Categorias

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"Preacher": No meio do campo de batalha entre o Céu e o Inferno

Pôster com vários personagens que de "Preacher"
Se você já é um leitor antigo de HQs, com certeza já deve ter lido alguma coisa ou pelo menos ouviu falar de “Preacher”, uma pérola dos anos 90, considerado por muitos um período negro dos quadrinhos devido à baixa qualidade do que foi produzido na época. A série ultraviolenta e, a princípio, nonsense, de Garth Ennis (roteiro), Steve Dillon (arte) e Glenn Fabry (capas), foi publicada mensalmente pela Vertigo (selo adulto da DC) entre 1995 e 2000 e conta a trajetória nada santa do ex-pastor Jesse Custer, ao lado de sua ex-namorada Tulipa e de vampiro irlandês “muy amigo” de ambos, Cassidy, formando uma estranha trupe que viaja ao redor dos Estados Unidos à procura da resposta para uma simples pergunta: “Porque Deus abandonou o Céu?”. Pode parecer um plot capaz de fazer qualquer pessoa mais religiosa (principalmente católicos) passar longe da publicação, se negando até mesmo a continuar lendo as linhas que se seguem, mas, garanto que, mesmo quem tem suas crenças, se tiver a mente um pouco aberta a outras formas de concepção das coisas, poderá se divertir um bocado com a obra e até mesmo refletir sobre sua posição no mundo.

Um pouco da história
Gênesis: Fruto malfadado 
de um amor proibido
Tudo começa quando durante um de seus sermões o pastor é atingido por uma força que incinera toda a sua igreja juntamente com seus fiéis, deixando apenas ele vivo sem entender qualquer coisa sobre o que aconteceu ou como sobreviveu. De repente ele se vê capaz de, com uma simples palavra, obrigar qualquer pessoa a fazer qualquer coisa que ele peça, desde um simples pedido, como fechar a matraca, como “se foder”, literalmente (de verdade!). Esse “Dom da Palavra” acaba tornando o ex-pastor uma peça decisiva campo de batalha entre o Céu e o Inferno e isso o faz passar por várias provações, pois não queria se envolver em nada disso, apenas cumprir sua meta inicial, a qualquer custo.

Aos poucos ele descobre que "Gênesis", uma entidade fruto do amor entre um anjo e um demônio nasceu naquele momento se fundiu ao seu corpo e ao longo da história vai encontrando seus parceiros de viagem e outros interessantes personagens, como o “Santo dos Assassinos”, um pistoleiro do século XIX, o “Cara de Cu”, um jovem fã do Nirvana que tenta com a ajuda de uma arma (sem sucesso) seguir o caminho final de seu ídolo, resultando numa aparência horrenda, como sua alcunha sugere, e Herr Starr, um militar defensor do culto religioso Santo Graal, que deseja ter em seu poder o messias renascido a qualquer custo (qualquer um mesmo).

Cara de Cu: um dos coadjuvantes mais interessantes das HQs

Comentários
A  história é puro cinismo impresso em celulose, com palavrões, sexo, pancadaria, sangueira e as mais variadas personagens tão bizarros quanto as situações a que estão expostos, recheadas de críticas à sociedade ocidental católica-cristã e referências à cultura Pop, como os antigos filmes faroeste (Custer tem John Wayne como um conselheiro invisível) e musicais diversas (da música mais interiorana de raiz ao rock contemporâneo).

Enfim, a conclusão chega ao Brasil
O roteiro é contado de forma não-linear, ora visitando o passado dos personagens (ou até mesmo de seus pais), ora voltando ao presente, constantemente mudando tanto o ponto de vista sob o qual que a trama é contada, ao ponto de o protagonista da série se confundir, sendo Cassidy durante algumas edições, por exemplo, depois voltando a ser Custer, o que torna mais consistente a trajetória de cada um deles, mostrando como cada um se tornou o que é mostrado. 

“Preacher” teve 66 edições mensais (número sugestivo), cinco edições especiais e mais uma minissérie especial (spin-off) do “Santo dos Assassinos” e foi compilada nos Estados Unidos em 9 encadernados. No Brasil, Após uma série de transtornos e passagem por várias editoras e formatos, a publicação finalmente chegou ao fim em 2011 pelas mãos da Panini, que lançou os três últimos volumes e após o último, “Álamo”, tem se dedicado a publicar todos os anteriores para que os leitores possam finalmente completar sua coleção em um único formato (luxuoso, diga-se de passagem, com acabamento em papel couchê e capa dura). Recentemente chegou às livrarias o terceiro encadernado, “Orgulho Americano”, faltando agora apenas o quarto, quinto e sexto para que a série seja completada pela editora.

Se você é fraco do coração, não vou nem insistir pra que dê uma chance à série, pois ela pode te levar a fortes emoções e eu não gostaria de ser o responsável por qualquer mal que possa te acontecer. Leitura altamente recomendada pela Taverna, mas não se esqueça de ler as contra-indicações acima.

Personagens centrais de "Preacher":
Custer, Tulipa e Cassidy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.