pérolas há anos longe das bancas e livrarias brasileiras.


Destaques a vários personagens e republicação de arcos há muito publicados no Brasil e em formatinho

O interessante desta coleção é que ela resgata uma fase gigantesca escrita pelo prolífico roteirista britânico Chris Claremont, que já vinha trabalhando com os mutantes desde o final da década de 70 e trazia uma visão única com grande coesão com praticamente toda a (já enorme) cronologia dos mutantes, dando destaque a diferentes personagens, dependendo da edição. Sempre contando histórias humanas e cheias de conflitos palpáveis, entre os próprios protagonistas, com destaque inicial para Wolverine, Kitty Pryde, Tempestade e Madelyne Pryor,  além, claro, de uma galeria enorme de coadjuvantes e vilões que, até hoje têm reflexos sobre as histórias dos mutantes. E, o melhor: além de não "saltar edições", coisa que comumente acontece em coleções parecidas, ainda trás junto importantes minisséries contemporâneas como "Kitty Pride/Wolverine" (Vol. 5) e a solo do "Noturno" (Vol.10, hoje já esgotadas), esta última, até então, inédita em terras brasileiras.

A história começa em um ponto cronológico que saiu aqui pela primeira vez em Superaventuras Marvel, seguindo por uma minissérie em formatinho da Abril nominada apenas como X-Men, que teve 04 edições, publicada em 1988 e no que posteriormente culminou no lançamento da primeira mensal da equipe mutante pela editora, em novembro de 1988, dando continuidade com importantes sagas, que apresentaram personagens como os Morlocks, Carrascos, Carniceiros, Sr. Sinistro, Apocalipse, entre muitos outros, que durou 141 edições, encerrada em julho de 2000, resistindo corajosos 22 anos em publicação em formatinho.

Quando se fala em X-Men são muito lembrados momentos importantes e conhecidas sagas, como A Segunda Gênese, A Saga da Fênix Negra e Dias de um Futuro Esquecido que, em verdade, são clássicos mesmo e, muitos deles com importante participação de Claremont, que acabou se tornando o maior arquiteto dos mutantes de todos os tempos, e participou ativamente da expansão da marca na Marvel Comics, apresentando novas títulos X, além do principal, como Os Novos Mutantes e Excalibur. O que acontece é que essas histórias acabam ofuscando outras também excelentes e com uma "pegada" mais humana, próxima ao "underground", da vivência nossa de cada dia, como por exemplo, a saga que apresentou os Morlocks, que tem como base o preconceito às diferenças, que se tornou a "alma" das histórias mutantes ou "O Massacre de Mutantes", uma das histórias mais violentas dos mutantes já publicadas ou mesmo "A Saga da Ilha Muir", momento decisivo na trajetória mutante, que obteve tanto sucesso, que acabou dando o pontapé incial de uma segunda mensal intitulada apenas de X-Men, que, por sinal, sua primeira edição se tornou a HQ norte-americana mais vendida de todos os tempos 

Dentro desta série vários importantes desenhistas que passaram pelo título e têm longeva história nos quadrinhos, como John Romita Jr., Marc Silvestri, Alan Davis e Jim Lee, entre muitos outros, contando mensalmente capítulos do que parecia uma grande novela mutante, recheadas de dramas pessoais, "plot twists" e, claro, muita porradaria e excelentes vilões, protagonistas e coadjuvantes novos e antigos. Enfim, pequenos clássicos dentro dentro de uma mensal, que satisfez a vontade de aventuras da juventude por muito tempo.


Segue a gente nas redes sociais pra acompanhar todas as novidades:

Confira nossas sugestões de leitura disponíveis na Amazon com descontos.

Clique nas imagens abaixo e acima ou nos links espalhados por todo o texto pra comprar e ajudar no trabalho da Taverna aproveitando os melhores preços, sem qualquer custo adicional. Contamos com seu apoio.

Você também pode assinar os  Produtos Digitais Amazon pelos nossos links abaixo:

Kindle Unlimited (30 dias grátis)

Amazon Associados Prime (30 dias grátis)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.