Categorias

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Artistas mortos em 2016 ganham homenagem em recriação de clássica capa de álbum dos Beatles

E 2016 continua fazendo vítimas no mundo artístico. Após a morte dos cantores David Bowie (em 10/01, aos 69 anos), Prince (em 21/04, aos 57 anos), Leonard Cohen (em 10/11, aos 82 anos e George Michael, (25/12, aos 53 anos. As mais recentes notícias trágicas foram as mortes dos atores Ricky Harris (O Malvo, de Todo Mundo Odeia o Chris), no último dia 26/12 aos 54 anos e Carrie Fisher (a eterna Princesa Leia, de Star Wars) aos 60 anos ontem (27/12), entre muitos outros artistas que deixaram sua marca na história.

Em homenagem à esses e outros  falecidos que não foram citados acima está circulando na web uma adaptação da capa do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, clássico álbum dos Beatles de 1967. De acordo com informações do Hypeness, a autoria da paródia é do artista inglês Chris Baker. “A paródia da capa do Sgt. Pepper’s é um clichê do design, mas como um amigo certa vez me disse, ‘a chave é a imagem original’. Se você escolhe Warhol, Lichtenstein, Leibowitz ou Peter Blake, as pessoas instintivamente respondem”, comenta o artista.

Além da referência aos mortos, claramente há uma mensagem política com a expressão "BREXIT" bem ao centro, fazendo menção à saída do Reino Unido da União Européia e um boné vermelho com a mensagem "Make America Great Again" ("Faça a América Grande Novamente"), lema da campanha do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump.


Este ano realmente está sendo diferente. Parece mais carregado com energias negativas, como nós, brasileiros bem pudemos perceber, com a tragédia do avião da Chapecoense, que deixou 71, mortos, incluindo jogadores, comissão técnica e jornalistas, e seis feridos. Que o ano de 2016 venha e traga mais alegrias que tristezas. 

domingo, 25 de dezembro de 2016

Cobertura completa do "4º Encontro JKomics": Evento Pop movimentou a ilha de São Luís em dezembro

Várias miniaturas de personagens estavam expostas
pelo espaço do IFMA, em São Luís-MA
O EVENTO
O mês de dezembro de 2016 vai entrar pra história pros colecionadores e admiradores de quadrinhos que residem ou estiveram em São Luís-MA. A cidade recebeu o 4º Encontro JKomics, atraindo o público e ampliando pra outros nichos, como a galera que curte mangás (HQs japonesas) e também videogames e RPG, contando com a participação de vários admiradores e estudiosos dos quadrinhos, inclusive na excelente palestra "Alan Moore: Magia e Política nos Quadrinhos", os debate "Vilões: Arquétipos do Mal", "Minha HQ Favorita", onde os componentes da mesa puderam apresentar e defender seu ponto de vista sobre uma HQ que considera muito especial, além da exposição de trabalhos e miniaturas baseadas em personagens da cultura Pop.

André Rios (sentado) proprietário da banca JK,
que batizou o evento
 
“O JKomics se consolidar como um evento agora é bom não só pro grupo, mas pra todo o pessoal que curte quadrinhos aqui em São Luís, porque a impressão que tinha é que tava todo mundo órfão. Não tinha nenhum evento assim, e agora todo mundo tem um local pra ir, discutir os quadrinhos e conversar sobre o assunto. Isso é um ganho pra todos nós”, explica André Rios, um dos organizadores do evento e também proprietário da JK, uma banca de revistas localizada no bairro João Paulo que acabou se especializando em HQs e atraindo um público fiel que, além de consumir quadrinhos, vive se reunindo pra discutir sobre o assunto que tanto amam. Com o tempo os clientes formaram um grupo pelo WhatsApp, que se tornou uma extensão da banca e acabou surgindo a ideia da realização de um encontro. 

Leitor Gilmar Nunes durante a entrevista à TavernaPOP!
O colecionador de quadrinhos Gilmar Nunes ressalta que a importância do evento não apenas para os antigos leitores, mas também pra atrair novos, a divulgação dos quadrinhos em São Luís e também ser um evento gratuito. “A ideia é muito boa. Ser um evento gratuito, atrai pessoas que vêm em busca de algo diferente em termos de quadrinhos e de mangás. A importância de ter jogos de videogames, desenhos, vendas de quadrinhos... isso tudo trás uma maior relevância ao evento. Já é o quarto e só tende a crescer mais”, explica Gilmar que é leitor de quadrinhos há 30 anos e trouxe algumas relíquias pra vender no evento. “Trouxe umas HQs pra vender aqui principalmente pra atrair novos colecionadores e incentivar a leitura oferecendo ótimos quadrinhos a bons preços”, completa.

Mesa da "HQ Predileta", composta por Márcio dos Santos, André Nordman, André Nascimento (com o microfone) e Marco Aurélio

"Na HQ Predileta eu escolhi A Morte de Gwen Stacy. Eu achei muito interessante a iniciativa, porque a gente pode dar a nossa visão à respeito de um quadrinho que foi muito especial pra gente. Mostrar pro público uma história que marcou a nossa vida. Sobre os vilões, eu falei do Rei do Crime, porque eu acredito que é um personagem que está até dentro de nossa sociedade, inserido em várias camadas, como a política, empresarial, cultural. Existe um Wilson Fisk em cada um desses ramos de atividade. Escolhi por ser um personagem palpável. Eu gosto bastante dele da forma que ele é retratado nos quadrinhos e na série também",
avalia o leitor André Nascimento, que participou de duas mesas do evento: HQ Predileta e o debate Vilões: Arquétipos do Mal.

Os mangás e RPG também tiveram seu espaço garantido no 4º JKomics. O estudante Hugo Silva ficou incumbido por organizar essa parte do evento. Hugo comenta que percebia que o grupo da Banca JK é basicamente constituído por pessoas que gostam das Comics (HQs norte-americanas) e sentia necessidade de dar espaço pra falar sobre os mangás em algum espaço do evento. “O quadrinho americano tem vários arcos, vários autores e a história nunca acaba. Já os mangás, na maioria das vezes, têm uma ideia mais fechada e acabam pondo um ponto final na história, além de abrir espaço pra discutir outros temas, como a busca por poder ou ser algo além, como é o caso de Vagabond, de Takehiko Inoue, que conta a história de Miyamoto Musashi, um Samurai que busca se tornar o guerreiro mais forte de todos os tempos", explica.

Sobre o RPG Hugo explica que é um jogo de interpretação de papéis. “você tem um personagem que possui ideais, um objetivo final, um vínculo com a história e você vai guiando a história com base nas ideias do “mestre”, nisso se tenta construir uma história, com a interação entre mestre e personagens. Dependendo do RPG história pode ser fixa ou mudar de várias formas no seu percurso. Antes de jogar RPG eu era muito recluso, depois de jogar eu percebi que tive uma melhora, por exemplo, na hora de apresentar trabalhos”.


Donilton Silva, um dos
organizadores do evento
Donilton Silva, um dos organizadores do evento comenta que a maior preocupação da organização era manter o cronograma. "Nosso mérito mesmo, como parte da organização, foi ter conseguido entregar toda a programação ter ocorrido de forma muito boa. Começamos com a HQ predileta, então o pessoal foi chegando e ocorreu tudo bem", avalia.


O 4º Encontro JKomics aconteceu no IFMA da Alemanha, São Luís-MA, na tarde do último dia 10/12 e teve seu encerramento foi coroado com uma grande concurso para escolha das melhores camisetas baseadas em personagens dos quadrinhos, com várias premiações.

Pessoal que competiu pela melhor camiseta baseada em HQs


Wagner Araújo: vencedor do prémio BMW 2015
 prestigiou o evento
OS ARTISTAS
Como nem só de apreciadores se faz um evento de quadrinhos, alguns artista locais também participaram, mostrando seus trabalhos e fazendo caricaturas baseada em algumas pessoas que foram ao evento. Foi o caso de Wagner Araújo e Rafa Santos, vencedores do "Brazil Mangá Awards 2015", concurso da JBC, editora nacional especializada em mangás, e tiveram seu personagem "Escarra Brasa" como destaque da segunda edição da revista Henshin Mangá, inclusive ganhando destaque na capa do mangá especial. “ O JKomics é um evento bacana porque proporciona grande interação entre leitores com foco nos quadrinhos. A galera que vem é porque realmente curte”, comenta Wagner.

artista plástica Ericarla Mendes expôs seu trabalho
Outra artista que prestigiou o evento foi Ericarla Mendes, que levou vários quadros que produziu baseados em personagens das HQs, mangás e Animes. “Eu já pintava devido à minha formação (artes plásticas) e meu esposo, Rodolfo, que sempre curtiu quadrinhos me pediu pra pintar uns quadros baseados em HQs e eu acabei gostando da ideia”, explica Ericarla, que também falou sobre a importância do evento por ser uma ótima oportunidade de encontrar quadrinhos novos e antigos pra adquirir. “Além, claro das ótimas palestras, muito informativas. Tudo isso é ótimo pros leitores", ressalta.

quadrinhista Joseph Bruno também
trouxe suas HQs pro JKomics
O pessoal pessoal do "Quarta Camada" também prestigiou o evento, levando os quadrinhos produzidos por eles. "É muito gratificante produzir quadrinhos porque acaba divulgando seu trabalho pra pessoas de todas as idades”, comenta Joseph Bruno, criador dos mangás Bola de Neve e Revista 2D, que se tornou fã de mangás e animações japonesas com os Cavaleiros do Zodíaco. “Depois comecei a criar meus personagens e contar minhas histórias, aí criamos um grupo pra produzir e divulgar”.


A NOVA GERAÇÃO DE LEITORES
O evento atraiu também o público mais jovem, como Karin Ribeiro (10 anos) e Carla Verônica (11), que veio por influência da mãe, Nádia Sá. “Eu fui convidada por um amigo. Essa já é a terceira edição que venho. Eu lia Batman, Super-Homem, Turma da Mônica... E os quadrinhos acabaram sendo passados de pais pros filhos”, explica Nádia.

mediadora de leitura Maysa Maranhão ao lado de Samyra
Alves
, vencedora do concurso Meus Super-Herói
Samyra Alves (11 anos) aluna do Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, localizado na Alemanha e integrante do "Projeto HQ nas Escolas" participou do concurso de criação de personagens "Meu Super-Herói", com sua "Garota Musical", através de votação do público durante todo o evento. “Eu gosto muito de participar do Projeto. Principalmente das contações de histórias. Criei a Garota Musical porque também participo de um projeto de música lá no Centro e juntei as duas coisas”. Samyra disse ainda que adora ler quadrinhos e sua personagem preferida é a Magali, da Turma da Mônica.

A mediadora de leitura Maysa Maranhão que já faz parte do "Centro Nossa Senhora da Glória" há 21 anos esteve presente no evento e contou que ajudou as crianças na criação dos personagens. “Educar a criança hoje é o que devemos fazer pra que no futuro não tenhamos que punir os adultos. A escola ensina e a rua também ensina. A rua também transforma. Temos que levar as crianças pra dentro das escolas pra que tenham melhores oportunidades de se tornarem adultos melhores no futuro”, reflete Maysa, que além também é poeta e artista plástica e atua ativamente na organização.

Organização do 4º Encontro JKomics:
André Rios
Donilton Silva
Nunes Oliveira Neto
Etyane Martins
Daniel Torres
Contribuíram para esta cobertura especial
André Nascimento (produção)
Carlos Martins (fotografias)
Tarcisio Braga (texto, produção e fotografias)


Aviso importante:
"O Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória" é uma entidade sem fins lucrativos localizada na rua Dr. José Murta, 06, Bloco 02 Bairro Alemanha, São Luís Maranhão, por trás do Condomínio Novo Tempo. O Centro  atende 196 crianças e adolescentes de 3 a 16 anos e idosos a partir dos 60 anos. A entidade é atendida pelo "Projeto HQ na Escola", desenvolvido pela JKomics .
Para mais informações, clique aqui ou ligue (98) 3236-1437.




Panini lança aguardadas edições especiais da DC este final de ano

Informações sobre a edição:
Capa dura
miolo em couché
212 páginas
preço sugerido: R$ 64 
(sessenta e quatro reais)
A DC também vem atacando com tudo no Brasil este final de ano. A Panini apostou em relaçamentos há muito aguardados. Os escolhidos foram O Evangelho Segundo Lobo, com texto de Alan Grant Keith Giffen (Liga da Justiça Internacional, Esquadrão Suicida) e arte Simon Bisley (Sláine) e Ronin, de ninguém menos que Frank Miller (300, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Demolidor, entre muitos outros).

Informações sobre a edição:
Capa dura
Miolo e couché
336 páginas
Preço sugerido: R$ 92
(noventa e dois reais)
Em O Evangelho Segundo Lobo temos a compilação de duas minisséries clássicas do "Maioral": "O Último Czarniano" e "Lobo Está Morto" pela equipe criativa mais fodástica que já teve. O título da publicação cai como uma luva por ser um apanhado da origem e do final do personagem mais fodão da DC. A edição é uma republicação no mesmo formato que a própria Panini lançou no hoje longínquo 2008 e cujos fãs já amaldiçoavam a editora há tempos por não ter republicado ainda. As histórias saíram aqui pela primeira vez ainda na década de 90 como minisséries, respectivamente pela Globo e Abril, ou seja, já faz tempo que necessitava de uma republicação.

Ronin é outra publicação da DC que há tempos estava fora de catálogo, já tendo sido publicada pela Abril lá na década de 80, primeiramente como minissérie e depois sendo compilada como encadernado. Já nos anos 2000 ganhou nova republicação pela Mythos editora como minissérie em 3 edições e depois também saiu em encadernado. Essa história é um épico que mistura ficção e implantes cibernéticos e realidade simulada (à exemplo de Matrix ou The Ghost in the Shell) e lendas orientais, sendo considerado como o primeiro mangá americano. Vale muito a pena conferir.

sábado, 10 de dezembro de 2016

4º JKomics: Evento reúne fãs de quadrinhos hoje em São Luís-MA

Na tarde de hoje (10/12/2016) São Luís se tornará a Ilha das HQs. A capital maranhense será sede do IV Encontro JKomics, evento nerd dedicado ao universo das Histórias em Quadrinhos e áreas afins, como cinema, séries de tevê, animações, jogos e miniaturas dos personagens.


A intenção do evento é divulgar os quadrinhos como fonte de leitura e ferramenta didática através de palestras e outras atividades para estreitar os laços entre os colecionadores e a nova geração de leitores do gênero que vem se formando.

A palestra principal do evento terá como tema “Vilões: Arquétipos do Mal”, mas tem também uma sobre HQ Predileta, Bate-Papo JKomics, sorteios de brindes, rifas, compra, venda e troca de HQs e produtos relacionados, Arena de Jogos e Zona RPG.

O IV JKomics  acontece hoje a tarde no IFMA do Monte Castelo, na Av. Getúlio Vargas, a partir, abrindo os portões a partir de 13:30h. A entrada é gratuita, sendo necessário apenas a apresentação de carteira de identidade. Segue abaixo a programação do evento e a forma como as atrações serão divididas no espaço. Para mais informações confira a página do evento no Facebook.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Homem-Aranha: De Volta ao Lar ganha seu primeiro trailer

A Sony Pictures divulgou esta semana o primeiro trailer completo de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, primeiro fruto "completo" da parceria da empresa com o Marvel Studios (Vingadores, Dr. Estranho, entre muitos outros), que acabou por integrar o aracnídeo ao Universo Cinematográfico Marvel

Em Capitão América: Guerra Civil (2016) o personagem já havia feito uma ponta muito legal, rendendo ótimas cenas de ação, infelizmente muito rápidas. Este novo filme é a oportunidade de aprender com os erros da duas franquias anteriores, protagonizadas por Tobey Maguire (Homem- Aranha, Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3; 2002-2007) e Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha e O Espetacular Homem Aranha II: A Ameaça de Electo; 2012-2014) e contar uma nova história, com o personagem rejuvenescido e totalmente integrado ao universo Marvel, ou seja, com muitos outros personagens das HQs na jogada.


Apesar de rápido, o trailer dá várias dicas de como será o filme, mostrando algumas cenas interessantes, sempre com a pegada característica da Marvel, mesclando ação frenética e humor, com participação especial de uma versão alternativa dos Vingadores e do Tony Stark (Robert Downey Jr.), também conhecido como Homem de Ferro. A direção é de Jon Watts (Cop Car) e o elenco conta com Tom Holland (Peter Parker/Homem-Aranha), Michael Keaton (Abutre), Zendaya (Michelle), Marisa Tomei (May Parker) e, claro, Robert Downey Jr. (Homem de Ferro/Tony Stark).


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Panini promete aguardados lançamentos da Marvel ainda este mês

Informações sobre a edição:
Formato: 17 x 26 cm
246 páginas
Capa dura
Miolo em couché
preço sugerido R$ 68,00
Depois de muito chororô por parte dos leitores, finalmente a Panini resolveu atender seus pedidos e lançar dois dos pedidos mais suplicados pelos leitores brasileiros da Marvel. Estou falando de Elektra Assassina e Guerras Secretas, ambas produções clássicas dos anos 80. 

Em Elektra Assassina temos os roteiros de Frank Miller (Ronin, 300 de Esparta, Demolidor, Sin City) e arte de Bill Sienkiewicz (Demolidor, Sandman: Noites Sem Fim). A história já foi publicada por aqui em três ocasiões, primeiramente pela Abril (em 1989), como minissérie, sendo encadernada em seguida. Lá em 2005 a própria Panini lançou em edição encadernada e capa cartão. A novidade desta nova edição é que sai pela primeira vez em capa dura num momento em que já se encontra esgotada no país há pelo menos 10 anos. Nesta edição Miller adentra a cabeça da assassina apresentada nas páginas do Demolidor pra apresentar aos leitores novas nuances de sua personalidade obscura.

O outro lançamento são as Guerras Secretas originais, compilando toda a saga que foi o primeiro megacrossover da “Casa das Ideias”, reunindo os maiores heróis e vilões do Universo Marvel em um planeta conhecido como Mundo Bélico para se digladiarem pelo simples desejo de uma entidade cósmica conhecida como Beyonder. A arte é de Mike Zeck (Homem-Aranha: A última caçada de Kraven) e o roteiro é de Jim Shooter (conhecido editor da Marvel e fundador da Valiant Comics). A crítica quanto a este lançamento fica por conta do momento: logo após lançar a coleção completa em capa cartão e miolo em off-set, dentro da Coleção Histórica Marvel. Ou seja, ou esperavam um pouco mais ou não lançassem nesta coleção em qualidade inferior antes, pois, no final das contas, acaba saindo até mais cara que esta edição mais luxuosa. 

Informações sobre a edição:
Formato: 17 x 26 cm
360 páginas
Capa dura
Miolo eu couhé
Preço sugerido: R$ 84,00




segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Antes tarde do que nunca: Terceiro volume de "Sandman- Prelúdio Vol. 3" entra em pré-venda

Informações sobre a edição:
Formato: 18.5 x 27.5 cm
Capa dura com reserva de verniz
miolo em couché
64 páginas
R$ 21,90
Após longos meses de espera, finalmente entrou em pré-venda o terceiro e último volume de Sandman - Prelúdio. Um exercício de imaginação de Neil Gaiman (Os Eternos, Os Filhos de Anansi), criador da série original, que volta a um momento anterior ao ponto onde a série mensal começou pra aprofundar ainda mais a envolvente mitologia.

A arte ficou por conta do ótimo J.H. Willians III (Batwoman), e cores de Dave Stewart (Hellboy, Daytripper)





segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Saiu o primeiro trailer de "Ghost in the Shell"

Finalmente a Paramount Pictures divulgou na última semana o primeiro trailer completo de Vigilante do amanhã: Ghost in the Shell, adaptação cinematográfica norte-americana do Anime/Mangá criado por Shorow Masamune, que conta uma história futurista onde as máquinas se desenvolveram de tal forma que já fazem parte do próprio corpo dos seres humanos.

A produção original serviu como uma das mais importantes referências usadas para criar o megassucesso da trilogia Matrix, entre várias outras produções de ficção científica. Na história original Mokoto Kusanagi é uma policial ciborgue que procura respostas sobre crimes intimamente ligados à sua condição. No Brasil o filme originalmente chamado simplesmente de Ghost in the Shell, ganhou o infame "pré-título" Vigilante do Amanhã. Feio? Sim. Mas nada que destrua a imagem do que já foi chamado de Fantasma do Futuro, quando do lançamento do Anime por aqui. 

Na produção norte-americana a protagonista é a linda e talentosa Scarlett Johansson (Lucy, Capitão América: Guerra Civil), que acabou sofrendo várias críticas devido à etnia original de sua personagem, mas, como é possível conferir no trailer, parece ter encarado bem o desafio.



O filme conta com direção de Rupert Sanders (Branca de Neve e o Caçador) e a estreia está prevista pra 30 de março de 2017

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Nova coleção da Panini contempla fase clássica de querida dupla da DC

Informações sobre o lançamento:
Lançamento de banca
Capa cartão
Miolo em offset
Histórias originais: 
Green Lantern 76-87 e 89
The Flash 217-219 e 226 
(histórias secundárias)
Preço de capa: ainda não divulgado.
Dentro do projeto de republicações de material clássico da DC a Panini está prometendo lançar em breve Lendas do Universo DC: Lanterna Verde/Arqueiro Verde, compilando a excelente fase com o roteirista Dennis O’Neil e o artista Neal Adams à frente do título dos personagens, mesclando histórias mais engajadas à questões sociais à excelente arte.

As histórias se tornaram clássicas por apresentar uma dupla formada por personalidades bem diferentes, que acabaram rendendo atritos interessantes entre os protagonistas, fora o excelente uso de coadjuvantes, que tornaram as tramas mais densas preocupadas com a realidade social do momento em que foram produzidas.

Esta nova coleção expande a linha das bem sucedidas Lendas do Cavaleiro das Trevas (dedicada aos artistas que fizeram história nos títulos do Batman) e Lendas do Homem de Aço (Dedicada ao Superman), com capa cartão, miolo em offset e preço mais acessível que outros lançamentos de materiais clássicos.




mangá "Os Cavaleiros dos Zodíaco Kanzenban" chega ao Brasil pela JBC

Informações sobre a edição:
Capa dura
Formato: 20,50 x 13,5 cm
240 páginas
Preço de capa: R$ 64 
A editora JBC, especializada em mangás está lançando no mercado brasileiro uma obra especialíssima e muito aguardada pelos fãs: Os Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban. Mangá de Masami Kurumada com um acabamento todo especial. Kanzenban é um relançamento da obra original, que já saiu por aqui em três ocasiões, (duas pela Conrad e a última pela própria JBC), porém com um acabamento bem inferior a esse novo lançamento, que vem recheado com mais páginas, material extra, páginas coloridas, capa dura e miolo em papel de qualidade.

É uma oportunidade única pros fãs da saga dos guerreiros de armadura adquirirem suas histórias clássicas (Saga do Santuário, Saga de Posseidon e Saga de Hades) da forma luxuosa que esta obra merece. O lançamento é pra livrarias e o preço de capa ficou bem salgado pros padrões atuais: R$ 64 (64 reais). O jeito é rezar pra aparecerem promoções nas grandes lojas na internet pra que se torne possível adquirir este lançamento.



Caio Oliveira lança campanha de financiamento coletivo da HQ “Super-Ego” no Catarse

O quadrinhista piauiense Caio Oliveira (Panza, O Primeiro Sideckick, All Hipster Marvel) está com uma campanha no Catarse para lançar sua Super-Ego, uma Graphic Novel contando histórias de super-heróis de um ponto de vista diferente do que estamos acostumados: o de seu psicoterapeuta mascarado, o Dr. Eugene Goodman. A partir disso humanizando o personagens e trazendo à tona suas “neuras”, tornando-os parecidos conosco, reles mortais.
A HQ, que tem roteiro e arte de Caio já foi publicada no mercado norte-americano, contando com capas de Glenn Fabry (Preacher) e cores de Lucas Marangon e esta é a oportunidade de adquirir a obra em português, língua em que foi originalmente concebida pelo artista.


Além da meta inicial: a publicação em si da HQ (104 páginas em preto e branco e capa cartão, à princípio), Caio propôs em seu projeto mais duas metas: O lançamento da edição em cores (como saiu originalmente nos States) e o lançamento das Tirinhas do Zodíaco, obra satírica baseada no universo do mangá/anime Os Cavaleiros do Zodíaco (Masami Kurumada), também de autoria de Caio Oliveira.


Para conferir maiores detalhes sobre a campanha Super-Ego, assista o vídeo acima ou clique aqui pra conferir no Catarse. A campanha inclui várias recompensas interessantíssimas, como outras obras de Caio Oliveira e artes originais, obras de seu irmão, o também quadrinhista, Bernardo Aurélio (Foices e Facões, O Máscara de Ferro), entre outras. Pra saber mais sobre o trabalho de Caio Oliveira, clique aqui.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball estão de volta à tevê aberta no Brasil

A Toei Animation fechou um acordo com a tevê Brasil pra esta exibir na íntegra a série clássica dos Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball. Com isso os dois Animes de maior sucesso na tevê brasileira estarão sendo exibidos ao mesmo tempo num mesmo canal pela primeira vez.

Ambos os Animes foram produzidos em meados da década de 80 e chegaram por aqui quase uma década depois, atingindo em cheio o gosto da molecada, abrindo as portas paragerando uma febre que fez vender centenas de bonecos e outros produtos relacionados e, alguns anos depois, mangás, pois também foram os primeiros a chegar por aqui lá no início dos anos 2000, pela Conrad editora. De acordo com informações da emissora a exibição deve começar já no mês de outubro, em data ainda a confirmar e será de segunda a sexta.

Cavaleiros do Zodíaco é uma série que teve origem no mangá criado por Masami Kurumada em 1986, mesmo ano em que o Anime começou a ser produzido. A série clássica contou com 114 episódio apresentando três grandes sagas: Santuário, Saga de Asgard e Saga de Poseidon. A série tem como base a mitologia grega clássica, com cavaleiros de armaduras representando suas constelações que dedicam sua vida à proteção da deusa Atena.

Dragon Ball é outro Anime clássico, baseado no mangá criado por Akira Toriyama, que narrava as histórias de Goku, um extraterrestre da raça Sayajim, que possui cauda de macaco e ao observar a lua cheia se transforma em uma espécie de gorila gigante enlouquecido.


À medida que forem surgindo novas informações sobre o assunto você fica sabendo pela Taverna.

sábado, 13 de agosto de 2016

Vamos falar sobre "Esquadrão Suicida"

Se tem um filme de super-heróis do Mainstream que tem gerado controvérsia nos últimos tempos é o esperadíssimo e recentemente lançado Esquadrão Suicida. Tem gente dizendo que é pura trilha sonora (aliás, é realmente muito boa) com uma história sem muita inspiração. Outros o defendem alegando que a baixa nota de apenas 27% concedida pelo site Rotten Tomatoes não passa de um lobby pesado da Marvel/Disney no sentido de desacreditar a produções da Warner sua retardatária e distinta concorrente.

O início do filme dirigido por David Ayer (Corações de Ferro) é uma breve apresentação dos personagens principais do filme, algumas, diferente do que muita gente vem dizendo, com uma trilha sonora muito pertinente, como Paranoid (Black Sabbath) logo na primeira aparição de Arlequina (Margot Robbie), aliás, um dos grandes destaques do filme, ao lado da ótima e durona Amanda Waller, de Viola Davis (Syriana, série de tevê How to Get Away With Murder).

O filme tem vários problemas, como as aparições pontuais do Coringa (Jared Leto), tão divulgado nas imagens promocionais, mas previsivelmente pouco aproveitado no corte final. Apesar de um pouco forçado, ficou claro que Leto (O Senhor das Armas, Clube de Compras Dallas) se esforçou no sentido de fazer uma leitura diferente do personagem dos clássicos e diferentes entre si apresentados por Jack Nicholson em Batman (1989) e Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas (2008). Muita gente criticou e tal, mas o fato é que o pouco tempo de tela realmente prejudicou o desenvolvimento do personagem, diferentemente do que ocorreu com em suas outras duas versões. Seu próprio intérprete reclamou publicamente do prejuízo que seu personagem sofreu no corte final do filme, inclusive perdendo algumas cenas já divulgadas nos trailers.


Muitos dos personagens são "bucha" mesmo e estão ali apenas como figurantes, mas outros acabam se mostrando interessantes, até certo ponto. O Pistoleiro de Will Smith (MIB, Bad Boys) tem vários momentos clichê, mas, verdade seja dita, no mínimo duas cenas memoráveis, uma inclusive com um personagem queridíssimo da DC

Mas... vamos ao principal: A história. 
Realmente a produção tem um clima diferente dos demais filmes já produzidos nessa proposta de Universo Compartilhado. Considero algo mais experimental, até porque os próprios personagens, como a Arlequina e o Coringa acabam permitindo experimentar algo diferente do que já havia sido feito (e deveras criticado pelo público) em outras produções. A maior parte do tempo acabou funcionando, pelo menos pra mim. Ao menos não havia uma Martha no meio pra fazer tudo na história mudar de rumo de uma hora pra outra, o que já é um ponto positivo.

A vilão foi até meio imprevisível, pelo menos nas fotos e trailers divulgados e tinha uma motivação meio forçada. O outro antagonista nem seu nome tem divulgado e tem poderes meio mal explicados e apesar de uma forçação de barra sentimentalóide em pleno clímax algumas reviravoltas acabaram sendo bem executadas, o que também contou  a favor da história.

O filme está longe de ser perfeito (na real, nesse meio super-heroístico a maioria deles está muito longe disso), mas também está longe de ser essa aberração geneticamente modificada que têm pintado por aí. É divertido até certo ponto, tem seus altos e baixos e momentos que se encaixariam muito bem em um melodrama de folhetim mexicano, mas nem por isso é tão ruim, afinal, se parar pra pensar, boa parte dos filmes baseados em quadrinhos do Mainstream apresenta seus personagens de forma parecida.

A dica final que deixo é: assista o filme e faça você mesmo sua opinião, pois eu fui com uma expectativa baixíssima (devido às muitas críticas negativas que já tinha lido), talvez, por isso quando vi o filme não o achei ruim. Não é nenhuma obra-prima da sétima arte, mas dá sim pra se divertir durante a projeção.

Finalmente: Saiu o primeiro trailer de "Mulher-Maravilha"

Recentemente a Warner Bros divulgou em seu painel na Comic-Con o primeiro trailer oficial do filme da Mulher-Maravilha, trazendo uma série de cenas da origem mitológica da personagem na Ilha Paraíso, passando pelo estranhamento dos primeiros contatos com a humanidade, sobretudo os homens, que ela nunca tinha visto e muitos, muitos momentos de ação ambientadas em algum momento da 1ª Guerra Mundial.

Mulher-Maravilha é mais o terceiro filme do universo compartilhado da DC Comics nos cinemas e tem direção de Patty Jenkis (Monster: Desejo Assassino, série The Killing) e é estrelado pela bela e exótica atriz israelense Gal Gadot (Velozes e Furiosos 4 e 6), com Chris Pine (Star Trek), Connie Nielsen (Gladiador, Advogado do Diabo) e Robin Wright (House of Cards). A estreia está prevista para 1º de junho de 2017.


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

"Guerras Secretas": Panini lança especial dos X-Men na "Era do Apocalipse"

Dentro do evento Guerras Secretas ocorrerão vários lançamentos de edições especiais além da série principal. Guerras Secretas: X-Men 1 é a primeira delas e propõe uma revisita à clássica Era do Apocalipse, lançada originalmente em meados dos anos 90, propondo uma releitura de todo o universo Marvel à imagem e semelhança do vilão Apocalipse.

Neste novo lançamento dentro do que ficou conhecido como Mundo Bélico (onde tudo parece acontecer ao mesmo tempo agora) há um fragmento todo dedicado a esta saga e é exatamente onde se passa essa nova história produzida escrita por Fabian Nicieza (X-Men, X-Factor), um dos arquitetos das histórias da saga original e arte de Gerardo Sandoval (Guardiões 3000), emulando a arte da época em que a história foi contada).

A boa notícia é que, ao que tudo indica, a exemplo desta, cada edição especial deve trazer uma história completa, ou seja, não o leitor não é obrigado a comprar tudo pra entender cada história específica.





Informações sobre a edição:
Guerras Secretas: X-Men 1 (edição especial)
Edições originais: X-Men: Age Of Apocalypse 1 a 5
capa couché e miolo em LWC
116 páginas.
preço de capa: R$ 14,00.



domingo, 17 de julho de 2016

Falando em "Gerras Secretas"... Conheça as novas Guerras Secretas

Além das Guerras Secretas originais que já estão saindo dentro da Coleção Histórica Marvel, a Panini está prometendo pra ainda este mês o início das Guerra Secretas 2.0. Explico: Trata-se de mais uma megassaga da Casa das Ideias que deve balanças as confusas estruturas do universo Marvel atual. O caminho já vem sendo sedimentado nas mensais da editora que vêm sendo publicadas por aqui e promete por meio de uma espécie almágama de vários universos alternativos criar uma Marvel realmente nova.

A primeira edição Guerras Secretas 1, custará R$ 9,50,  com 68 páginas com roteiros do queridinho da editora Jonathan Hickman (Os Vingadores, Quarteto Fantástico) e ilustrações do excelente Esad Ribic (Loki, Namor: As Profundezas). De acordo com informações do hotsite Wizmania a história começa com o confronto final dos super-heróis da Terra 616 contra os da Terra 1.610, o Universo Ultimate – as únicas Terras que restaram após a investida dos Beyonders ao Multiverso!

Ah! A capa principal é de ninguém menos que Alex Ross (Marvels, O Reino do Amanhã) e a Panini promete capas alternativas dos também ótimos Simone Bianchi (Thor: Por Asgard, Wolverine) e Simone Peruzzi (Surpreendentes X-Men).
 

sábado, 16 de julho de 2016

"Guerra Secretas" ganha reedição pela Panini na "Coleção Histórica Marvel"

Dentro das várias Coleções Históricas da Marvel que vêm sendo publicadas nos últimos anos a Panini dedicou um de seus boxes a um grande clássico da editora: Guerras Secretas. A história, publicada pela primeira vez entre 1984 e 85 é uma espécie de protótipo do que posteriormente ficou conhecido como Megassaga, uma grande história interferindo com vários personagens de uma editora, inclusive em suas publicações de linha.

A saga apresentou um novo personagem conhecido como Beyonder, que colocou vários heróis e vilões da editora frente a frente pra se enfrentarem até a morte no Mundo Bélico, espécie de planeta campo de batalha. Além de interferir em toda a Marvel durante os 12 meses de sua publicação, Guerras Secretas deixou algumas consequências que foram sentidas por muito tempo em alguns personagens, como o uniforme negro do Homem-Aranha, simbionte que, por sua vez, gerou ninguém menos que Venom, um dos maiores vilões do personagem até os dias de hoje.

Com roteiro de Jim Shooter (Legião dos Super-Heróis) e arte de Mike Zack (Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven) e Bob Layton (Homem de Ferro), Guerras Secretas mantém o padrão das Coleções Históricas publicadas pela Panini, com lombada quadrada, capa cartão, miolo em off-set e acabamento retrô, emulando capas de gibis antigos (e surradas pelo tempo) e um box especial pra guardar sua coleção com estilo na estante. Cada volume custa R$ 23,90.


Guerras Secretas já ganhou no Brasil duas publicações em formatinho pela Abril Jovem (uma nos anos 80, cheia de cortes, e outra nos anos 90, dentro da mensal A Teia do Aranha). A própria Panini também já publicou, em formato americano e capa cartão, mas faz muitos anos. Recentemente foi a vez da Salvat lançar a megassaga compilada em dois volumes com acabamento especial (capa dura e miolo em couché).

terça-feira, 5 de julho de 2016

"Terra de Ninguém": Saga do Batman ganha coleção especial de graphic novels pela Eaglemoss



Depois da polêmica DC Comics Coleção de Graphic Novels Brasil pela Eaglemoss a editora resolveu entrar de cabeça nesse filão. O escolhido da vez é Batman, que ganhou uma coleção dedicada a contar os arcos Cataclismo Terra de Ninguém, pela primeira vez em edição com acabamento de luxo (capa dura, miolo em couché e formato americano).

Diferente do que vem ocorrendo com a coleção da DC, esta do Batman não terá distribuição em bancas, podendo ser adquirida apenas pela internet no site da editora. O primeiro volume conta com mais de 450 páginas, compilando todo o arco Cataclismo (que já havia sido publicado por aqui pela editora Abril em 1999 como Terremoto). As outras cinco edições que completam a coleção terão cerca de 300 páginas, compilando o arco Terra de Ninguém.


A má notícia são os preços. A editora optou por fazer volumes com aproximadamente o dobro de páginas do que estamos acostumados a ver na coleção da DC e, consequentemente, o dobro do preço. O problema é que essa é uma primeira tentativa que, caso falhe, pode influenciar negativamente na possibilidade de futuros lançamentos similares de outras sagas do morcego ou outros personagens da DC, principalmente no atual momento de crise em que o país vem passando em contraste com o constante aumento no números de publicações dentro do segmento de quadrinhos. Só esperando pra ver no que dá e torcer pelo melhor.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Lançamentos e relançamentos da Marvel e DC pela Panini

A Panini lançará breve o relançamento de algumas edições aguardadíssimas que já se encontram em pré-venda em comic shops brasileiras. Pela Marvel tem os encadernados X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Os Novos Vingadores: Guerra Civil, a primeira com a clássica história de Chris Claremont (Xtreme X-men) e John Byrne (Quarteto Fantástico, Superman) que acabou inspirando um clássico do cinema não menos conhecido chamado O Exterminador do Futuro, a segunda a fase que foi publicada na HQ dos Novos Vingadores simultaneamente com a saga Guerra Civil, que inspirou uma adaptação cinematográfica no terceiro filme do Capitão América: Guerra Civil.


Ainda pela Marvel a Panini também está prometendo dar continuidade à Coleção Histórica X-Men e iniciar a coleção Guerras Secretas, nos mesmos moldes econômicos e com acabamento retrô: capa cartão, lombada quadrada e miolo em off-set. Outras estreias são Soldado Invernal e Elektra, que ganham edições solo especiais.

Pela DC tem o relançamento de Liga da Justiça: Origem, primeiro encadernado da principal superequipe da editora pelos Novos 52. Outra aguardada continuação é a da série Lendas do Cavaleiro das Trevas, com a primeira edição dedicada ao desenhista Gene Colan. E ainda, a correção de uma injustiça antiga: lançar mais materiais de Alan Moore (Watchmen), com Tom Strong: Origem, início da publicação desta série pela editora no Brasil.

Último volume de "Transmetropolitan" está disponível em pré-venda

Está disponível em pré-venda em algumas comic shops Transmetropolitan: Mais Uma Vez, sexto volume da série, finalmente completando no Brasil essa excelente obra que mistura política, ficção científica e muito cinismo, criada pelo roteirista Warren Ellis (Frequencia Global, Planetary) com o artista Darick Robertson (The Boys, Wolverine). 

O número de páginas ainda não foi divulgado, mas o volume deve reunir as edições 49 a 60 de Transmetropolitan, compilando os encadernados americanos The Cure e One More Time, com acabamento em capa dura e miolo em couché. O preço de capa é R$ 120 (cento e vinte reais), mas pode ser encontrado por R$ 96 (noventa e seis reais) nesse link.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Monstro do Pântano: Regênese Volume 1 nas bancas

Já está disponível em bancas de várias regiões do país Monstro do Pântano: Regênese, primeiro volume do run escrito pelo roteirista Rick Veitch, que assumiu o título imediatamente após a saída do lendário Alan Moore (Watchmen, A Piada Mortal). Apropriando-se de elementos apresentados por seu antecessor, Veitch, que já trabalhava como desenhista do título antes de assumir os roteiros, fez um excelente trabalho, ganhando elogios do próprio Moore.

A edição vem com uma esperada novidade: o papel lwc no miolo. Pra quem não acompanhou a ótima fase de Moore (publicada integralmente pela Panini), a grande reclamação dos fãs foi exatamente o acabamento, que utilizava o frágil papel pisa brite no miolo (o mesmo das mensais de linha da Panini). Parece que a editora finalmente, após muitos erros, acabou descobrindo que vale a pena publicar o pantonoso num papel "melhorzinho" no país. Muito provável que num futuro não muito distante utilize do artifício de relançar a fase de Alan Moore em capa dura e miolo couchê pra tirar mais dinheiro dos fãs insatisfeitos com o péssimo acabamento anterior. Fazer o quê?

quinta-feira, 2 de junho de 2016

pôsteres, pôsteres e mais pôsteres de "Esquadrão Suicida"

E a campanha de divulgação de Esquadrão Suicida não dá trégua. A bola da vez são os novos cartazes individuais e em grupo, com destaque para personagens como a linda Arlequina (Margot Robbie), o louco Coringa (Jared Leto) e o Pistoleiro (Will Smith), que aparece em uma rara foto usando a máscara que identifica seu personagem nas HQs (detalhe, nas fotos em grupo ele está novamente sem máscara). Além dos pôsteres a equipe também ganhou destaque em duas capas da revista francesa Teaser

O filme conta com direção de David Ayer (Fury)e estreia dia 04 de agosto.

Confira abaixo as imagens. 
Clique nas fotos pra ampliar.






Com informações de Adoro Cinema.