Categorias

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alan Moore é destaque entre lançamentos (e relançamentos) no Brasil

Capa da edição brasileira que deve
pintar em breve no mercado 
Outro dia comentei aqui na Taverna sobre os lançamentos no mercado brasileiro das obras de Neil Gaiman (grande mestre das HQS) e de lá pra cá a situação só melhorou, culminando em novas obras suas e também lançamentos e relançamentos de outro “cânone” da Nona Arte: Alan Moore, que além de marcar presença com seus antigos contos (da antologia da revista inglesa "2000 A.D."). mensalmente na revista “Juiz Dreed Megazine” (Mythos Editora), terá obras inéditas e grandes relançamentos de obras que marcaram época.

Entre os lançamentos temos a inédita (e pouco conhecida por aqui) “Fashion Beast” – A Besta da Moda (Panini Comics) escrita no início dos anos 80 em parceria com o Malcom McLaren (empresário do "Sex Pistols")  para o roteiro de um filme. A HQ foi publicada pela Avatar em 2013 e a adaptação do roteiro ficou a cargo de Antony Johnston com arte de Facundo Percio. O prefácio é assinado pelo próprio Moore, o volume (que compila as 10 edições originais da série) conta a história de Doll, uma recém-demitida funcionária de chapelaria que se torna modelo da grife "Celestine" e acaba se envolvendo em uma trama que expõe ao leitor todo o lado podre por trás da indústria da moda e da própria humanidade.

Edição anterior do pantanoso:
Pixel lançou apenas o 1º Volume 
Voltando ainda mais no tempo, a Panini promete trazer esse ano aos leitores brasileiros a aguardada (e suplicada) fase de Moore à frente das histórias do "Monstro do Pântano", iniciada no, hoje distante ano de 1985 e plantando as sementes do que viria a ser a Vertigo (selo "adulto" da DC Comics) e nunca mais republicada completa e de forma decente no Brasil. Resta saber se a editora aprendeu com seus erros passados ("ZDM" e "Transmetropolitan") e de outras editoras (o próprio "Monstro do Pântano" e "Os Invisíveis" que publicou apenas o primeiro volume de cada) e vai lançar em um formato que una preço e qualidade, possibilitando sua conclusão no país em um intervalo de tempo justo (pelo menos não absurdo) entre um volume e outro.

"V de Vingança" e "Batman – A Piada Mortal" são obras do autor que desde sua primeira publicação (republicação, no caso da segunda) pela editora no Brasil (já há alguns bons três anos) praticamente nunca mais saíram de catálogo, sendo sempre reimpressas. Uma dívida que a editora ainda tem com os leitores é o lançamento da edição definitiva de "V de Vingança", que sequer foi prometida.

O autor merece esse tratamento devido à grande importância, que juntamente com Gaiman e outros teve para a evolução das histórias em quadrinhos, conseguindo sair de um nicho nerd, evoluindo para discussões muito mais profundas sobre a condição humana, se tornando por si só obras de qualidade e que merecem ser lidas e revisitadas sempre. É outro que em breve deve pintar por aqui pela Taverna com artigos especiais apresentando a quem ainda não conhece seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você curtiu o blog ou este artigo, ou mesmo quer deixar alguma mensagem crítica no sentido de tornar esse espaço mais aconchegante e de melhor leitura, deixe seu comentário. Ele é muito importante como incentivo desse trabalho continuar. Os comentários serão moderados antes de sua publicação. A intenção é evitar discussões pessoais entre nossos leitores. Aguardo seu comentário.