Quem assiste "A Casa do Dragão" ("House of the Dragon") na HBO/Max já deve saber que se trata de uma série de TV baseada no universo criado por George R. R. Martin para sua série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que, por sua vez, rendeu a famosa e bem-sucedida série intitulada “Game of Thrones”, que leva o título do primeiro livro das "Crônicas".
A história é contada como um livro que teria sido escrito pelo arquimeistre Gyldayn, da cidade de Vilavelha, que teria sido transcrito pelo próprio Martin e narra, a partir do estudo apurado de diferentes documentos históricos, livros apócrifos e muitas lendas e rumores populares (inclusive, fábulas maledicentes e fofocas deslavadas) com diferentes pontos de vista que vão se amarrando no decorrer do texto, ora com acontecimentos fáticos (que não podem ser negados) ora com versões a partir de opiniões individuais ou rumores populares, apresentando possibilidades de autores de fatos, motivações ou mesmo acontecimentos possíveis para momentos que não puderam ser confirmados por nenhuma testemunha ocular.
Diferente da forma como a série de TV é contada ou mesmo "As Crônicas de Gelo e Fogo", o livro se apresenta como uma espécie de jogo, tipo RPG, onde o leitor participa ativamente da trama e tira suas próprias conclusões sobre o que realmente teria acontecido em vários momentos ou quem teriam sido os responsáveis por fatos importantes, movimentando a história de forma anônima e, a partir dessas questões, na cabeça de cada um a história pode ir pras mais diferentes direções.
Importante destacar a grandiosidade da história que o autor se propõe a contar, traçando paralelos com a História (com "H" maiúsculo mesmo), sobretudo, períodos históricos mais centrados na Europa da Idade Média, que podem ser percebidos ou não por cada leitor a partir de seus conhecimentos prévios. Interessante também a forma como são usadas as alcunhas para personagens, sempre dando destaque a alguma qualidade dos personagens, homenageando-os ou ridicularizando-os, dando um toque a mais na caracterização de cada um deles. Os nomes das batalhas e momentos históricos importantes, como "A Dança dos Dragões" ou "Sementes do Dragão", também delimitar de forma épica e clara pra posteridade a importância de cada acontecimento narrado.
O livro é ricamente ilustrado com vários quadros belos e detalhados em preto e branco do artista gráfico Doug Wheatley (O Mundo de Gelo e Fogo, Conan, o Bárbaro, Graphic Novel do Star Wars: Episódio III), dando destaque a importantes momentos da história, apresentando toda a grandiosidade de Westeros e suas batalhas e seus dragões e, por se tratar de "histórias de bastidores" (muitas delas sem fontes confiáveis), dá margem para que o universo das "Crônicas de Gelo e Fogo" possa crescer de forma exponencial, visto que novas obras podem ampliar e contar em mais detalhes o que futuramente pode ser chamada de a "História Real" ou "Toda a História", por exemplo. Vale muito a pena conferir esta obra que, ainda toma o cuidado de, no seu final, fazer a linha do tempo de todos os Reis Targaryen, até o final da linhagem, momento que foi o estopim que iniciou "As Crônicas de Gelo e Fogo".
Esta e outras obras de George R. R. Martin podem ser adquiridas clicando na Amazon clicando aqui ou pelo Mercado Livre, clicando aqui, bem como quaisquer outros produtos de sua preferência. Você pode aproveitar os descontos e ainda ajudar na manutenção do nosso trabalho aqui. E, o melhor, sem qualquer custo adicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.