Categorias

terça-feira, 15 de julho de 2014

Chovem lançamentos de X-Men nas bancas e livrarias brasileiras


Se tem uma equipe super-heróica da Marvel Comics que vem recebendo um tratamento carinhoso pela Panini no Brasil são os X-Men, que estão frequentando as bancas com grande assiduidade, trazendo tanto lançamentos mais atuais como grandes momentos de sua trajetória nas HQs. E nem dá tanto pra dizer que o motivo é o recente lançamento do filme “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” nos cinemas brasileiros (cuja review a Taverna ainda tá devendo), pois já faz algum tempo que a filial brasileira da editora italiana vem dando atenção especial aos mutantes por aqui, como prova, por exemplo a publicação da saga “A Era do Apocalipse” em (incríveis) seis volumes (pela primeira vez na íntegra e em formato americano), seguida por viagens cada vez maiores ao fundo do baú da trajetória da equipe com “A Queda dos Mutantes” (em três volumes) e “Massacre de Mutantes” (republicação do material esgotado que já tinha sido há alguns publicado pela própria Panini em uma das edições da hoje saudosa “Os Maiores Clássicos dos X-Men”).

Mais recentemente foi a vez de revisitar o final dos anos 80, início dos 90, com material produzido iminentemente pela vitoriosa equipe criativa Chris Claremont/Jim Lee, com a publicação de “Programa de Extermínio” (pela primeira vez em volume único e formato americano) e também dos volumes 1 e 2 de “X-Men: Gênese Mutante”, compilando boa parte do material da dupla, inclusive os três primeiros números da revista "X-Men", lançada lá no início dos anos 90, cujo recorde de vendas até hoje (e, muito provavelmente por muito mais tempo) permanece inalcançável.

Até histórias menores da década de 90 vem sendo revisitadas, como a prometida “A Canção do Carrasco” (publicada no longícuo ano de 1996 pela editora Abril em formatinho no primeiro volume de "X-Men Gigante") e “Atrações Fatais” (história que Wolverine tem o adamantium que revestia seus ossos extraído à força por Magneto também fora das bancas desde 96, quando fora publicada no segundo volume de X-Men Gigante), cujo primeira parte já foi publicada pela editora.




No último mês teve início o lançamento da série especial em acabamento off-set “Coleção Histórica X-Men”, uma espécie de raio-X da carreira dos "mutunas", passeando por histórias lá do início de sua trajetória, como "X-Men nº 1" (1964), produzida pela lendária dupla de criadores da equipe, Stan Lee e Jack Kirby, passando pelo lançamento dos "Novos X-Men", por Len Wein e Dave Crockum e ainda alguns dos melhores momentos da parceria entre Chris Claremont/John Byrne à frente do título.

Com tanta coisa boa, resta esperar pra ver o que mais teremos daqui pra frente. Lembro que ainda estão devendo uma edição decente de "Dias de um Futuro Esquecido" (Chris Claremont/John Byrne). A única critica nesse texto é exatamente a comida de bola da editora por não ter aproveitado o lançamento do filme pra republicar essa pequena e revolucionária saga, até hoje considerada uma das melhores produzidas pra equipe, tanto que foi usada como base pro roteiro da elogiada  produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.