Categorias

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Grant Morrison 65 Anos: Conheça algumas das mais relevantes obras do quadrinhista escocês

Em 1960 nascia em Glasgow o escritor de quadrinhos Grant Morrison, um dos mais conhecidos e profílicos que desde a década de 70 já trabalhava pra versão britância da Marvel e também pra 2000 A.D., já propondo em suas histórias a desconstrução do conceito de super-heróis, tema comum no decorrer de toda a sua obra.


Clique aqui e confira vários lançamentos disponíveis na Amazon,  ou aqui pra comprar pelo Mercado Livre.  Ah, também há vários links espalhados pelo texto e também nas imagens, onde você pode encontrar diversas opções de produtos relacionados aos personagens e autores citados. Lembrando sempre que, se você comprar seus produtos usando nossos links, além de aproveitar as melhores ofertas, você ainda contribui na manutenção do trabalho que aqui realizamos, sem nenhum custo adicional. Contamos com você nesse apoio.

Morrison surge no mercado de comics americano  por volta entre o final dos anos 80 e início dos 90, produzindo histórias com abordagens inovadoras de personagens como Homem-Animal, Patrulha do Destino, entre muitos outros, com um importante destaque para "Batman: Asilo Arkham", de 1989, ao lado do lendário artista multifacetado Dave McKean, apresentando ao público uma versão perturbadora de Batman e Coringa, como nunca vistos até então.

O autor teve várias outras obras publicadas antes e depois dessa fase e, a seguir, vamos falar de algumas das mais representativas, em homenagem aos 65 anos do escocês.


1. Zenith

Um dos primeiros trabalho do autor, ao lado do artista Steve Yeowell, publicado pela 2000 A.D. no mercado inglês. De acordo com o próprio Morrison, a história foi escrita como uma  resposta à produções como Miracleman e Watchmen, do britânico Alan Moore, apresentando uma humanidade já familirizada com superseres, com um protagonista apresentado como um Pop Star egoísta e nem um pouco heróico, seguindo a tendência das obras que se propõe a "responder", que seguem relevantes até hoje, com produções mais recentes, como The Boys e Nêmesis, por exemplo. Zenith ganhou republicação recente pela Mythos Editora, que podem ser adquiridas na Amazon clicando aqui ou na imagem acima, inclusive, com ofertas digitais.


Primeira obra do autor no mercado norte-americano de destaque, apresentando o super-herói Buddy Baker, que tem poderes de animais. A editora Karen Berger, responsável pela publicação (a mesma que trouxe vários outros autores inovadores e posteriormente criou o selo Vertigo) deu grande liberdade criativa ao Morrison, que abusou da criatividade, com direito à "quebra da 4ª parede", dialogando com o leitor e trazendo à pauta importantes discussões como ecologia, direitos dos animais e muitos outros. A obra vem sendo publicada no Brasil há alguns anos e já saiu em diferentes formatos, sendo o último o "Homem-Animal por Grant Morrison Omnibus", de 2022, compilando toda a fase em um único volume gigante. 



Outra obra de desconstrução de heróis, apresentando um grupo de desajustados com histórias tão malucas que desafiaram (e até hoje desafiam) os limites do gênero, com personagens tão inusitados como Crazy Jane, a Irmandade do Dadá, Flex Mentallo (que também ganhou uma história solo assinada pelo autor), Danny, a Rua e muitos outros. Também já foi publicada no Brasil por diferentes editoras, sendo a última edição "Patrulha do Destino por Grant Morrison Omnibus", com mais de 1.200 páginas compilando toda a fase escrita pelo autor. Alguns números da versão anterior da publicação ainda podem ser encontradas no mercado clicando aqui.

Falar de Grant Morrison sem lembrar das histórias que o autor produziu para o Batman seria até um sacrilégio. Só pra começar o cara escreveu "Asilo Arkham", história até hoje lembrada como uma das melhores do personagem. Escreveu ainda "Batman: Gótico", com arte de Klaus Janson e uma grande longa fase na mensal do personagem que acabou culinando em importantes eventos como "Crise Final" e "A Morte do Batman". Boa parte desse material vem ganhando republicações pela Panini em edições de luxo e também em edições Omnibus, com mais edições mensais por volume. Basta clicar nas imagens abaixo pra conferir as melhores ofertas na Amazon.



Fase das lendas da DC produzida a partir do final dos anos 90 pelo autor escocês, onde ele apresentou vários conceitos que foram usados em toda sua trajetóra na editora. A saga tinha saído em formatinhos pela Abril próxima na década de 90 em publicações erráticas, visto que foi próximo ao cancelamento das publicações de quadrinhos pela editora, mas felizmente foi recentemente republicada integralmente e em seu formato orginial na "1ª Temporada" de "A Saga da Liga da Justiça", e alguns números ainda podem ser encontrados com relativa facilidade na Amazon, clicando aqui.




Outra obra do autor onde ele propõe uma importante reflexão sobre os direitos dos animais, que, no caso são utilizados como máquinas de guerra e acabam se virando contra seus próprios criadores. Destaque ainda para a arte de Frank Quitely, seu parceiro em várias obras importantes, como "Liga da Justiça Terra 2", "Novos X-Men" e "Batman & Robin". Infelizmente, no momento a obra está fora de catálogo, podendo ser adquirida apenas em edições de segunda mão na Amazon ou no Mercado Livre, clicando nos links acima. A Panini Comics está prometendo uma republicação para breve. Esperemos.




História que realmente foi apresentada como a última Crise da DC (posteriormente, isso foi por água abaixo), apresentou vários personagens, contando uma história que começa na aurora dos tempos e segue até um futuro distante em uma batalha sem fim que pode ser resumida em: Bem x Mal, culminando em homens contra deuses, prometendo a maior batalha de todos os tempos. A história ganhou recente republicação na coleção Grandes Eventos DC e pode ser adquirida na Amazon clicando aqui.



Uma das obras mais ousadas do autor, que se debruça sobre toda a história do Universo DC, apresentando várias de suas versões e possilidades infinitas e tentando pôr um pouco de ordem e coesão em tudo isso. A história já foi publicada em duas versões por aqui, sendo a primeira em edições "mixes" e a última em um encadernado gigantesco com toda a saga. Infelizmente, ambas estão fora de catálogo e a obra só pode ser adquirida em edições de segunda mão no Mercado Livre, clicando aqui ou na original em inglês disponível na Amazon, clicando aqui.



No início dos anos 2000 a Marvel convidou Morrison a trabalhar com alguns de seus personagens de maior destaque e sucesso: Os X-Men, dando ao autor liberdade criativa bem maior que o que era comum à época ao que ele respondeu com uma proposta mais baseada em ficção científica fortemente influenciada tanto visualmente quanto filosoficamente por conceitos, então, recentemente usados nos cinemas em Matrix (1999) e também no X-Men: O Filme (2000), pra começar, mudando o título da revista de X-Men para New X-Men e deixando de lado os uniformes coloridos e com máscaras, que deram espaços à roupas de couro preto mais táticas, com detalhes em neon. O autor fez os X-Men se tornarem agentes transformadores, que deixaram de apenas reagir e se defender e passaram a levar a bandeira mutante, defendendo muldialmente os interesses de sua espécie. A fase é longa, apresentando alguns altos e baixos no percurso e já ganhou algumas publicações no Brasil e vários volumes da última podem ser adquiridas na Amazon clicando aqui.


Uma das obras mais inovadoras e ousadas de Morrison, que viajou fundo em conceitos de distorção da realidade colonização alienígena, perigosas conspirações e uma guerra silenciosa iniciada há milênios que tem moldado a estrutura do universo. Muitos dizem que foi utilizado como referência para a concepção de Matrix, visto que também trata de um mundo ilusório, bem diferente do que toda a humanidade acredita, mas... há controvérsias. A série teve uma publicação errática por aqui (e até mesmo nos Estados Unidos, onde beirou ao cancelamento algumas vezes), passando por algumas editoras nacionais, mas acabou sendo publicada na íntegra pela panini, primeiramente em edições de capa mole e depoise em edições de luxo, que alguns números ainda podem ser encontradas na Amazon e no Mercado Livre, clicando nos links acima.


Segue a gente nas redes sociais pra acompanhar todas as novidades:

Confira nossas sugestões de leitura disponíveis na Amazon com descontos.

Clique nas imagens abaixo e acima ou nos links espalhados por todo o texto pra comprar e ajudar no trabalho da Taverna aproveitando os melhores preços, sem qualquer custo adicional. Contamos com seu apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.