Categorias

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

"Valente": uma história que se confunde com a de cada um de nós

Os três volumes de "Valente" recém-
lançados pela Panini
Estão disponíveis em bancas e livrarias espalhadas por todo o país as edições Valente Vol. 1“Valente para Sempre”, Vol. 2 “Valente para Todas” e o Vol. 3 “Valente por Opção”, coletâneas que reúnem, em sequência, as tirinhas de Vitor Cafaggi (Coleção Graphic MSP - Turma da Mônica: Laços) lançadas originalmente no "Jornal O Globo" e que também marcam presença no blog de VitorOs dois primeiros volumes já haviam sido publicados pelo artista de forma independente, mas já se encontravam esgotados e agora têm relançamento pela Panini juntamente com o terceiro inédito. A editora apostou no trabalho de Vitor após o grande sucesso da edição "Turma da Mônica: Laços", feita juntamente com sua irmã (Lu Cafaggi) para o selo Graphic MSP (também da Panini).   

Afinal, do que trata Valente?
Vitor no lançamento de
Turma da Mônica: Laços
As tirinhas contam a história de Valente, um tímido e empolgado cãozinho que está tendo seus primeiros contatos com o mundo feminino. O interessante é que elas são complementares, como se se tratassem de pequenos capítulos de uma série de TV, mostrando a evolução do personagem de uma forma que muitas "Graphic Novels" ou até mesmo livros não conseguem fazer.

Não tem como ler as desventuras de Valente sem lembrar de situações semelhantes (às vezes até ridículas) porque passamos ao longo de nossas vidas nessa época tão conturbadas que, se não tomarmos cuidado, aos poucos vamos esquecendo e deixando pra trás. Ler Valente é como um retorno à nossa adolescência, nossos amigos confidentes e todas as nossas primeiras “garotas de nossa vida”. A sensibilidade do autor pode ser sentida a cada quadro, cada palavra. Vale a pena conferir. 

A partir de Valente pode estar sendo criado um novo paradigma para os quadrinhos nacionais, com sua disponibilização em bancas e livrarias a preços não tão astronômicos a ponto de impedir que muitos leitores tenham acesso à histórias de qualidade feitas por talentosos artistas brasileiros.

A única crítica vai para o lançamento simultâneo de todas as edições, que poderiam ser lançadas aos poucos dando oportunidade à mais pessoas de adquirirem os três volumes de Valente. 

Algumas tirinhas do Vol. 1 "Valente Para Sempre"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.