Categorias

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Review: "Sandman - Noites Sem Fim" uma ótima pedida pra novos e antigos leitores da saga de Morfeu

linda capa da edição por
Dave McKean
 

Outro dia comentei aqui sobre o álbum Sandman –Noites Sem Fim, da Vertigo/DC, lançado pela Panini por aqui em dezembro do ano passado. Pois é. O tempo passou e o lançamento aconteceu (já faz até algum tempo!) e decidi fazer esse texto pra dar maiores detalhes sobre o mesmo e falar um pouco sobre o conteúdo dessa edição especialíssima. A *graphic novel é uma edição especial **one-shot, compilando sete histórias que mesclam elementos de horror sobrenatural, fantasia e poesia escritas por Neil Gaiman (Sandman, Os Livros da Magia), sendo cada uma delas protagonizada por um dos Perpétuos e ilustrada um artista diferente, muitas vezes, com técnicas conflitantes, entre si. Algumas, mais parecem um livro ilustrado, com artes que mais lembram grandes painéis (algumas vezes até confusos, que podem ser compreendidos de diferentes formas por cada leitor), enquanto outras se utilizam da linguagem da arte sequencial (quadrinhos), num quadro-a-quadro que dá uma dinâmica especial à forma que a trama é contada.

É indicado tanto aos leitores de longa de Sandman  quanto pra quem ainda não conhece a intrincada trama desenvolvida pelo roteirista Gaiman ao lado de vários artistas ao longo de 75 edições mensais + alguns especiais, pois cada história tem um princípio, meio e fim compreensível e intrigante. Claro que tem um sabor todo especial pra quem conhece e viu toda a evolução de cada um dos Perpétuos, mas não deixa de ser uma interessante porta de entrada pra quem quer ter um vislumbre sobre o que Sandman é e do que trata, mostrando um pouco da essência de cada um desses seres, que são na verdade, personificações de aspectos da vida de cada ser vivo.

A edição (que já havia sido publicada por aqui pela Conrad a em 2003 e encontrava-se esgotada há tempos) teve um tratamento cuidadoso pela Panini e ostenta precinho pra lá de camarada, dada qualidade tanto física (papel de qualidade, capa dura e boa impressão) quanto artística da publicação. Confira abaixo o protagonista de cada uma dos contos e o artista que cuidou das ilustrações de cada um:

Morte, por P. Craig Russell (Sandman nº 50 - Ramadan, versão em HQ 
de Sandman - Caçadores de Sonhos);
Desejo, por Milo Manara (O Clic, Os Bórgia);
Delirium, por Bill Sienkiewicz (Elektra Assassina);
Sonho, por Miguelanxo Prado (design dos personagens da animação MIB);
Desespero, por Barron Storey;
Destruição, por Glenn Fabry (capista de Preacher);
Destino, por Frank Quitely (Superman - Grandes Astros, WE3).

Informações sobre a edição:
Sandman - Noites Sem Sim
capa dura
lombada quadrada
miolo em couché
160 páginas
R$ 25,90

* Graphic Novel: história em quadrinhos (também conhecido como HQ), geralmente com trama e arte mais bem trabalhada que os títulos mensais e histórias fechadas;
**One-Shot: História completa em uma única edição, ou seja, não precisa ler outras edições pra compreendê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.