Categorias

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Review: "Samurai de Olhos Azuis" é tudo isso mesmo?

"Samurai de Olhos Azuis" é o grande lançamento em animações que estreou na Netflix no finalzinho de 2023 e, estranhamente, tem chamado pouca atenção e comentários na web, comparado com vários outros lançamentos recentes. A série é uma animação adulta com temática de Samurai, apresentando uma história de vingança, porém, sob um ponto de vista um tanto inusitado: a indesejada presença de "mestiços" (com sangue de japonês misturado ao de estrangeiros) em plena Período Edo no Japão (1603-1867), com suas fronteiras fechadas para tudo que vinha do "mundo exterior", quando essas pessoas eram vistas como "demônios" ou "animais", ou, ainda, menos que isso, e completamente excluídos da sociedade. Pois é: nosso(a) protagonista Mizu (Maya Erskine) é um(a) "mestiço"(a), como seu olhos azuis atestam. Assistindo, você entende melhor os parênteses. E, não se preocupe. Há muita coerência no que é apresentado.

O mais interessante na proposta de "Samurai de Olhos Azuis" é que a história vai sendo apresentada em camadas, num ritmo que envolve flashbacks importantes que vão aparecendo aos poucos e que fazem muito sentido e diferença no presente, e não, simplesmente jogada na cara da audiência, de forma displicente. Nosso(a) protagonista é apresentado(a) em pequenas doses e, quando você pensa que está começando a entender suas motivações, vem um episódio seguinte, cheio de novas nuances, mostrando que houve breves momentos de calmaria que acabaram se tornando tempestades ainda maiores, tornando-a uma espiral de tragédias e destruição, traumas e revoltas que lhe fizeram se tornar tão focada em sua jornada de vingança.

*Clique aqui e confira várias opções de lançamentos disponíveis na Amazon,  ou aqui e pra comprar pelo Mercado Livre. Lembrando sempre que, se você comprar seus produtos usando nossos links, além de aproveitar as melhores ofertas, você ainda contribui na manutenção do trabalho que aqui realizamos, sem nenhum custo adicional. Contamos com você nesse apoio.

Destaque não apenas para o excelente roteiro e diálogos apresentados, mas também pra escolha da animação, em um belo CGI com belas cores e "toques" que o deixam também com ares de uma animação tradicional, produzido pelo estúdio francês Blue Spirit com fortes expressões faciais e movimentos próximos aos melhores animes e mangás japoneses e, com muito respeito à cultura oriental, com suas temáticas, cores, cenários e tradições. Merecem destaque também o trabalho feito com os demais personagens, como Akemi (Brenda Song), Taigen (Darren Barnet) e Ringo (Masi Oka), que, têm representações cativantes e em diversos momentos acabam sendo tão relevantes pro ritmo da história e decisões do(a) protagonista que, às vezes, até mesmo tomam para si boa parte do protagonismo. O antagonista, Abijahn Fowler, vivido por Kenneth Branagh, com seu estilo de vida luxuoso, carismático e soturno, cheio de humor negro, é também um ponto alto das escolhas feitas pelos criadores da série Amber Noizumi e Michael Green (Logan, Criando Dion e Blade Runner 2049), que já anunciaram que terá uma segunda temporada prevista pra ser lançada em 2026.

Ah. A animação foi a grande vencedora do 76º Emmy, levando os prêmios de "Melhor Design de Personagem", "Storyboard e Design de Produção" e, o mais importante: "Melhor Programa de Animação", desbancando séries animadas que fizeram muito mais "barulho" à época do lançamento, como a, também excelente, X-Men ’97, a, já tradicional Os Simpsons, entre outras. 

Quer saber a resposta da pergunta do título? "SIM". A série é mesmo "tudo isso". Mereceu os prêmios e merece que você, se ainda não assistiu, dê uma chance a ela. Você não vai se arrepender.

Confira a sinopse da Netflix

"Movida pelo sonho de vingança contra as pessoas que a transformaram em excluída no Japão do período Edo, uma jovem guerreira decide trilhar um caminho sangrento".

Veja abaixo o teaser e o making-off da animação:





VEREDITO: "05 Canecas de Chopp", com louvor.

Segue a gente nas redes sociais pra acompanhar todas as novidades:

Facebook: http://facebook.com/taverna.pop.3

Instagram: instagram.com/tavernapop/ 

X: https://x.com/tavernapop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.